A escolha da mochila infantil pode ser um desafio a mais na rotina escolar, principalmente porque quando se é marinheiro de primeira viagem é comum surgirem dúvidas. Existem inúmeros modelos disponíveis no mercado e na hora de escolher qual seu filho irá usar é importante se preocupar com fatores como: ergonomia, peso e material com que é feito para que a criança não desenvolva com o tempo algum problema de saúde, principalmente de coluna.
A recomendação da Sociedade Brasileira de Ortopedia é que o peso da mochila seja proporcional a até 10% do peso da criança, ou seja, se seu filho pesa 50kg o máximo que ele pode carregar diariamente em sua mochila escolar é de 5kg. Por isso aliado a escolha do modelo, você precisa ficar atento ao que ele está carregando todos os dias. É comum que algumas crianças queiram carregar todos os livros e cadernos para evitar ter que ficar selecionando o material do dia, mas isso é um erro.
Quando uma criança transporta uma mochila acima do peso recomendado pelos ortopedistas, com o passar do tempo pode apresentar problemas graves na coluna vertebral, situação que irá atrapalhar sua vida adulta. De acordo com os especialistas as doenças na coluna representam mais de 50% das causas de incapacidade física e doenças ocupacionais na vida adulta. Por isso vale a pena cuidar desde cedo para que seu pequeno possa ter mais saúde e qualidade de vida.
Tabela de Conteúdos
Existem dois modelos de mochila infantil recomendados para seu filho usar na escola: a mochila de costas e a de rodinhas. Há opções que mesclam essas duas opções, mas fica a seu critério qual é a mais confortável e viável para a rotina.
A mochila de costas é a mais comum e está disponível em inúmeros modelos e formatos. Basicamente ela possui um compartimento e duas alças, que como o nome já diz, são colocadas nas costas. Porém, para seu uso correto é importante orientar as crianças a sempre usarem as duas alças e nunca colocarem apenas uma delas no ombro para não acarretar em dores no ombro. Outros pontos importantes a considerar são:
Os especialistas apontam esse modelo como um dos melhores para crianças pequenas. Isso porque esse tipo de mochila evita dores nas costas, pois equilibra o peso e evita esforço. É claro que nem por isso seu filho vai levar todos os livros e cadernos consigo, já que ao subir escadas e outros lugares ele vai precisar levantar a mochila de rodinhas. Outros pontos a se considerar são:
Na hora de comprar a mochila infantil, leve-o com você. Talvez você tenha que lidar com os desejos dele de comprar o modelo do Batman ou outro personagem favorito, mas dessa forma você garante que estará comprando o modelo ideal para o tamanho dele. Mas como saber isso?
Peça para que ele coloque a mochila nas costas. Depois verifique se ela cobre as costas da criança de forma que a parte superior fique logo abaixo do pescoço e a parte inferior no nível da cintura. No caso dos modelos que são de rodinha e possuem a opção de serem carregadas nas costas, verifique se a estrutura das rodinhas não irá machucar a coluna do seu filho ao ser transportada.
Com esses cuidados fica mais fácil saber comprar a mochila ideal para o seu pequeno. Ensine-o a organizar seu material escolar para não carregar mais peso do que o necessário e fique sempre atento às condições da mochila para evitar problemas no futuro. Precisa de uma mochila nova para o filhote? Confira os modelos que a Cavezzale tem para ele.