CATEGORIAS

Tote bag: o que é e como usar?

Confira como montar looks incríveis com o acessório, garantindo um visual prático e muito bonito para várias ocasiões.

| |

A tote bag é um acessório perfeito para quem sempre leva muita coisa consigo ao sair de casa. Com ela, dá para transportar uma quantidade maior de objetos, tudo de forma organizada.

Ainda não a conhece? Então, este artigo é perfeito para você! Continue a leitura e saiba o que é tote bag e como usá-la no dia a dia, montando looks incríveis e práticos para diferentes ocasiões!

O que é tote bag?

A princípio, é importante saber o que é tote bag. Trata-se de uma bolsa no estilo sacola, ou seja, que tem tamanho de médio a grande. Possui duas alças curtas nas laterais e pode ser carregada no ombro ou nas mãos. 

Alguns modelos de bolsa tote bag, inclusive, também vêm com alça grande, possibilitando carregá-las a tiracolo. Tais opções são perfeitas para quem prefere manter as mãos livres ao transportar o acessório, tendo maior praticidade.

Há tote bag em couro, que é um acessório mais sofisticado e duradouro, além de alternativas fabricadas com material sintético e tecido, que são despojadas, perfeitas para ocasiões informais.

Quando usar a tote bag?

Uma das principais dúvidas sobre a bolsa tote é quando usá-la. Para acertar, é importante ter em mente que o acessório é médio ou grande, o que o torna perfeito para uso no dia a dia.

É possível usar a tote bag feminina ou masculina, por exemplo, em looks de passeio, principalmente quando precisa ter consigo mais itens. Além disso, o acessório é ideal para looks de trabalho.

Não é para menos, afinal, a tote bag masculina ou feminina oferece espaço suficiente para carregar papéis, eletrônicos, entre outros itens essenciais utilizados no trabalho no dia a dia.

Dependendo do material do acessório, também é possível usá-lo como uma shopping bag, ou seja, como bolsa de compras. Há, ainda, a possibilidade de uso na praia, como bolsa de piquenique, de viagem ou de academia.

Um detalhe importante: quanto mais informal a situação, mais casual deve ser o material da bolsa. Por exemplo, não faz muito sentido usar uma tote bag de couro e com detalhes de metais na praia. Portanto, procure manter o acessório alinhado com a ocasião.

Como usar a tote bag

Existem diferentes formas de usar a tote bag em seu look. Para lhe ajudar a montar visuais perfeitos com o acessório, separamos algumas dicas. Confira quais são e as coloque em prática:

Tote bag em looks de trabalho

As bolsas tote bag são acessórios perfeitos para montar looks de trabalho, porque possibilitam transportar e ter consigo uma quantidade maior de objetos. Neste caso, recomenda-se investir em uma tote bag sóbria, como a de couro e em tonalidade neutra.

A tote bag de couro é um modelo que nunca sai de moda, portanto, é um investimento para a vida toda, principalmente se cuidar bem do acessório. 

Já a versão em tonalidade neutra é uma excelente alternativa porque combina facilmente com qualquer outra cor, sem precisar ficar pensando em coordenar o acessório em seu look.

Caso seu ambiente de trabalho seja informal, é possível abusar um pouco mais na bolsa de ombro e escolher um modelo colorido, com estampas ou acabamento de franjas, por exemplo.

Tote bag para look de passeio

As mesmas dicas de uso do acessório no trabalho se aplicam para looks casuais, como os de passeio, já que o ambiente que frequentará não é tão formal e não exige um dress code sóbrio.

O diferencial desse tipo de bolsa é que conseguirá transportar consigo mais itens, como eletrônicos, carregador, pequenos lanches e garrafinhas de água. Pode não parecer, mas isso faz toda a diferença, principalmente se for passear com crianças.

Se seu estilo for básico, uma bolsa tote de couro em cores neutras é uma aposta à prova de erros. Já para estilos mais modernos ou alegres, use uma versão colorida do acessório, com metais ou textura.

Tote bag em looks de festa

Caso vá a uma festa e queira usar uma tote bag, é possível se o evento for informal. Neste caso, prefira um modelo médio e que tenha algum detalhe especial, como acabamentos de metal, textura ou brilho.

No entanto, atenção a um detalhe: esse tipo de bolsa não é a melhor alternativa para festas formais e que tenham o dress code mais rígido. Nessas situações, indica-se que use uma bolsa pequena e mais delicada. Deixe modelos grandes para uso no dia a dia.

Dicas extras para usar sua tote bag

Se estiver em dúvida sobre como combinar a bolsa com seu look, uma dica é começar pela cor do acessório. Tons neutros combinam perfeitamente com roupas de quaisquer tonalidades.

Caso prefira looks coloridos, tenha o cuidado de escolher uma bolsa numa cor semelhante ao do seu look ou que tenha o mesmo matiz de outra tonalidade que já aparece em sua roupa ou acessório.

Ótimos exemplos são os combos rosa e vermelho, roxo e rosa, vermelho e laranja. Se preferir, monte um look com roupas em tons neutros e use a bolsa como um ponto de cor, dando-lhe destaque no visual.

Se quiser investir em um acessório diferenciado, a dica é apostar em uma bolsa tote que tenha algum detalhe especial. Pode ser um acabamento de textura ou uma aplicação de metal que traga informação de moda para o acessório.

Leia também:

>>> 7 vantagens das bolsas femininas de couro

Como escolher sua tote bag?

Quer investir no acessório, mas não sabe qual tote bag comprar? Para acertar, é preciso considerar alguns pontos importantes. Um deles é a quantidade de coisas que carrega no dia a dia. Se for muito, precisará de uma bolsa maior. Caso não seja, um modelo médio é suficiente.

Além disso, considere seu estilo, seja clássico, minimalista, irreverente e moderno, entre outros. Ao comprar tote bag feminina de acordo com seu estilo é possível montar looks mais bonitos e que combinem com sua personalidade. Portanto, não irá enjoar do acessório rapidamente.

Outro ponto que deve ser lembrado no momento da compra é a cor do acessório. Bolsas em tonalidades neutras são mais fáceis de serem usadas porque combinam com facilidade com qualquer look, por isso são apostas à prova de erros.

Considere, também, a qualidade do acessório. As bolsas de ombro em couro, por exemplo, são duráveis e podem ser utilizadas por muitos anos, compensando o investimento. Prefira modelos com bom acabamento, porque são mais resistentes e bonitos.

Há, ainda, mais um detalhe que não deve passar despercebido: se a bolsa possui divisórias, bolsos internos e alça para carregá-la na transversal.

As que possuem divisórias são boas alternativas, porque possibilitam separar os itens que carrega consigo, conseguindo encontrá-los com rapidez. Já os bolsos internos permitem armazenar objetos pequenos, tendo-os sempre às mãos.

Se você gosta de ter essa praticidade, o ideal é que escolha um modelo com divisórias e bolsos internos, pois valem mais a pena a aquisição, atendendo suas necessidades.

Especificamente sobre a alça para transporte na transversal, ela é uma aliada quando você precisa ter as mãos livres durante o uso do acessório. Como ao usar transporte público ou se tiver o costume de realizar outras atividades, por exemplo.

Alguns modelos de tote bag vêm com alças removíveis e são ótimas dicas de compra, pois permite personalizar o acessório, adequando-o às suas necessidades no momento.

imagem da Bolsa Couro Cavezzale Palha Atanado Natural/Canyon
Foto: Cavezzale

Bolsa tote de couro legítimo ou fake: qual comprar?

É comum ficar em dúvida se compra uma bolsa tote de couro legítimo ou de material sintético. Não é para menos, já que há diferença de preço entre as duas.

No entanto, não se deixe levar por esse detalhe! A versão de couro legítimo apresenta o melhor custo-benefício, valendo muito mais a pena em curto e longo prazos.

O motivo disso é simples: o couro legítimo apresenta maior durabilidade. Se adotar os cuidados necessários com o acessório, ele terá maior vida útil, permanecendo em bom estado por muito mais tempo.

Já a bolsa de couro fake descasca e se desfaz facilmente com poucos usos, ficando feia. Portanto, terá de jogá-la fora em curto prazo, gerando lixo e um impacto negativo no meio ambiente. Se a repor por outra de couro fake, terá novamente esse problema.

Outro diferencial da bolsa de couro legítimo é sua facilidade de limpeza e manutenção. Basta utilizar um pano umedecido em água e aguardar que o acessório seque. Além disso, também é importante hidratar o couro para mantê-lo com cara nova.

Como o acessório dura muito mais, vale a pena investir na bolsa tote de couro legítimo, sem ter de repor o item em curto prazo!

Como organizar sua bolsa tote

Depois de comprar sua tote bag, é importante saber como organizá-la para aproveitar seu espaço da melhor maneira possível. De modo geral, esse modelo de bolsa não tem muitas divisórias.

Por isso, indica-se que tenha cuidado na organização. Itens médios e grandes podem ser colocados aleatoriamente na bolsa. Já os pequenos devem ir em necessaire ou carteiras, para conseguir encontrá-los com facilidade quando precisar.

Se sua bolsa tiver divisórias ou pequenos bolsos, use-os para colocar itens que mais utiliza no dia a dia e precisam estar acessíveis. É o caso de documentos, cartões, chaves, entre outros.

Você encontra modelos de tote bag de couro incríveis, bem como de carteiras e necessaire, na Cavezzale. Confira e compre online!

banner acessórios

Leia também:

>>> 7 dicas para manter sua bolsa de couro sempre nova

>>> Por que a bolsas de couro nunca saem de moda?

POSTS RELACIONADOS

  • extravio-de-bagagem

    Seguro bagagem: como contratar e o que fazer no caso de extravio da sua mala!

    leia mais
  • Descubra quais serão os Feriados de 2018 e programe suas viagens!

    leia mais
  • 5 destinos turísticos para o dia das crianças que os pequenos vão adorar!

    leia mais
Open chat
Estamos online!