CATEGORIAS

5 destinos imperdíveis para você conhecer no estado do Paraná

|

As férias estão chegando? É um feriado prolongado? Ou quer apenas curtir o fim de semana em família? Independente do momento em que você chegou até esse post, vamos apresentar para você 5 opções de destinos turísticos imperdíveis se você pretende viajar pelo estado do Paraná.

É hora de tirar a mala de viagem do armário e partir rumo ao descanso!

Cataratas do Iguaçu – Foz do Iguaçu

cataratas-do-iguaçu

Um dos pontos turísticos mais conhecidos do estado do Paraná são as Cataratas do Iguaçu, localizadas na cidade de Foz do Iguaçu. Eleita uma das sete novas maravilhas da natureza, em eleição mundial realizada em 2011, as Cataratas são o terceiro destino turístico mais visitado do Brasil.

As cataratas são compostas por 275 quedas d’água que se formam numa extensão de quase três quilômetros. No Parque Nacional do Iguaçu há ainda uma riqueza imensa de fauna e flora. Outra opção que pode se somar ao seu roteiro é conhecer a grandiosa estrutura da usina hidrelétrica de Itaipu.

Quem visitar a cidade pode aproveitar para dar uma “esticadinha” em outros dois países, já que a cidade faz parte da tríplice fronteira (Brasil-Paraguai-Argentina). Do lado paraguaio está Ciudad del Este, com seu famoso comércio barateiro. Já em Puerto Iguazú, na Argentina, o turista encontra belas opções de restaurantes, vinhos e embutidos.

O recomendado é visitar Foz do Iguaçu com pelo menos 3 dias para turismo, ou seja, um feriado prolongado é uma excelente pedida para você arrumar as malas e viajar com a família ou amigos.

Curitiba, a capital do estado

jardim-botânico-curitiba

Diferente de outros grandes centros onde as metrópoles já não possuem atrativos turísticos variados, Curitiba, a capital do estado do Paraná, é uma cidade grande, mas que ainda preserva muitas opções de lazer e diversão para seus moradores e turistas.

São dezenas de parques, o centro histórico, museus, igrejas, opções gastronômicas, entre outros. Vale a pena para o turista de primeira viagem embarcar no ônibus especial da linha turismo para fazer um tour e conhecer os principais pontos da cidade… E depois voltar com calma naqueles que mais agradaram!

Por ser uma capital importante no contexto político e no mundo dos negócios, há voos diários partindo de vários locais do Brasil com destino a Curitiba.

Vila Velha – Ponta Grossa

vila-velha-ponta-grossa

O Parque Estadual de Vila Velha é um sítio geológico que está situado no município de Ponta Grossa, distante 100 quilômetros de Curitiba. Ou seja, para quem visita a capital paranaense, dar um pulo até Vila Velha é super fácil.

O parque é lindo e possui formações rochosas que lembram figuras geométricas, animais, etc. São aproximadamente 18 km² de área. Há diversas opções para o turista aproveitar, como a Trilha da Fortaleza (percurso de 16 quilômetros), Caminhada Noturna (percurso de 5 quilômetros e 4 horas de duração) e o Cicloturismo (percurso de 21 quilômetros).

É recomendado fazer contato com antecedência para agendar a visita e saber se o parque está aberto ao público. Mais informações podem ser obtidas no site da Prefeitura de Ponta Grossa: http://www.pontagrossa.pr.gov.br/parque-estadual-vila-velha

Cânion Guartelá – Tibagi.

cânion-guartelá-tibagi

Se você procura uma opção com espírito mais aventureiro, o Cânion Guartelá é uma ótima sugestão para fugir do turismo convencional. Ele é o maior Cânion do Brasil em extensão (e o sexto maior do mundo). A cidade de Tibagi, onde está o Parque Estadual do Guartelá, fica a pouco mais de 200 quilômetros de Curitiba.

São diversas opções de lazer, como caminhadas, pedaladas, banhos de cachoeira, raffting pelos rios Tibagi e Iapó, e rapel. Você escolhe a aventura de acordo com a sua coragem.

Ilha do Mel – litoral do estado

ilha-do-mel-litoral-paranaense

Procurando uma viagem para relaxar e curtir à beira mar? Pegue sua “barca para a Ilha do Mel”. É isso mesmo. Se você curte praia precisa conhecer essa famosa ilha do litoral paranaense. Turistas de todo o Brasil – e até muitos estrangeiros – desembarcam anualmente na Ilha do Mel.

São diversas opções de praias e vilarejos que atendem a todo tipo de público, desde quem procura por badalação, até os mais sossegados. Mas atenção: por ser uma ilha, há limitação no número de visitantes. É importante que você se atente para todos os detalhes antes de programar sua ida à Ilha do Mel. O site da cidade de Paranaguá (de quem a Ilha do Mel faz parte) traz algumas informações úteis: http://www.paranagua.pr.gov.br/conteudo/guia-turistico/ilha-do-mel

É hora de viajar. As malas já estão prontas?

Com essas 5 opções é difícil resistir e ficar em casa no fim de semana, feriado ou férias. Você pode curtir a vida com a família e amigos viajando pelo Brasil, no belíssimo estado do Paraná.

Ah, e antes de finalizar esse post, vamos deixar aqui um “bônus”, uma sexta opção que é muito indicada pelos paranaenses para quem vem de fora. Confira nesses posts especiais:

>> Conheça Morretes, uma cidade imperdível no litoral do Paraná

>>Opções de lazer em Morretes

POSTS RELACIONADOS

  • extravio-de-bagagem

    Seguro bagagem: como contratar e o que fazer no caso de extravio da sua mala!

    leia mais
  • viagem e saúde mental

    Viagem e Saúde Mental: como viajar pode ajudar seu cérebro?

    leia mais
  • viagem dos sonhos

    Como tornar a viagem dos sonhos uma realidade? Dicas práticas

    leia mais