CATEGORIAS

Seguro bagagem: como contratar e o que fazer no caso de extravio da sua mala!

|

Ninguém programa uma viagem – seja de férias ou a trabalho – acreditando que terá sua bagagem extraviada, mas, infelizmente, esse é um fato recorrente em viagens nacionais ou internacionais, seja através de transporte aéreo, marítimo ou rodoviário. Por isso, para evitar prejuízos maiores, é recomendável que você faça um seguro viagem que contemple a cobertura da sua bagagem.

extravio-de-bagagem

Existem diversas seguradoras que ofertam o seguro viagem e cada uma delas pode contemplar em seus planos coberturas específicas, portanto, antes de contratar o seu seguro, verifique em detalhes o que ele cobrirá, seja em itens ou em valores.

Como funciona um seguro bagagem?

O seguro de bagagem é comercializado de acordo com cada seguradora. Em muitos casos ele é um item que pertence a um produto maior, que é o seguro viagem. No geral, os seguros de bagagem garantem o pagamento de indenização em casos de extravio, roubo, furto simples ou destruição da bagagem durante o período da viagem.

Auxilio na localização da bagagem extraviada

Um dos serviço que podem fazer parte do seguro é o auxílio da seguradora para localizar a sua mala de viagem ou volume despachado que tenha sido extraviado. Neste caso, haverá um contato direto da seguradora com a companhia responsável pelo transporte, fazendo com que o passageiro – que está fragilizado – possa ficar tranquilo aguardando a resolução do caso.

Atraso da bagagem

Não é raro acontecer – principalmente em caso de cias aéreas – que passageiro e bagagem sejam encaminhados para destinos diferentes. Para resolver o problema de ficar sem a sua bagagem temporariamente, é possível assegurar-se com esse serviço de reembolso para aquisição de itens de vestuário e artigos de primeira necessidade. Fique atento apenas ao prazo mínimo de horas para que a bagagem seja considerada “em atraso” e ao limite de gasto que será reembolsado para as compras.

Extravio da bagagem

Para solicitar a cobertura contratada de um seguro bagagem, o passageiro deverá apresentar para a seguradora um documento oficial da companhia de transporte declarando que a mala de viagem foi realmente extraviada.

O que fazer ao perceber que sua bagagem foi extraviada

Ao chegar no seu destino e se deparar com a falta da sua bagagem (ou de algum item que pertencia a ela), a primeira medida é informar a companhia de transporte imediatamente. Por mais que o prazo legal seja de até 15 dias depois da viagem quanto antes o comunicado for feito, melhor.

Será obrigatória a apresentação do comprovante de que a mala foi despachada e também o preenchimento de um formulário de Registro de Irregularidade da Bagagem (PIR – Property Irregularity Report).

No caso dos voos nacionais a companhia tem até 30 dias para localizar e devolver a bagagem. Já no caso de viagens internacionais o prazo é de 21 dias. Passado esse prazo, a bagagem é considerada oficialmente extraviada.

Como se prevenir para evitar o estresse de ter sua bagagem extraviada?

É claro que ninguém quer passar pelo transtorno de ter a bagagem extraviada durante uma viagem, mas também é possível se prevenir para minimizar esse tipo de ocorrência.

Declare o valor da bagagem antes da viagem

É possível preencher um documento declarando o valor dos itens contidos na bagagem, mas saiba que neste caso você terá que pagar uma taxa (estipulado por cada companhia). Declare somente o valor real dos itens, pois a empresa pode exigir uma vistoria comprobatória caso o valor seja muito alto.

Guarde os comprovantes dos itens comprados durante a viagem

Tudo que for comprado durante a viagem e que for despachado junto com a mala deverá ter seu comprovante de compra guardado para facilitar no momento de solicitar o reembolso. Além disso, outra prática que pode ajudar é fotografar a mala aberta, para que fiquem registrados os itens que haviam dentro dela.

Leve objetos de valor na sua mala de bordo

Não corra o risco de perder um objeto de valor (seja ele pelo preço ou pelo aspecto emocional). Se o item pode entrar junto contigo à bordo, prefira leva-lo na bagagem de mão.

Quer saber em detalhes o que pode ou não ir à bordo numa viagem aérea? Confira nosso Guia de tamanhos de malas de viagem!

Etiquete sua bagagem

Parece simplório demais, mas etiquetar a bagagem com dados como nome, telefone, endereço, etc., pode ajudar na localização da sua bagagem. Outra dica é identificar sua mala com algo que a diferencie das demais, dessa forma, você evitará que outra pessoa leve-a por engano.

E atenção: remova todas as etiquetas de voos anteriores. Isso fará com que sua bagagem tenha menos chance de ser enviada para o destino errado.

Lacre sua mala

Dificulte a ação dos criminosos. Lacre sua mala com cadeados (externos e internos) e/ou faça a aplicação da embalagem plástica de tal forma que proteja toda a mala!

Despache a bagagem com antecedência

Muitas vezes a pressa e a correria final acarretam os erros de destino da sua mala. Procure chegar no terminal de embarque com antecedência e despachar sua bagagem o mais cedo possível.

POSTS RELACIONADOS

  • Tênis de tecido

    Tênis de tecido: você já conhece essa tendência?

    leia mais
  • Tênis Flatform

    Como usar Calçados Flatform?

    leia mais
  • Milão

    Milão: locais imperdíveis e informações úteis para viajantes!

    leia mais
Open chat
Estamos online!