Com a chegada da época de férias, muitos se preparam para curtir uns dias de descanso e festas de fim de ano longe do Brasil, em países que geralmente estão no inverno. É aí que começam as dúvidas: o que levar na mala e, principalmente, quantos quilos ela deve ter?
A questão do peso é fundamental, pois se ultrapassar o limite estabelecido pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) há cobrança de uma taxa por excesso.
Mas, afinal, na hora de arrumar a mala de viagem, quantos quilos você pode colocar e levar? Neste caso, consideram-se dois tipos de bagagem, a despachada e a de mão.
A bagagem despachada é composta por malas de viagem grandes, que são entregues no momento do check-in e devolvidas na chegada ao destino. Para voos internacionais, todo passageiro tem direito a duas malas de até 32 quilos. Já para viagens nacionais, é possível levar somente uma mala de até 23 quilos.
É a mala pequena, bolsa ou mochila com itens pessoais que não serão despachados. Para voos internacionais e nacionais a bagagem de mão não deve ser maior que 115 centímetros. Quanto ao peso, varia em viagens internacionais. Nas viagens nacionais, o peso total da bagagem de mão é de, no máximo, 5 quilos.
Muitas vezes é difícil ficar dentro do limite, principalmente quando se viaja para locais frios. No entanto, há algumas dicas especiais para otimizar o espaço da mala, cumprir o limite e evitar o pagamento de taxa por excesso de peso. Confira quais são elas:
Você também poderá gostar de…
+ O que fazer em caso de bagagem extraviada? Confira!
+ Veja como evitar roubos à sua mala de viagem!