CATEGORIAS

Como melhorar a alimentação do seu filho?

A alimentação saudável infantil é um problema em sua casa? Saiba que é possível melhorá-la com algumas dicas e truques básicos. Além disso, há pequenas mudanças nos hábitos que podem ser alterados aos poucos, como é o caso da lancheira infantil.

alimentação-saudável-infantil

É importante consumir alimentos saudáveis para garantir disposição e energia para as brincadeiras e também os estudos. Isso também evita doenças sérias que estão cada vez mais atingindo crianças, como diabetes e a obesidade. Quer saber como fazer seu filho comer bem? Veja as dicas abaixo!

1 – Alimentação saudável começa em casa

Crianças aprendem principalmente por imitação. Ou seja, elas vão repetir aquilo que os pais fazem, falam e comem. Para que ela coma toda a salada, você também terá que comê-la. O prato da criança sempre deve ser o mesmo dos pais.

Uma das maiores reclamações dos pais, é que os filhos comem muitos industrializados e açúcares. Mas a questão é: eles comem porque tem esses itens disponíveis. Experimente substituir o chocolate por uma fruta de sobremesa. Ao invés de encher o armário com salgadinhos, biscoitos e outros quitutes, encha a fruteira e a geladeira com frutas e outros alimentos saudáveis.

Outro ponto importante é sobre a lista de compras. Risque os alimentos industrializados e cheios de açúcares, para incluir os integrais, grãos e frutas. Isso fará grande diferença!

2 – Substituições saudáveis

A lancheira escolar geralmente é um lanchinho rápido, mas isso não quer dizer que pode ser qualquer coisa! Ela pode ser gostosa e bem saudável. É comum, devido a falta de tempo dos pais, mandar bolinhos industrializados, sucos, achocolatados ou refrigerantes e outros itens comprados em supermercados.

Todos esses itens podem ser substituídos por alimentos saudáveis. Os bolinhos industrializados podem ser substituídos por bolos caseiros, integrais ou não. O suco de caixinha por um suco natural, água de coco ou até mesmo a própria água bem geladinha. As frutas podem ser enviadas sem medo!

Outra alternativa de um lanchinho saudável e bem gostoso é o lanche natural, feito com queijo, alface, tomatinhos, requeijão e um pão integral. É claro que esses ingredientes podem ser alterados de acordo com o gosto da criança.

O ideal, para garantir uma lanche bem gostoso, é que seja enviado em uma lancheira térmica. Há vários kits de mochila infantil com lancheira que são ótimos para enviar para a escola.

3 – Programe-se e faça um cardápio

Acredite se quiser, mas essa parte é a mais fácil e mais importante para garantir uma alimentação saudável na lancheiro do seu filho. Afinal, sem um planejamento é natural acabar recorrendo aos lanchinhos de padaria ou industrializados.

Na hora de fazer a compra da semana, considere tudo o que precisará para a lancheira do seu filho. E, não pense que será trabalhoso demais, pois vale a pena montar um lanche com todo o carinho para as crianças.

Frutas grandes, como melão e melancia, podem ser armazenadas picadas em potes bem fechados por 2 ou 3 dias. Caso contrário, pode deixá-las com a casca enroladas com papel filme.

A banana é uma fruta curinga! É só colocar na lancheira e na hora do intervalo, seu filho descasca e come. Sem sujeiras e muito gostosa. Além disso, a banana pode ser usada em várias receitas e, quando bem madurinha, substitui até mesmo o açúcar de bolos.

Maçã e pêra também são ótimas frutas para lancheira. Assim como a uva. Após a compra, faça a higienização delas e, para a lancheira você pode protegê-las com papel filme e mandar inteira.

Um bolo, quando bem armazenado, pode durar cerca de 3 ou 4 dias. Você pode fazer uma assadeira e separar os pedaços em papel alumínio ou em potinhos próprios para lancheiras. O bolo pode ser o tradicional ou integral.

Outras dicas bem legais é colocar tomatinhos com queijo branco picados, formando deliciosos espetinhos. O próprio lanche natural com pão de forma pode ser usado.

Higienização das frutas

Para higienizar frutas, verduras e legumes, misture 1 colher de água sanitária para cada 1 litro de água. Coloque os alimentos nessa água e deixe por 10 minutos. Em seguida, enxague muito bem em água corrente, seque e armazene.

Receita de bolo de banana integral

Essa receita é ótima e, quando armazenada em geladeira, pode durar entre 3 ou 4 dias. Bata no liquidificador:

  • 4 bananas bem madura (é responsável pelo docinho da receita);
  • 4 ovos inteiros;
  • ½ xícara de óleo ou leite.

Em seguida, mistura com:

  • 2 xícaras de aveia (pode ser em flocos grossos, finos ou a farinha de aveia), pode ser substituído por farinha de trigo integral;
  • 1 xícara de uva passa (é opcional, mas ajuda a adoçar);
  • 2 colheres de sopa de fermento;
  • Canela em pó a gosto.

Asse em forno pré-aquecido em 180º. Cada forno tem o seu tempo, portanto faça o teste do palito.

POSTS RELACIONADOS

  • Milão

    Milão: locais imperdíveis e informações úteis para viajantes!

    leia mais
  • europa central

    Europa Central: dicas de viagem

    leia mais
  • extravio-de-bagagem

    Seguro bagagem: como contratar e o que fazer no caso de extravio da sua mala!

    leia mais