CATEGORIAS

Turismo em tempos de pandemia: tudo o que você precisa saber!

| | |

A pandemia de Covid-19 provocou alterações profundas em diversos setores econômicos. Um dos que mais sofreram impactos foi o turismo, com diversas empresas, principalmente as de micro e pequeno porte, fechando as portas definitivamente.

Para se ter uma ideia, em 2019 o setor de turismo no Brasil movimentou R$ 270,8 bilhões, chegando a empregar 3,4 milhões de pessoas. Em 2020, entre março e agosto, cerca de 50 mil empresas de turismo fecharam.

pessoa lendo um livro em um local calmo

De acordo com uma pesquisa da FGV (Fundação Getúlio Vargas), a estimativa é de prejuízo de aproximadamente R$ 160 bilhões entre 2020 e 2021, com fechamento de cerca de 1 milhão de postos de trabalho.

Mas, e agora? Curiosamente, surgiram novas oportunidades de turismo na pandemia. Aqui, falamos mais sobre elas e como você pode adotá-las de maneira segura, sem colocar em risco sua saúde. Confira!

Turismo na pandemia

Quem tem um negócio sabe que o mercado está constantemente sujeito a transformações, exigindo que empresas se adaptem a novas realidades para atender demandas de clientes.

Foi justamente isso que aconteceu com a pandemia. Antes, o turismo internacional era o objetivo de muitos nas férias, mas isso se tornou impossível com o fechamento de aeroportos e países para evitar a disseminação do vírus.

Por incrível que pareça, o turismo não parou no país, mas houve um movimento de olhar para dentro do Brasil e buscar cidades próximas de onde se mora, num raio de cerca de 300 quilômetros.

Esse tipo de turismo tem até um nome: staycation, que é traduzido por muitos como turismo de escape. Sua finalidade é justamente fugir do isolamento em sua própria casa para fazê-lo em outra, mas com uma estrutura maior.

É por isso que cresceu a busca por aluguel de casas em cidades próximas de centros urbanos, para as quais se pode ir de carro, sem necessidade de usar transporte coletivo em que se tem contato com outras pessoas.

As casas com jardim, piscina, churrasqueira e Wi-Fi foram as mais buscadas, porque possibilitam fazer múltiplas atividades, inclusive trabalhar, em um só ambiente. Além disso, casas isoladas em áreas verdes também fizeram e continuam fazendo sucesso.

O motivo disso é simples: possibilita viajar, mudar os ares, sem colocar a saúde em risco, com chance reduzida de contaminação pelo vírus Covid-19.

Como viajar com segurança na pandemia

Dá para viajar na pandemia adotando o staycation, mas nem por isso se deve deixar de lado medidas de segurança para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. Mas, o que você pode fazer, exatamente? Veja, a seguir, dicas para colocar em prática:

Sempre viaje com seu próprio carro

Ao viajar com seu próprio carro, você diminui a possibilidade de contato com outras pessoas e reduz a possibilidade de contágio por Covid-19. Mas, antes de viajar se certifique de que está tudo certo com o carro, para evitar problemas na estrada.

Alugue casa com estrutura que não possui diariamente

Casas com piscina, jardim, horta, churrasqueira, espaço para jogos, bem como sítios e chácaras, são excelentes alternativas, porque oferecem uma novidade em meio à mesmice do isolamento.

Se for ficar um período maior na casa, considere alugar uma com boa internet, para se manter conectado e conseguir trabalhar tranquilamente.

Leve alimentos

Pode ser que a região que você vá esteja em lockdown, trabalhando somente com serviços essenciais. Por isso, para evitar ficar sem comida é interessante levar alimentos.

Se não quiser cozinhar durante esses dias, há duas opções: levar tudo pronto e congelado ou ainda utilizar aplicativos de delivery para pedir comida em restaurantes. Mas, lembre-se sempre de usar máscara para receber seus pedidos!

Coloque roupa de cama e toalha na mala de viagem

Quem aluga casa já é obrigado a seguir um protocolo de higienização, mas é interessante e mais seguro utilizar sua própria roupa de cama e toalha, portanto, coloque-as em sua mala de viagem! Se preferir, leve seu próprio travesseiro.

Higienize

As casas de aluguel de temporada normalmente passam por limpezas entre troca de hóspedes, mas não custa nada desinfectar superfícies que são tocadas com frequência, como controle remoto e maçanetas. Utilize o álcool 70% para isso.

Não chame acompanhantes

Pode ser tentador chamar mais pessoas para lhe acompanhar nessa viagem, mas é importante manter o grupo reduzido a quem está fazendo isolamento com você.

Esse é um detalhe importante porque você não sabe com quem essas pessoas tiveram contato e se estão contaminadas, porém assintomáticas. Sem acompanhantes a possibilidade de contágio é reduzida.

Fique em casa

Você literalmente sai de sua casa para se isolar em outra. Mas, acredite, é mais seguro assim. A diferença é que você e sua família provavelmente terão outras atividades para fazer, o que é uma mudança na rotina nesse isolamento.

Se decidir sair, tome o cuidado mínimo de usar máscara facial e álcool 70%. Caso interaja com desconhecidos, mantenha-se numa distância mínima para diminuir a possibilidade de contaminação.

Malas para sua viagem

Decidiu alugar uma casa para viajar e mudar de ares na pandemia? Então, é importante garantir uma mala ou bolsas de viagem que possibilitem guardar tudo o que você precisa.

Neste caso, é interessante comprar mala com amplo espaço interno, caso não tenha uma com essa característica, principalmente se for ficar mais do que um fim de semana e levar roupas mais volumosas.

Dê preferência para as malas ou bolsas de viagem feitas com material reforçado e resistente a danos, porque esses acessórios durarão por mais tempo e poderão ser utilizados em outras ocasiões, sobretudo quando houver a retomada do turismo no Brasil.

Existem vários modelos de mala, como a ABS com rodinhas, que é resistente a impactos e fácil de ser transportada. Há desde versões grandes e com divisórias internas, até alternativas de malas de bordo, que são menores.

Você encontra modelos como esses e outros incríveis na Cavezzale, todos com excelente qualidade. A seleção de malas conta com modelos em ampla cartela de cores e das principais marcas do mercado.

Confira e aproveite para comprar malas de viagem online, de forma segura e receba os produtos em casa!

POSTS RELACIONADOS

  • aniversário mickey mouse

    Mickey Mouse: 90 anos do camundongo mais amado do mundo

    leia mais
  • extravio-de-bagagem

    Seguro bagagem: como contratar e o que fazer no caso de extravio da sua mala!

    leia mais
  • como montar mala para o carnaval

    Como montar sua mala para o Carnaval

    leia mais
Open chat
Estamos online!