CATEGORIAS

Viagem de fim de ano? Dicas para montar a mala só com o essencial

Confira dicas infalíveis para montar uma mala de viagem apenas com itens essenciais, levando menos peso.

| |

O fim de ano está chegando e as férias são um ótimo momento para descansar e conhecer novos lugares. E uma das etapas que não pode ser pulada, para tristeza de alguns, é a arrumação da mala de viagem!

Como nem sempre esse é o momento mais legal para os viajantes, para este post trouxemos algumas dicas de como arrumar mala de viagem apenas com o essencial e itens que podem te ajudar. Confira nossas orientações e aplique todas para montar uma bagagem enxuta e perfeita!

malas de viagem arrumadas

O que você vai precisar?

Ter às mãos dois itens essenciais vai tornar sua tarefa muito mais fácil. E quais são eles? Simples: malas para viagem e nécessaire! Ambos os acessórios estão disponíveis em tamanhos variados, o que possibilita encontrar modelos que atendam perfeitamente suas necessidades.

Caso não tenha onde levar seus itens pessoais, uma dica infalível é comprar kit mala viagem, que costuma vir com modelos em tamanho pequeno, médio e grande. Trata-se de uma alternativa interessante porque é possível garantir de uma só vez malas diferentes que te atenderão em diversas ocasiões, desde viagens curtas até outras longas.

Se seu orçamento for reduzido, uma dica que funciona muito bem é adquirir somente uma mala. Neste caso, para escolher o tamanho perfeito é só considerar o tipo de viagem que realizará.

Para viagens de poucos dias para lugares com temperatura amena ou quente, comprar mala de bordo costuma ser suficiente. Não é para menos, afinal, levará poucos itens e todos menos volumosos, conseguindo colocar tudo numa bagagem menor.

Agora, se for viajar por muitos dias ou se for para um lugar frio, a dica é comprar uma mala de viagem grande! Nessas situações, é comum que precise levar mais peças ou que leve roupas mais volumosas, como casacos e blusas de lã. Portanto, ocupam mais espaço na bagagem.

Sobre o nécessaire, recomenda-se que siga a mesma ideia. Quanto maior o número de itens que deseja levar, maior deve ser o acessório. No entanto, é preciso ter em mente que é importante montar um nécessaire reduzido, somente com itens essenciais, para evitar peso na mala e que pague excesso de bagagem.

Você consegue comprar kit nécessaire ou peças avulsas, de acordo com seu orçamento disponível ou necessidade para a viagem.

Leia também:

>>> Mala com rodinha 360: descubra tudo sobre esse item!

Dicas de como organizar sua mala de viagem

O lema principal para quem quer levar apenas o essencial, sem ficar carregando muitas malas de viagem por aí, é pesquisar o local de destino e entender o que será preciso para atender aos eventos que planejou ir, bem como o clima do local. Esses são passos básicos e, a partir deles, é possível pensar nos detalhes e ir separando as peças.

Mas dá para otimizar ainda mais sua mala! Para isso, você ainda pode seguir algumas dicas básicas. Confira quais são e adote todas para montar uma bagagem enxuta e que te atende perfeitamente durante toda a estadia:

1. Planeje sua viagem

O destino já está definido para a viagem de fim de ano? Então, faça um cronograma dia a dia com tudo o que planeja fazer e os lugares que vai conhecer. Assim fica mais fácil selecionar as roupas e acessórios que precisará usar nessas ocasiões.

2. Faça uma lista do que precisa levar

Anote tudo o que precisa levar, de acordo com o destino. Isso te ajuda a não esquecer de nada e a conferir se todos os itens escolhidos estão na mala. Dessa forma, não corre o risco de ficar sem algo importante ao chegar no local.

3. Seja conciso

A tentação para levar várias roupas e acessórios é grande, principalmente quando não se sabe se realmente precisará de um determinado item durante a viagem. 

No entanto, é essencial que seja conciso e não exagere na quantidade de itens. Assim, evitará pagar excesso de bagagem e ainda garantirá um espaço na mala para trazer compras e lembrancinhas.

Mas como ser conciso ao montar uma mala? Simples: Considere a quantidade de dias que ficará no lugar e locais que frequentará. Dessa forma, é mais fácil reduzir a quantidade de peças.

Tenha em mente que a parte debaixo do look suja menos do que a parte de cima, portanto, o ideal é que leve mais blusas e camisetas do que shorts e calças. Além disso, prefira peças que combinem entre si, como roupas em tons neutros, porque é mais fácil montar looks diferentes, fazendo sua mala render mais.

Outro detalhe importante: se for para um lugar frio, leve somente um casaco, principalmente se não for ficar muito tempo no lugar. Inclusive, você pode usar o casaco durante o trajeto, conseguindo poupar espaço na mala. Esta mesma dica vale para sapatos mais pesados, como as botas.

Vai viajar por muito tempo? Então, saiba que não há necessidade de levar um look para cada dia de viagem. O ideal é que foque em pouca quantidade de roupa, considerando o essencial para uma semana. No destino, você pode lavar as peças, deixando-as limpas e em bom estado para serem usadas mais vezes.

4. Escolha a mala certa

O seu destino também determina qual modelo de mala é ideal para levar suas coisas. Se você vai acampar, talvez uma mala de viagem pequena e menos estruturada seja o ideal. Vai ficar hospedado em um hotel? Uma mala de viagem grande e rígida pode ser o ideal para você.

Caso não saiba ao certo que tamanho de mala comprar, há uma dica que sempre ajuda: aposte em um modelo médio. O diferencial dele é que não é muito pequeno, nem muito grande, oferecendo um espaço ideal. Se na volta precisar de mais espaço, você pode comprar uma mala de viagem de mão, que tem medidas reduzidas e preço mais acessível.

imagem de mala de viagem com rodinhas vermelha
Foto: Cavezzale

5. Separe suas roupas por looks

Uma forma muito legal para levar apenas as roupas que você vai realmente usar é separar seus looks de acordo com seu planejamento. Monte as composições antes de sair de casa para saber se as peças que está levando combinam entre si. Vale até mesmo tirar foto para lembrar depois!

Isso também facilita muito na hora de se arrumar, sabendo como combinar roupas. É só tirar as peças da mala e se vestir, sem ficar pensando muito no look, o que pode fazer perder tempo.

6. Busque levar roupas que não amassam facilmente

Ao colocar roupas na mala, dê preferência para as que não amassam com facilidade. Afinal, nem sempre dá tempo de ficar passando roupas em uma viagem, principalmente dependendo do seu destino.

7. Leve roupas menos volumosas

Quanto menos volume as roupas fizerem na mala, melhor. Assim, você terá espaço para levar uma quantidade maior de peças ou para trazer compras. Se viajar para um lugar frio, também dá para levar roupas menos volumosas.

O segredo está em apostar em tecidos compactos que esquentam, como o cashmere. Também dá para investir em roupas com tecido tecnológico, que se caracteriza por não amassar e por manter a temperatura corporal regular.

Tudo o que for mais volumoso pode ir no seu look de aeroporto, o que lhe ajudará a poupar um espaço na mala, sem abrir mão de ter roupas e acessórios fundamentais.

8. Tenha um nécessaire com os itens de higiene e peças miúdas

Para que seus itens de higiene não fiquem jogados e vazem por toda a sua mala, ou que consiga encontrar itens pequenos com mais facilidade, é sempre bom ter um nécessaire para deixar tudo organizado. 

Trata-se de uma pequena bolsa que tem como finalidade organizar produtos pequenos e protegê-los, conseguindo encontrá-los rapidamente sempre que precisar. Isso ajuda a tornar sua mala mais otimizada e organizada para viajar.

Assim como no restante da mala, não se deve exagerar na quantidade de itens que vão no nécessaire. A dica é que leve somente o que realmente usa no dia a dia, como escova de dente, pente, produtos de higiene pessoal, desodorante, entre outros.

Se for levar maquiagem, opte por poucos produtos, aqueles que sempre usa ao se arrumar. Dê preferência para produtos de maquiagem compactos e amostras, pois ocupam menos espaço no nécessaire.

Vale lembrar que, dependendo do seu destino, você pode encontrar produtos de higiene pessoal, cosméticos e protetor solar em farmácias. Portanto, não exagere na quantidade, leve somente o básico para alguns dias de viagem.

E não se esqueça de colocar no nécessaire os remédios que usa com frequência e outros básicos para dor de cabeça e muscular, indigestão, antialérgico, entre outros. Assim, terá tudo o que precisa sempre às mãos.

Seguindo essas dicas não importa para onde for, você sempre vai levar apenas o essencial, sem se preocupar com peso extra nas malas! Ainda não garantiu as suas? 

A Cavezzale é especialista em malas de mão para viagem e outros modelos que têm a medida ideal para caber tudo o que você precisa. Além disso, conta com opções incríveis de nécessaire! Confira e escolha os seus favoritos!

Leia também:

>>> Dicas para viajar só com bagagem de mão
>>> Comprar mala de viagem online: confira como não errar na escolha

POSTS RELACIONADOS

  • Amigo secreto

    5 Dicas de presente para o Amigo Secreto

    leia mais
  • extravio-de-bagagem

    Seguro bagagem: como contratar e o que fazer no caso de extravio da sua mala!

    leia mais
  • como montar mala para o carnaval

    Como montar sua mala para o Carnaval

    leia mais
Open chat
Estamos online!