CATEGORIAS

Mochila infantil: como escolher o modelo ideal para o seu filho

|
mochila-infantil

A escolha da mochila infantil pode ser um desafio a mais na rotina escolar, principalmente porque quando se é marinheiro de primeira viagem é comum surgirem dúvidas. Existem inúmeros modelos disponíveis no mercado e na hora de escolher qual seu filho irá usar é importante se preocupar com fatores como: ergonomia, peso e material com que é feito para que a criança não desenvolva com o tempo algum problema de saúde, principalmente de coluna.

A recomendação da Sociedade Brasileira de Ortopedia é que o peso da mochila seja proporcional a até 10% do peso da criança, ou seja, se seu filho pesa 50kg o máximo que ele pode carregar diariamente em sua mochila escolar é de 5kg. Por isso aliado a escolha do modelo, você precisa ficar atento ao que ele está carregando todos os dias. É comum que algumas crianças queiram carregar todos os livros e cadernos para evitar ter que ficar selecionando o material do dia, mas isso é um erro.

peso-mochila-infantil

Quando uma criança transporta uma mochila acima do peso recomendado pelos ortopedistas, com o passar do tempo pode apresentar problemas graves na coluna vertebral, situação que irá atrapalhar sua vida adulta. De acordo com os especialistas as doenças na coluna representam mais de 50% das causas de incapacidade física e doenças ocupacionais na vida adulta. Por isso vale a pena cuidar desde cedo para que seu pequeno possa ter mais saúde e qualidade de vida.

Como escolher a mochila escolar ideal

Existem dois modelos de mochila infantil recomendados para seu filho usar na escola: a mochila de costas e a de rodinhas. Há opções que mesclam essas duas opções, mas fica a seu critério qual é a mais confortável e viável para a rotina.

Mochila de Costas

A mochila de costas é a mais comum e está disponível em inúmeros modelos e formatos. Basicamente ela possui um compartimento e duas alças, que como o nome já diz, são colocadas nas costas. Porém, para seu uso correto é importante orientar as crianças a sempre usarem as duas alças e nunca colocarem apenas uma delas no ombro para não acarretar em dores no ombro. Outros pontos importantes a considerar são:

  • Alças: precisam ser ajustáveis, largas e acolchoadas para não causarem dores nos ombros.
  • Acolchoamento: a parte da mochila que fica junto às costas precisa ser acolchoada para evitar algum incômodo caso ela transporte algo pontiagudo, como lápis ou cadernos.

Mochila de Rodinhas

Os especialistas apontam esse modelo como um dos melhores para crianças pequenas. Isso porque esse tipo de mochila evita dores nas costas, pois equilibra o peso e evita esforço. É claro que nem por isso seu filho vai levar todos os livros e cadernos consigo, já que ao subir escadas e outros lugares ele vai precisar levantar a mochila de rodinhas. Outros pontos a se considerar são:

  • Puxador:  precisa ser ajustável para ser regulado de acordo com a altura da criança. O ideal é que ela carregue a mochila com o braço esticado, formando um ângulo de 30º com o chão quando inclinada.
  • Oriente seu filho a sempre alternar as mãos na hora e carregar a mochila.

Qual o tamanho ideal de mochila para comprar

Na hora de comprar a mochila infantil, leve-o com você. Talvez você tenha que lidar com os desejos dele de comprar o modelo do Batman ou outro personagem favorito, mas dessa forma você garante que estará comprando o modelo ideal para o tamanho dele. Mas como saber isso?

tabela-de-medidas-mochila-infantil

Peça para que ele coloque a mochila nas costas. Depois verifique se ela cobre as costas da criança de forma que a parte superior fique logo abaixo do pescoço e a parte inferior no nível da cintura. No caso dos modelos que são de rodinha e possuem a opção de serem carregadas nas costas, verifique se a estrutura das rodinhas não irá machucar a coluna do seu filho ao ser transportada.

Com esses cuidados fica mais fácil saber comprar a mochila ideal para o seu pequeno. Ensine-o a organizar seu material escolar para não carregar mais peso do que o necessário e fique sempre atento às condições da mochila para evitar problemas no futuro. Precisa de uma mochila nova para o filhote? Confira os modelos que a Cavezzale tem para ele.

POSTS RELACIONADOS

  • europa central

    Europa Central: dicas de viagem

    leia mais
  • Dicas para viajar com crianças

    leia mais
  • 5 destinos turísticos para o dia das crianças que os pequenos vão adorar!

    leia mais