CATEGORIAS

Couro legítimo x couro sintético: o que vale mais a pena?

|

O couro é um dos materiais que definitivamente nunca sai de linha. Ele já é comercializado, em nosso país, há muitas décadas e para diferentes ramos industriais como decoração, automotivo e, principalmente na moda, sendo utilizado na produção, por exemplo, de bolsas, mochilas e sapatos.

O couro legítimo sempre foi sinônimo de modernidade e elegância, e até hoje é considerado um material nobre. Todas essas características impulsionaram a popularidade desse item por todo o mundo, mas não apenas isso, as vantagens do couro legítimo são inúmeras fazendo valer a pena a sua aquisição.

imagem comparação couro legitimo e couro sintético

Com o passar do tempo, réplicas do couro começaram a ser produzidas e comercializadas, conhecidas como couro sintético, um material que imita as características da aparência do couro legítimo. 

Não há problemas em vender e comprar produtos em couro sintético, desde que ele não seja comercializado com o nome de couro legítimo. Inclusive, no Brasil existe uma legislação que diz sobre essa nomenclatura. 

Diferenças e características do couro legítimo e couro sintético

Hoje vamos te mostrar as principais características desses dois materiais, e entender qual deles pode ser ideal para você.

Material

O couro legítimo também é conhecido como couro verdadeiro ou couro natural, e sua principal diferença é que ele é produzido a partir de origem animal. No Brasil os animais mais comuns utilizados na produção do couro, após o abate, são os bois e as vacas, mas há países que utilizam também porcos, cabras e ovelhas.

Já o couro sintético é produzido por meio de diversos materiais como a borracha, plástico e petróleo. Seu revestimento interno é produzido com nylon e algodão.

Aparência

O aspecto físico das bolsas de couro legítimo, sapatos de couro ou qualquer produto feito de couro verdadeiro, possuem maior rugosidade, são ásperos, e os poros mais visíveis, os poros são as marcas sobre o material, mas ainda assim é mais macio quando se toca. 

As características do couro sintético na sua aparência, são mais distintas. Produtos em couro sintético são mais lisos e homogêneos, a peça terá um aspecto plastificado com certo brilho. 

Cheiro

Assim como livros e carros novos, produtos feitos de couro verdadeiro, como uma mochila de couro legítimo, também possuem um cheiro predominante e marcante que dura no produto, o couro sintético não possui esse cheiro. Essa característica é uma das grandes distinções entre as peças ditas de couro.

Impermeabilidade

O couro legítimo, diferentemente do couro sintético, garante impermeabilidade contra líquidos, isso faz com que o produto não danifique ou manche se for exposto à chuva, ou ao derramamento de bebidas. O couro sintético não possui essa característica.

As diferenças desses dois tecidos são diversas, mas saber o que é ideal para você e suas necessidades é fundamental. Se você procura por produtos mais resistentes, duráveis e considerados como parte da moda, itens em couro legítimo vão atender as suas expectativas. Mas se você está à procura de itens com valores mais acessíveis e não se importa muito com padrões de estilo, produtos em couro sintético são ideais para as suas necessidades.

– Leia também:
>>> Artigos de Couro: como limpar?

Benefícios do couro legítimo 

Como já citamos anteriormente, são muitas as vantagens do couro legítimo, e você poderá conferir algumas delas continuando a leitura. Esses benefícios foram responsáveis por consolidar o sucesso dos produtos feitos com couro verdadeiro, além disso eles puderam assegurar a qualidade desse tecido, garantindo que vale a pena seu custo-benefício.

Além disso, a escolha de uma empresa que comercializa produtos de couro verdadeiro com alta qualidade, também faz toda a diferença. A Cavezzale é uma empresa consolidada nesse mercado, ela oferece itens e acessórios de moda em couro legítimo como: bolsas de couro, mochilas, pastas executivas, nécessaires, porta moedas e diversos outros acessórios, com couro de muita qualidade, durável e com o estilo que você procura.  

Bolsas de Couro

Durabilidade

Essa é uma das maiores vantagens do couro legítimo, se não a maior. A durabilidade é um motivo muito utilizado pelas pessoas quando desejam adquirir qualquer produto de couro natural. Pois ele é um tecido capaz de perdurar por décadas, sem descascar ou mofar, não necessitando de muitos cuidados para se manterem novos com o passar do tempo.

Além desse tecido ser impermeável e até muito difícil de ser perfurado por objetos cortantes, ele também é resistente contra o fogo. Diversos testes já comprovaram a resistência de produtos de couro legítimo contra chamas, diferentemente do couro sintético. O couro verdadeiro não pega fogo com facilidade, mas o sintético sim, em pouquíssimos segundos ao ser exposto ao fogo, as chamas rapidamente se espalham pelo tecido.

Estilo

O estilo é outra grande vantagem dos produtos em couro legítimo. Produtos produzidos com este tecido sempre foram associados à moda, charme, refinamento e bom gosto, e permanece assim até hoje. Quem tem itens de couro não precisa se preocupar com a época que devem ser usados, porque este é um tecido que sempre esteve em alta. 

As bolsas de couro legítimo feminina, por exemplo, fazem parte dos padrões de itens de moda da mulher há muito tempo, conferindo tons de modernidade e requinte ao look de trabalho, festa, encontros ou qualquer outro.

Limpeza

imagem de uma pessoa limpando umam bolsa de couro

Você não precisa utilizar produtos químicos para limpar seus itens de couro legítimo, ao fazer isso você pode danificar o couro. Um pano umedecido com água já é suficiente para limpar as peças e garantir a sua higienização.

Todos esses benefícios e muitos outros podem ser encontrados em produtos de couro legítimo na Cavezzale, como: mochila de couro legítimo, ideais para serem utilizadas no trabalho e faculdade, pois garantem a segurança dos seus pertences, além de se manterem resistentes com o passar do tempo, independente da quantidade de itens que você carregar. 

Porta documentos de couro são perfeitos para levar seus cartões, notas e moedas para qualquer lugar com estilo, até mesmo nesse pequeno item. As nécessaires de couro legítimo são muito utilizadas pelas mulheres, que sempre carregam maquiagens e outros pertences nessas pequenas bolsas. O couro garante que a nécessaire não rasgue, manche ou se molhe. 

Adquira bolsa em couro legítimo, e outros itens de couro na Cavezzale, um negócio de sucesso que entrega produtos de qualidade e com o estilo que você procura.

– Leia também:
>>> Calçados de couro legítimo: descubra as vantagens desses produtos!
>>> Bolsa de couro: descubra porque ter uma!

POSTS RELACIONADOS

  • 5 destinos turísticos para o dia das crianças que os pequenos vão adorar!

    leia mais
  • pessoa lendo um livro em um local calmo

    Turismo em tempos de pandemia: tudo o que você precisa saber!

    leia mais
  • Amigo secreto

    5 Dicas de presente para o Amigo Secreto

    leia mais
Open chat
Estamos online!