CATEGORIAS

Como escolher a melhor mochila escolar para seu filho

Na época que antecede a volta às aulas, pais e mães se veem às voltas com a compra do material escolar. Quase sempre, um dos itens da lista é a mochila escolar, com a qual a criança carregará seus materiais diariamente. Para crianças e adolescentes, geralmente o que mais importa é o modelo, cor e estampa.

Contudo, é importante escolher a melhor mochila escolar para a saúde de seu filho. Os números mostram que este item corriqueiro pode ter sérias consequências na saúde dos pequenos. 75% das crianças europeias tem algum problema na coluna, enquanto que um estudo da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), realizado no Sergipe, mostrou que 30% das crianças observadas tinham algum desvio postural importante e 77,5% delas se queixava de dor nas costas.

Confira estas dicas importantíssimas e garanta a melhor mochila escolar para o seu filho!

 

como escolher a melhor mochila escolar

Modelos mal projetados e excesso de peso transformam mochila escolar em vilã da saúde das crianças.

Como escolher uma mochila escolar

Existem dois tipos principais: a mochila escolar com rodinhas e a transportada nas costas. Em ambos os casos, é essencial que você leve a criança que vai usá-la junto na hora da compra: a peça deve ser, acima de tudo, confortável.

No caso da mochila escolar de costas, as alças devem ser grossas, acolchoadas e ajustáveis, para que estejam de acordo com a altura da criança. A alça na cintura também é muito útil, pois não apenas evita a oscilação da peça, mas também contribui para repartir o peso entre os ombros e a zona lombar. A bolsa nunca deve estar abaixo das costas: o ideal é que a parte de cima esteja na altura dos ombros e, a debaixo, nos quadris.

Por mais que a mochila escolar com rodinhas não seja levada nas costas, ela também merece cuidados especiais. O modelo ideal é o que tem a alça ajustável, para que esteja de acordo com a altura da criança. O ideal é que ela arraste a peça com o braço esticado, e nunca por longas distâncias.

Por fim, na hora da compra, preste atenção ao peso: a peça vazia não deve pesar mais de meio quilo.

Como arrumar a mochila escolar

É importante que os pais estejam atentos ao peso da mochila escolar dos filhos. Tanto a carga do modelo com rodinhas quando a de costas não devem ultrapassar 10% do peso da criança.

No caso da mochila escolar de costas, o ideal é nunca carregá-la em um ombro só. Além disso, os materiais mais pesados devem ser colocados na vertical e mais próximos às costas da criança.

Já os alunos que optam pela mochila escolar com rodinhas devem alternar os braços usados para carregar. O limite de peso é o mesmo a ser respeitado no caso da bolsa de costas.

Em ambos os casos, verifique se os materiais que estão na mochila escolar serão realmente usados. Os que não forem devem ser retirados. Lembre-se: quanto mais leve, melhor, pois o excesso de peso na mochila pode causar dor de cabeça, arredondamento dos ombros e dores no pescoço, costas e braços.

POSTS RELACIONADOS

  • Tênis de tecido

    Tênis de tecido: você já conhece essa tendência?

    leia mais
  • Dicas para viajar com crianças

    leia mais
  • Tênis Flatform

    Como usar Calçados Flatform?

    leia mais