As férias de julho estão chegando! Aproveitando a folga que os pequenos têm da escola, muitos pais aproveitam para levá-los em viagens.
Como todas as outras coisas, viajar com filhos é mais complexo do que viajar sozinho ou apenas entre adultos. Uma das principais dúvidas é quanto à bagagem: o que levar? Quando arrumar? A partir de qual idade as crianças podem arrumar as próprias malas?
Confira as dicas que a Cavezzale te oferece para que o passeio seja agradável para toda a família. Boa viagem!
Bebês sujam muitas roupas! Não é à toa que pais e mães sempre saem de casa levando algumas peças extras.
Na hora de viajar, isto não é diferente: separe algumas mudas de roupa por dia para seu pequeno. Você pode levá-las em um compartimento separado, em uma mala de viagem pequena, ou junto com os pertences dos pais, juntando tudo em uma mala de viagem grande.
A exceção são aqueles itens que pais e mães conhecem bem: lenços umedecidos, chupeta, mamadeira, fraldas e pequenos brinquedos devem ser levados em uma frasqueira de viagem ou em uma bolsa de mão para viagem. Nunca se sabe quando você precisará deles!
Além disso, não de esqueça de um protetor solar potente e de um repelente aprovado para o uso em bebês. A pele dos pequenos é muito mais sensível, uma queimadura solar ou uma picada de inseto pode atrapalhar seu passeio!
Por fim, antes mesmo de comprar a passagem, não se esqueça de conferir com o pediatra e com a companhia aérea se seu filho ou filha está liberado para viajar. Por mais que as companhias aéreas exijam apenas que o bebê tenha no mínimo alguns dias de idade, alguns pediatras liberam a viagem apenas após os três meses.
Se lugares visitados regularmente já despertam a curiosidade das crianças, imagine um local que ela nunca visitou!
Isto significa que seu filho ou filha irá, provavelmente, sujar muitas roupas. Elas vão querer explorar todos os cantos do destino!
Assim, ao arrumar as malas, é importante incluir uma bolsa de mão para viagem na lista de itens a levar. Quando você deixar o hotel, use-a para levar algumas mudas de roupa consigo como prevenção.
Durante os deslocamentos, sejam eles de avião, carro ou ônibus, encha esta bolsa com itens para manter a criança entretida até o destino final. Livros, tablet, revistas, pequenos brinquedos… Vale tudo para evitar o “já estamos chegando?”.
Dica: a arrumação pode ser um momento de aprendizado: ajude seu filho ou filha a separar, combinar a e arrumar as peças. Tente transformar a tarefa em algo divertido, que interesse a criança.
Adolescentes já são bem mais autônomos que as crianças maiores. Consequentemente, já estão aptos a arrumarem a sua própria bagagem. Como prezam pela privacidade e independência dos pais, dê a seu filho ou filha uma mala de viagem pequena, para que ele se organize. Em viagens mais curtas, de fim de semana, uma bolsa de mão para viagem é mais que suficiente.
Ainda assim, vale a pena supervisionar a quantidade de coisas que seu adolescente está levando na mala. Apenas cheque se as roupas são apropriadas para o clima do destino e, caso vá comparecer a algum evento, à ocasião.