CATEGORIAS

Excesso de Bagagem: como evitar

| | |
excesso-de-bagagem-destaque

Viajar é um daqueles momentos a parte na rotina (ou nem tanto), mas que exige cuidados na hora de arrumar a bagagem a ser levada com você. Independente da sua familiaridade com os destinos e a frequência das viagens feitas, existem regras a serem seguidas e que, na maior parte das vezes, variam de companhia para companhia. Com as novas regras da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), elas ficaram ainda mais livres para cobrar as taxas por excesso de bagagem.

Para evitar surpresas na hora de fazer o check-in e ter que desembolsar um pouco a mais para levar as suas malas, alguns cuidados precisam ser tomados para que tudo possa ocorrer bem e a sua viagem aconteça sem imprevistos.

Fique de olho na bagagem de mão

A partir de agora é possível levar até 10 kg na bagagem de mão sem precisar despachar ou pagar a mais pelo frete. Além disso, as medidas da mala de mão são bem específicas e as companhias aéreas podem impedir que a sua mala embarque com você caso esteja além das especificações dadas, que são de 35x25x55 cm (comprimento x largura x altura).

Nela você pode levar seus documentos, dinheiro, remédios, chaves, eletrônicos e tudo o mais que considerar frágil, importante ou de valor. Na maioria dos casos, as companhias aéreas não se responsabilizam por perdas ou danos nos itens que são despachados, sendo assim, todo o cuidado é pouco.

Atenção na hora de comprar a passagem

Cada companhia aérea possui regras e conta com valores diferentes de franquias para o despacho de mala de viageme bagagens especiais, caso haja necessidade. Por isso, antes de escolher a linha aérea para viajar confira toda a regulamentação e regras vigentes na data de embarque. Deixar para depois da compra ou, pior, saber que existem taxas a mais para serem pagas no momento do embarque só traz dor de cabeça e inconvenientes que poderiam ser evitados previamente.

Fique de olho na diferenciação das tarifas, pois na maioria dos casos, os bilhetes podem ser vendidos com o preço do despacho da bagagem já inclusa – que sai um pouco mais caro – e outros não incluem o valor de despache no preço, saindo mais em conta.

Escolha uma mala que não seja pesada vazia

Pode parecer estranha essa dica, porém é mais comum do que se imagina escolher a mala pela aparência sem levar em conta o seu peso quando ela está vazia. Esse é um fator que pode influenciar na pesagem e impedir que você leve algum item a mais por causa do excesso de bagagem. Algumas malas por si só já pesam em torno de 5kg e na hora de levar o que você precisa isso pode ser um problema.

Saber o que considerar na compra da sua mala de viagem é um ponto importante e faz parte do planejamento de qualquer viagem, seja você mais experiente ou marinheiro de primeira viagem.

Escolha suas roupas de acordo com o lugar e estação

roupas-excesso-de-bagagem

Não dá pra levar o mundo na sua bagagem de bordo e por isso é essencial que você pesquise como está a temperatura e quais serão seus compromissos no lugar em que você vai ao viajar para editar o máximo possível as roupas e acessórios que serão necessários. A regra aqui é escolher bem e eliminar itens em que você automaticamente pensa: “Ah! Eu poderia precisar disso em algum momento”.

Se seu objetivo é fazer compras no lugar, levar um monte de coisas não faz o menor sentido e ainda irá limitar seu espaço para trazer os itens. Lembre-se, a ideia é não ter que pagar taxas de bagagem extra a menos que seja realmente necessário.

Leia Mais:

> Por que você deveria investir em um kit de malas de viagem rígida?

> Organizador de Mala: um item essencial para a sua viagem

Como dá para perceber, com o devido planejamento é possível evitar excesso de bagagem e tornar o custo das suas viagens muito menores. Claro que se for necessário arcar com alguma taxa a mais, porque viagens podem ser muito empolgantes e tentadoras, com o devido planejamento nada sai do controle e você estará preparado até para isso. Conheça nossos kits de malas de viagem e boa viagem!

POSTS RELACIONADOS

  • 5 destinos turísticos para o dia das crianças que os pequenos vão adorar!

    leia mais
  • Descubra quais serão os Feriados de 2018 e programe suas viagens!

    leia mais
  • viagem dos sonhos

    Como tornar a viagem dos sonhos uma realidade? Dicas práticas

    leia mais