CATEGORIAS

Dicas para viajar com crianças

| |

Fazer uma viagem com crianças sempre gera dúvidas nos pais: afinal, o que levar? Quais cuidados são obrigatórios? E o hotel, como funciona quando o hóspede é criança?

dicas para viajar com crianças

Os questionamentos são muitos, mas saiba que é possível se precaver e evitar contratempos nessa situação. O segredo para isso é investir em dicas sobre como viajar com crianças. Confira, aqui, as principais e se organize!

Principais dicas para viajar com crianças

Não exagere nas malas

A primeira ideia é levar tudo que a criança usa e outras coisas extras (vai que precisa, não é?), mas não exagere nas malas, porque pode ser um verdadeiro tormento ter de empurrá-las e ainda carregar seu pequeno.

O melhor jeito é viajar leve. Compre uma mala com bom espaço interno e separe o essencial. Se der, coloque algo a mais, como roupa ou fralda. Lembre-se sempre que se tudo o que estiver levando acabar, dá para comprar no destino final.

Leve comidas da criança

Ter consigo as comidas da criança faz a diferença, especialmente em trajetos mais longos. No caso de voos, geralmente é permitido levar leite materno e papinhas na mala de mão. Verifique o regulamento do aeroporto e da companhia aérea para saber como é o transporte.

Escolha bem a hospedagem

Há duas opções: hotel ou aluguel de temporada. A melhor dependerá de seu perfil, mas vale lembrar que o hotel tem algumas vantagens, como serviço de quarto e, em alguns casos, babá.

Antes de fechar negócio, verifique se o local tem elevador (o que facilita bastante o transporte) e se há flexibilidade quanto aos serviços, como concessão de berço ou cama infantil.

Pesquise sobre o destino

Ao pesquisar previamente o destino é possível ter respostas para as principais dúvidas sobre como é viajar com crianças. Verifique se visto e vacinas são obrigatórios, se é possível levar remédios, o que é liberado fazer em público (amamentar, por exemplo), entre outros.

Fazer uma viagem com crianças sempre gera dúvidas nos pais: afinal, o que levar? Quais cuidados são obrigatórios? E o hotel, como funciona quando o hóspede é criança?

Os questionamentos são muitos, é possível se precaver e evitar contratempos nessa situação. O segredo para isso é investir em dicas para viajar com crianças. Confira, aqui, as principais e se organize!

Principais dicas para viajar com crianças

Viajar com as crianças se torna uma tarefa um pouco mais simples e menos complicada quando se segue algumas dicas especiais. A seguir, listamos as principais para lhe auxiliar:

Tenha um planejamento

Pode parecer algo dispensável, mas não é, ter um planejamento faz toda a diferença porque você saberá exatamente o que fazer durante a viagem.

Mas, como fazer esse planejamento? Ele deve começar desde a escolha da passagem (se for viajar com crianças de avião ou ônibus), dando preferência para áreas com maior espaço. Essa dica é ainda mais especial se viajar com bebês!

Também verifique se o hotel possui instalações apropriadas para receber uma criança, como camas ou berços. Escolha destinos com boa estrutura comercial e de saúde, considerando que talvez precise comprar itens em farmácias, supermercados ou necessite de uma consulta médica de urgência.

Se possível, liste os passeios que deseja fazer, mas não tente segui-los rigorosamente, afinal, nem sempre dá para prever o que acontecerá na viagem, ainda mais quando é feita com uma criança, que normalmente exige cuidados específicos.

Evite longos deslocamentos

Vai viajar para outro estado ou país? Então, evite longos deslocamentos. Esta dica é válida tanto para quem vai viajar de carro com crianças como de avião.

O motivo disso é simples: se a viagem é muito longa ou com várias escalas é cansativa para adultos, imagine para uma criança! Certamente ela vai querer parar para comer, ir ao banheiro e fazer outras coisas. 

Se não conseguir realizar tudo isso, a criança pode se irritar. É justamente aí que está a receita para o desastre, com todo mundo ficando nervoso! Evite esses contratempos reduzindo ao máximo o tempo de viagem.

– Leia também:
>>> Para onde viajar no pós-pandemia? Confira esses destinos!

Não exagere nas malas

A primeira ideia é levar tudo que a criança usa e outras coisas extras (vai que precisa de algo, não é?). Mas não exagere nas malas, porque pode ser um verdadeiro tormento ter de empurrá-las e ainda carregar seu pequeno ao mesmo tempo.

O melhor jeito é viajar leve, carregando somente o que é mais importante para a criança. Compre uma mala com bom espaço interno e separe o essencial. Se der, coloque algo a mais, como roupas, fraldas extras ou um brinquedo preferido. 

Lembre-se sempre que se tudo o que estiver levando acabar durante a viagem, dá para comprar e fazer a reposição no destino final. Por isso, não tente levar fraldas para todos os dias de viagem, porque isso pode pesar na sua bagagem, ocupando todo o espaço de sua mala.

Leve comidas da criança

Ter consigo as comidas da criança faz a diferença, especialmente em trajetos que duram algumas horas. No caso de voos, geralmente é permitido levar leite materno e papinhas na mala de mão. 

Para evitar que os alimentos sejam jogados fora antes de embarcar, verifique o regulamento do aeroporto e da companhia aérea para saber como fazer o transporte desses itens.

Garanta muito mais praticidade no transporte e consumo levando alimentos que não exigem o uso de talheres para consumo, como pequenos lanches.

Escolha bem a hospedagem

Há duas opções principais de hospedagem: hotel ou aluguel de temporada. A melhor dependerá de seu perfil, mas vale lembrar que o hotel tem algumas vantagens, como serviço de quarto e, em alguns casos, babá.

Antes de fechar a hospedagem, verifique se o local tem elevador (o que facilita bastante o transporte de malas e subida aos quartos com a criança) e se há flexibilidade quanto aos serviços, como concessão de berço ou cama infantil.

Escolha o destino ideal

Não sabe para onde viajar com crianças? A dica para escolher o destino perfeito é considerar o estilo de viagem que deseja fazer, seja para descanso ou lazer.

Independente do estilo da viagem, é muito importante que o local tenha estrutura adequada para receber crianças. Por exemplo, uma viagem para o Deserto do Atacama pode não ser tão interessante quando o bebê vai junto, porque pode ser que o local não ofereça estrutura de serviços e comercial que a criança precisa.

Mas, de modo geral, locais com praias e áreas verdes seguras (praças, por exemplo), parques e grandes cidades são destinos para viajar com crianças perfeitas.

Pesquise sobre o destino

Ao pesquisar previamente o destino é possível ter respostas para as principais dúvidas sobre como viajar com crianças realmente é. 

Verifique se visto e vacinas são obrigatórios, se é possível levar remédios, o que é liberado fazer em público (amamentar, por exemplo), entre outros.

Dessa forma, você conseguirá saber de antemão se precisa seguir alguma regra específica, podendo agir preventivamente para evitar contratempos que podem atrapalhar o bom andamento da sua viagem.

Contrate um seguro viagem

Não importa qual seja seu destino final, contrate um seguro viagem para si e à criança. Este é um cuidado que faz toda a diferença, pois é possível garantir cobertura de despesas médicas, se elas ocorrerem.

Vale lembrar que despesas médicas com consultas, atendimentos de urgência e emergência nem sempre têm preços acessíveis e isso pode pesar demais em seu orçamento de viagem.

Ao contratar o seguro dá para ter maior tranquilidade sobre esses gastos, além de garantir suporte especializado onde quer que esteja.

Prepare-se para lidar com imprevistos

Toda viagem é suscetível a imprevistos! Por isso, não saia de casa pensando que tudo acontecerá exatamente como planejou, porque pode ser que não seja bem assim.

Há, por exemplo, a possibilidade de ter um voo cancelado ou atrasado, uma mala extraviada, entre outros pequenos problemas. Se algo ocorrer e estiver viajando com mais um adulto, divida as tarefas: enquanto um distrai e cuida da criança, outro tenta resolver os problemas que surgirem.

Se a criança já tiver idade suficiente para entender o que acontece, tente explicar para ela o porquê da situação. Assim, reduz-se o risco de frustrações com a viagem.

Como montar a mala de viagem para crianças

Agora que você já conferiu quais são as dicas para viajar com crianças, é importante conferir como montar a mala delas. Curiosamente, a mala infantil perfeita varia de acordo com a idade da criança, mas existem alguns itens que são obrigatórios e que devem entrar no seu checklist.

Entre eles, destaque para as roupas, que devem ser escolhidas de acordo com a temperatura da região que visitará. Se for para um local quente, escolha peças de verão. Caso vá para um lugar frio, coloque roupas de inverno na mala. Essa mesma dica vale para os calçados e acessórios.

Outro cuidado que se deve ter é levar itens que são utilizados pela criança no dia a dia, como os de higiene. Caso haja espaço na mala, considere levar um brinquedo pequeno que a criança gosta muito.

Também inclua na mala medicamentos e itens de primeiros socorros. Leve repelente e protetor solar se for viajar para um local com insetos e se a criança for se expor mais ao sol.

Para não correr o risco de ter a mala aberta e os produtos jogados fora, principalmente se for viajar de avião, verifique as normas da empresa sobre transporte de produtos, procurando segui-las à risca.

Envolva as embalagens em plástico filme, sobretudo a de produtos líquidos. Dessa maneira, se vazarem durante a viagem há uma menor chance de molhar ou manchar roupas.

E não se esqueça dos documentos da criança, que não devem ir na mala, mas sim na bolsa de mão. Assim, eles ficam acessíveis e não se corre o risco de perdê-los no caso de extravio de mala.

Ainda não garantiu malas de viagem para seu próximo destino? Então, confira as opções da Cavezzale e compre online alternativas de excelente qualidade!

– Leia também:
>>>
Vai viajar? Confira dicas muito úteis para que sua viagem seja perfeita!
>>> Como otimizar o espaço da sua mala de viagem pequena

POSTS RELACIONADOS

  • europa central

    Europa Central: dicas de viagem

    leia mais
  • Milão

    Milão: locais imperdíveis e informações úteis para viajantes!

    leia mais
  • Logomania e a Nova Assinatura de Estilo Cavezzale

    leia mais
Open chat
Estamos online!