CATEGORIAS

Aprenda como organizar sua mala de viagem

Confira dicas sobre como organizar a mala de viagem ideal para lhe acompanhar em seu próximo destino, sem se esquecer de itens importantes!

| |

Organizar mala de viagem é uma tarefa que pode parecer simples, mas exige cuidados para garantir que leve tudo o que precisará e que não pague um valor extra pelo excesso de bagagem.

Não sabe como organizar mala? Então, confira aqui dicas infalíveis que vão lhe ajudar nessa tarefa, conseguindo montar uma mala completa, eficiente e sem excessos. Acompanhe!

imagem de uma pessoa fazendo anotações e organizando mala para viajar

Mala despachada e mala de mão

Antes de conferir nossas dicas sobre como organizar malas, é importante saber que existem dois tipos: a despachada e a mala de viagem de bordo, também chamada de mala de mão.

A despachada é aquela transportada no compartimento de carga do avião. Ela é entregue no check-in e devolvida na chegada ao destino. Já a de mão é a que vai com você durante o voo.

Em ambos os casos, as malas devem ter medidas específicas, bem como um limite de peso. Se a mala de mão não cumprir as regras da companhia aérea, ela terá de ser despachada.

Passo a passo para organizar suas malas de viagem

A data de sua viagem já está chegando? Então, é bom já começar a pensar na mala com antecedência e montá-la, para não correr o risco de se esquecer do mais importante. 

Para lhe ajudar, preparamos um passo a passo com dicas para montar a mala de viagem perfeita. Confira e siga nossas orientações para não errar:

1. Escolha a mala ideal para lhe acompanhar

Um dos seus passos iniciais é escolher as malas de viagem ideais para lhe acompanhar. Mas como definir quais as melhores opções? Há alguns pontos que você deve considerar.

O primeiro deles é a qualidade! Não importa qual seja seu destino, sempre invista em uma mala de qualidade, pois ela tem maior vida útil e é mais resistente a danos. Portanto, não corre o risco de quebra durante a viagem, compensando a compra.

Existem diversos modelos de qualidade no mercado, como as malas rígidas que protegem itens contra choques, bem como as confeccionadas com tecido sintético, que são mais maleáveis. Escolha a que estiver de acordo com seu estilo e orçamento.

Além disso, também é importante considerar o tipo e tempo de viagem que fará. Se for uma grande, com a família ou crianças, o ideal é que tenha uma mala de viagem grande, para garantir mais espaço para transporte de itens.

A versão grande também é uma aliada quando a viagem é para lugares frios, pois as roupas de inverno são mais volumosas e você precisará de mais espaço para conseguir armazená-las.

Agora, se sua viagem for curta, de poucos dias, ou para um lugar quente, uma mala de viagem pequena ou média costuma ser suficiente. O motivo é simples: como você não ficará muitos dias, não há necessidade de levar seu guarda-roupa inteiro. Se seu destino for quente, as roupas de verão são menos volumosas

2. Monte uma checklist

A checklist é essencial para anotar tudo o que precisa levar consigo, sem se esquecer de nada. Assim, terá muito mais praticidade para organizar sua bagagem. 

Você pode tanto fazer essa lista no papel, como em aplicativos gratuitos que baixa na loja de apps de seu smartphone. O ideal é escolher a alternativa que seja mais prática para você.

Mas como montar a checklist? É simples, basta considerar seu destino e o que você precisará. Por exemplo, suponha que vá para um país com neve. Não faz sentido levar um biquíni, não é mesmo?

Além de colocar na checklist peças como roupas, sapatos e acessórios, não se esqueça dos itens de higiene pessoal, maquiagens e remédios.

Leia também:
>>> Dicas para viajar só com bagagem de mão

3. Não exagere na quantidade de itens na mala

A tentação para levar vários itens é grande, afinal, nunca se sabe o que você vai precisar. No entanto, resista! Assim, conseguirá reduzir o peso da mala, evitando pagar excesso de bagagem.

O ideal é que considere a quantidade de dias que ficará no destino e o que fará no lugar. Leve mais itens da parte de cima do look do que da parte de baixo. Na prática, isso significa levar mais blusas e camisetas, porque elas sujam com maior facilidade.

No entanto, somente uma blusa ou camiseta por dia é suficiente. Assim, evita-se ocupar todo o espaço de sua mala somente com essas peças. Além disso, se for participar de alguma festa ou ocasião especial, separe um look específico para esse dia.

Se sua viagem for longa, não há necessidade de levar peças para cada um dos dias. Lembre-se que no seu destino existe a possibilidade de usar lavanderias para deixar suas peças sempre cheirosas e limpas. Desse modo, evita-se levar uma mala pesada e ainda sobra espaço para lembrancinhas e compras.

imagem de Mala de Viagem Pequena Cavezzale Monte Carlo Preto
Foto: Cavezzale

4. Monte os looks antes de colocá-los na mala

Outra dica infalível é montar os looks antes de colocá-los na mala. Assim, saberá quais peças combinam entre si, já tendo uma ideia dos looks que usará na viagem.

Dê preferência para roupas que você está usando mais no momento, porque o risco de se arrepender de não ter algo na mala é menor. Ao organizar sua mala, coloque as peças do look já juntas, para encontrá-las rapidamente.

5. Utilize técnicas de aproveitamento de espaço

Existem diversas técnicas que possibilitam aproveitar melhor o espaço da mala! Entre elas, está fazer rolinhos com as roupas ou dobrá-las em triângulos. Sempre que possível, encaixe itens uns nos outros, como meias em sapatos.

Aproveite todos os compartimentos de sua mala, para conseguir organizar e guardar mais itens. Além disso, transfira produtos de higiene e perfumes para embalagens menores ou leve amostras.

6. Tenha uma mala de bordo

A mala de bordo é importante, porque possibilita levar uma muda de roupa consigo, bem como produtos de higiene pessoal e itens de alto valor, como eletrônicos e joias. Assim, é possível evitar problemas se a mala despachada for extraviada.

Não possui essa bagagem? Dá para comprar mala de bordo, bem como malas de outros tamanhos, na Cavezzale! Confira nossa seleção e aproveite para garantir modelos de alta qualidade e excelente custo-benefício para sua próxima viagem!

Leia também:
>>> Dicas para arrumar o nécessaire para viagem
>>> Comprar mala de viagem online: confira como não errar na escolha

POSTS RELACIONADOS

  • Tênis Flatform

    Como usar Calçados Flatform?

    leia mais
  • viagem e saúde mental

    Viagem e Saúde Mental: como viajar pode ajudar seu cérebro?

    leia mais
  • aniversário mickey mouse

    Mickey Mouse: 90 anos do camundongo mais amado do mundo

    leia mais
Open chat
Estamos online!