CATEGORIAS

3 motivos para você fazer o passeio de trem Curitiba – Morretes

Descubra três motivos para você fazer o passeio de trem de Curitiba-Morretes e confira o que fazer na cidade, bem como o que levar!

|

O passeio de trem Curitiba – Morretes é uma excelente alternativa para quem quer fazer uma viagem curta e de tirar o fôlego, conseguindo se distrair e descansar.

Conheça, aqui, 3 motivos para fazer esse passeio e aproveite melhor seu dia de folga em um lugar incrível e relativamente barato!

trem-morretes

Por que fazer o passeio de trem Curitiba – Morretes?

Há três motivos especiais que justificam investir no passeio de trem Curitiba – Morretes. A seguir, você conhece quais são e entende o porquê esse é um passeio curtinho incrível:

1. Experiência diferente com paisagens incríveis

Não é sempre que se tem a oportunidade de passear de trem pela serra do mar. É justamente isso que o passeio de trem para Morretes proporciona e acaba encantando os viajantes por ser uma experiência diferente.

Como se não bastasse isso, todo o percurso é bonito, com passagens por túneis e viadutos que cortam a Mata Atlântica, além de vista para paisagens incríveis com belezas naturais.

2. Visita a uma cidade histórica

Morretes é uma cidade histórica charmosa fundada em 1733. Curiosamente, ainda abriga construções da época e passear pelo centro é fazer uma viagem no tempo, entrando em contato com resquícios da cultura de séculos passados.

Se você gosta de passeios por cidades históricas, andar pelas ruas de Morretes é uma excelente alternativa, sendo transportado no tempo!

3. Viagem curta e barata

Um dos principais atrativos do passeio Curitiba – Morretes é que se trata de uma viagem curta e barata. Ela pode ser feita em um dia, num bate-volta, porque a cidade é pequena e começa a morrer no fim da tarde, ou seja, não há o que fazer desse período em diante. Saindo de Curitiba logo cedo dá para aproveitar Morretes muito bem durante o dia.

Além de ser uma viagem curta, ela é barata. Dá para garantir passagens de trem para Morretes por preços atrativos, que não pesam no seu orçamento. É possível ir e voltar de trem, mas há quem ache cansativo, já que o passeio dura cerca de 4 horas.

Para quem preferir algo mais rápido, há uma alternativa: faça o percurso Curitiba – Morretes de trem e volte de ônibus, cujo tempo total de viagem é de uma hora e meia.

Leia também:

>>> Combinar calçados femininos com a roupa: confira essas dicas infalíveis

O que fazer em Morretes?

Decidiu fazer o passeio de trem Curitiba – Morretes, mas não sabe exatamente quais são as atrações que a cidade possui? São várias e para diferentes estilos! Confira, a seguir, o que fazer na cidade:

1. Visite casarões antigos

Um dos principais diferenciais de Morretes é que se trata de uma cidade histórica do Paraná. Ela foi fundada em 1733 e ainda conta com casarões antigos que chamam a atenção pela beleza e arquitetura de séculos passados.

Aproveite para visitar o Museu de Morretes, que conta a história local e também guarda parte dessa arquitetura antiga. É uma excelente dica de passeio para conhecer detalhes sobre a história do litoral do Paraná.

2. Faça um passeio no Parque Temático Paraná Encantado Hisgeopar

O Parque Temático Paraná Encantado Hisgeopar é uma das principais atrações turísticas da cidade! Ele fica localizado na entrada de Morretes para quem vem a partir da Estrada da Graciosa.

É um parque de aparência simples por fora, o que pode enganar os turistas. No entanto, o local abriga um pavilhão com várias miniaturas que se movimentam juntas. Há desde miniaturas de humanos até de um trem, que está em constante movimento. 

O local ainda conta com a reprodução em miniatura da hidrelétrica de Itaipu e das Sete Quedas. Se sua intenção é fazer um passeio diferente, principalmente com a criançada, essa é uma excelente opção.

3. Pratique esportes aquáticos

Morretes também é conhecida pela possibilidade de realizar esportes aquáticos no rio Nhundiaquara, o principal da cidade. Sua nascente é no alto da serra do mar, desaguando em Antonina, que fica na Baía de Paranaguá.

Perto de Morretes, você consegue fazer atividades esportivas mais radicais, como a boia-cross. Além disso, também há opções de trilhas que levam às cachoeiras locais.

4. Conheça a culinária do litoral paranaense

Além de ser uma cidade visualmente incrível, Morretes também proporciona uma ótima experiência gastronômica. A região é famosa por seus pratos com peixes e frutos do mar. No entanto, também conta com outras opções.

Uma das mais famosas é o barreado de Morretes, que é um prato típico da região. Ele é feito com carne cozida por muitas horas em uma panela de barro, que é vedada com farinha de mandioca. O prato é servido, na maioria das vezes, com arroz e banana.

Também há o arroz lambe-lambe, que é um prato típico da Ilha do Mel, feito com arroz cozido com mariscos. Como os mariscos são cozidos com a concha, você terá de lambê-la para aproveitar bem o prato. É justamente daí que vem o nome dessa iguaria!

Outro prato que você deve provar ao visitar Morretes é o cambira. Trata-se de uma opção menos conhecida, mas igualmente saborosa! Ele foi criado na época em que a região não tinha eletricidade e o peixe era salgado para durar mais tempo. O peixe já salgado e seco ao sol é preparado com vários temperos e combinado com acompanhamentos.

Se bater a vontade de comer um docinho, as balas de banana da região são muito famosas e vale a pena experimentar. Morretes também é famosa pela produção de cachaças, portanto, não deixe de saborear!

Como chegar a Morretes?

Uma das principais formas é pelo passeio de trem que já citamos. A passagem é oferecida pela companhia Serra Verde Express, que também disponibiliza a opção de volta pela Estrada da Graciosa por micro-ônibus ou van.

Prefere ir de carro? A partir de Curitiba é só pegar a BR-277 e depois acessar a PR-408. Se preferir, também é possível ir pela Estrada da Graciosa, mas atenção a um detalhe: é essencial que as condições climáticas estejam boas. Se não for o caso, a estrada pode ser interditada, pois se trata de um trecho sinuoso no meio da serra.

O que levar para um passeio em Morretes?

Depois de escolher como você vai chegar à cidade, é importante escolher o que levar a um passeio pela região. A seguir, damos algumas dicas que podem te ajudar nesse momento:

1. Considere a previsão do tempo e o que pretende fazer na cidade

Antes de decidir o que vai levar nesse passeio, é importante conferir a previsão do tempo e considerar quais passeios você pretende fazer em Morretes. Assim, conseguirá escolher as peças perfeitas para te acompanhar nesse dia.

Recomenda-se que vá usando roupas e calçados confortáveis, como um tênis feminino. Desse modo, conseguirá andar bastante, comer o que quiser e ainda fazer outras atividades sem complicações.

Se você for fazer um passeio bate-volta, somente a roupa que irá vestindo é suficiente. Caso queira passar um dia inteiro na cidade, é interessante levar uma troca de roupa.

E não se esqueça de ter consigo acessórios que podem te ajudar a se proteger do sol, como boné e óculos escuros.

imagem do Tenis Tecido Cavezzale Fully Knit Glace 103431 Tamanho: 36
Foto: Cavezzale

2. Protetor solar, medicamentos e itens de higiene pessoal

Ao ficar um dia inteiro fora, não se esqueça de montar um nécessaire com tudo o que você precisa! Coloque um protetor solar para usar e reforçar o produto durante suas caminhadas.

Inclua remédios como os que precisa usar com frequência devido a tratamentos médicos, se for o caso. Também coloque medicamentos para dor de cabeça ou estômago, se precisar.

Aproveite para colocar em seu nécessaire itens de higiene pessoal, como escova de dentes, fio dental e pasta de dente. Assim, terá consigo produtos que usa no dia a dia, caso precise.

3. Lanches e água

Considere levar pequenos lanches e uma garrafinha de água, pois a viagem é longa. Se bater a fome ou a sede, conseguirá saná-la com itens que estão consigo.
Coloque em uma mochila ou bolsa grande tudo o que precisar! A Cavezzale tem modelos muito versáteis e de qualidade para você curtir sua viagem com máximo conforto e praticidade.

imagem da Bolsa Tiracolo de Nylon Cavezzale Rose 103563
Foto: Cavezzale

Leia também:

>>> Aprenda como organizar sua mala de viagem

>>> O que levar em uma mala de bordo?

POSTS RELACIONADOS

  • A imagem mostra dois tipos de malas de viagem.

    Comprar mala de viagem online: confira como não errar na escolha

    leia mais
  • como montar mala para o carnaval

    Como montar sua mala para o Carnaval

    leia mais
  • viagem e saúde mental

    Viagem e Saúde Mental: como viajar pode ajudar seu cérebro?

    leia mais
Open chat
Estamos online!