Nosso corpo é programado para realizar uma série de atividades diárias, como comer e dormir, em um período de 24 horas. Quando viajamos longas distâncias em pouco tempo, o relógio biológico do organismo fica bagunçado. Isto pode causar sintomas como enjoo, irritabilidade, dor de cabeça e sonolência diurna. É o chamado jet lag, em português algo como “descompensação horária”.
Em termos médicos, o mal é conhecido como dissincronose. Viajantes frequentes geralmente já sabem como lidar com o jet lag e sofrem menos com os sintomas, que geralmente aparecem quando há no mínimo 3 horas de diferença entre a origem e o destino.
A maior parte das pessoas que passa por vários fusos horários em alta velocidade (como em viagens intercontinentais de avião), enfrenta o jet lag. Como amenizar os sintomas?
Ao comprar as passagens, prefira aquelas com o desembarque pela manhã. Assim, o corpo terá mais tempo pra se adaptar. Evite o stress certifique-se de viajar tranquilo e descansado: isto é muito importante para evitar o jet lag.
Organize tudo com 48h de antecedência. Separe documentos, defina o que levar na mala de viagem, confirme reservas, etc. Caso leve dinheiro em espécie invista em uma bolsa tipo doleira para levar os itens com segurança e viajar tranquilo.
Nos dias antes de embarcar, vá ajustando seus horários aos do país de destino. Tente mudar os horários das refeições, mesmo que você não coma o mesmo que os locais. Além disso, mude os horários do sono: tente dormir e acordar mais cedo, ou acorde no meio da noite, se vista, e fique alguns minutos fazendo alguma coisa. Caso você tenha sono durante o dia, tire cochilos curtos: isto fará com que a mudança não seja tão brusca.
Neste período, também evite bebidas alcoolicas e prefira comidas leves, como proteínas magras. Evite massas e refeições muito gordurosas. Tente também se movimentar durante o voo (uma breve caminhada pelo corredor do avião é suficiente) para melhorar a circulação sanguínea.
É possível que você tome todas as precauções e, mesmo assim, sofra com o jet lag. Como amenizar os sintomas? Geralmente o corpo precisa de um dia para cada hora de diferença para se recuperar totalmente.
Se você estiver muito cansado, não adianta forçar: durma! Não corra o risco de sacrificar suas merecidas férias por estar exausto ou de mau humor durante os passeios. Mantenha-se hidratado, continue consumindo refeições leves e saudáveis e evite o álcool. Seu organismo agradece!
Tente, ainda, passar a maior parte do tempo ao ar livre, caminhando. Além de amenizar o jet lag, você curte ainda mais o seu destino! Cumpra os horários do destino de sono e refeições locais. Caso não esteja com fome, coma algo leve, apenas para acelerar a adaptação do organismo.
Por fim, lembre-se: não consuma remédios para dormir sem orientação médica! A automedicação é sempre perigosa. Além disso, tentar amenizar o jet lag com energéticos ou remédios pode atrapalhar a adaptação do corpo.