CATEGORIAS

O que levar em uma mala de bordo?

Saiba tudo o que você pode levar ou não em uma mala de bordo e outros requisitos feitos por companhias aéreas.

|

Está planejando uma viagem e ficou em dúvida se está levando tudo o que é necessário em sua mala de bordo? Este post vai ajudar você a se organizar melhor e não deixar nenhum item essencial para trás.

Além disso, damos todas as informações que você precisa saber sobre esse tipo de bagagem, envolvendo medidas, peso, entre outros detalhes. Não perca!

mala de bordo cavezzale

O que é a mala de bordo?

Antes de conferir o que levar, é importante saber exatamente o que é mala de bordo. Trata-se de bagagem de mão que não é despachada o check-in, podendo levá-la consigo no avião sem pagar taxa extra.

A mala de bordo vai no bagageiro superior ou embaixo da poltrona que está à sua frente, de acordo com a orientação da companhia aérea pela qual está viajando. Confira no site oficial dela onde colocar a bagagem.

Quais as medidas e peso máximo da mala de bordo?

Desde 2019, as companhias aéreas nacionais trabalham com medidas padronizadas para a mala de bordo. Na prática, isso significa que as companhias aéreas Azul, Gol e Latam aceitam bagagens com as mesmas medidas.

E quais seriam essas medidas, exatamente? A mala de bordo deve ter, no máximo, 35 x 25 x 55 centímetros (comprimento x largura x altura). Tenha em mente que essas medidas já incluem alças, bolsos e rodinhas da bagagem.

Especificamente sobre o peso, cada passageiro pode levar, no máximo, 10 quilos na mala pequena de bordo. Caso ultrapasse esse total, terá de despachar a bagagem e pagar por isso.

É importante ressaltar que essa mesma regra de medidas e peso vale para voos nacionais e internacionais da Azul, Gol e Latam. No entanto, se você viajar por companhias aéreas estrangeiras, pode ser que as medidas sejam diferentes.

Para conferir medidas e pesos atualizados, recomenda-se que consulte o site da companhia aérea estrangeira ou confira as informações de embarque que ela forneceu após a compra da passagem. Assim, evita-se problemas na hora do check-in.

O que levar na mala de bordo?

Agora que você já sabe regras envolvendo medidas e peso da mala de viagem de bordo, chegou o momento de descobrir o que você pode levar nessa bagagem. Confira, a seguir, o que ter consigo no avião:

1. Documentos pessoais e da viagem

Lembre-se de carregar todos os seus documentos em sua mala de bordo ou numa bolsa de mão. Afinal, você não quer ter dor de cabeça se eventualmente sua mala despachada acabar extraviada. Alguns documentos essenciais são:

  • Passaporte (para voos nacionais, basta um documento oficial de identificação com foto);
  • Ticket de embarque;
  • Cópia do itinerário de voo;
  • Comprovante de acomodação;
  • Cópia de voo de retorno.

Você também deve estar atento para todas as questões relacionadas a vistos de entrada em outros países. Pode ser que você precise apresentar alguns outros documentos para que sua entrada seja permitida.

Além disso, é sempre muito importante, no caso de viagens internacionais, possuir um seguro de saúde. Afinal de contas, nunca sabemos quando vamos precisar. E se encontrar em outro país sem este tipo de auxílio pode fazer as coisas ficarem muito mais difíceis (e caras também).

2. Itens valiosos

Você pode estar se perguntando ‘o que são itens valiosos?’. A resposta é simples: tudo que tem valor tanto pessoal como financeiro. Se você os colocar na mala que será despachada, há um maior risco de furto em caso de extravio da bagagem. Veja alguns exemplos de itens valiosos:

  • Celular;
  • Notebook;
  • Tablets;
  • Câmeras fotográficas;
  • Joias;
  • Chaves (tanto da sua casa como do seu carro).

3. Muda de roupa

Torcemos para que não, mas pode ser que sua mala despachada, aquela que está com todas as suas roupas, seja extraviada. Esse é um problema que nem sempre é resolvido rapidamente e, caso ocorra, você terá de gastar uma grana extra inesperada com roupas assim que chegar ao seu destino.

Para evitar isso, leve uma muda de roupa consigo na mala bagagem de mão. Assim, conseguirá trocar de roupa após tomar um banho relaxante em seu destino, conseguindo lidar melhor com esse contratempo.

4. Produtos de higiene pessoal e medicamentos

Nesta lista, entram itens como a escova de dentes, creme dental, hidratante, protetor labial e desodorante. Nunca utilize lentes de contato em um avião, pois a pressão da cabine fará com que seus olhos fiquem ressecados.

Especificamente sobre os medicamentos, tenha consigo aqueles que você toma todos os dias, bem como outros que possam te ajudar a lidar com uma eventual dor de cabeça ou enjoo.

5. Itens de entretenimento

Também não se esqueça de colocar na bagagem itens de entretenimento, para que consiga se distrair durante a viagem. É possível, por exemplo, ter consigo seu celular com um filme ou série baixada, fones de ouvido, livro, entre outros.

Se preferir e tiver habilidades manuais, considere levar papel e caneta (ou lápis) para criar desenhos. Assim, conseguirá se entreter e o tempo passará muito mais rápido.

6. Lanches

Você pode levar comida no avião, na bagagem de mão. Se for fazer um voo internacional, é bom conferir se o país faz restrições de entrada de alimentos na chegada.

Um detalhe importante: ainda que você possa levar comida no avião, recomenda-se que tenha bom senso. Lembre-se que o avião é um ambiente fechado e alimentos com cheiro forte podem causar indisposição tanto em você como em outros passageiros. Portanto, evite essas alternativas.

7. Itens para ter uma viagem mais confortável

Para voos de longa distância, não se esqueça de ter consigo itens que te ajudarão a ter uma viagem mais confortável, como protetores de ouvido, máscara para os olhos e um travesseiro (aqueles de pescoço em formato de “U” são mais indicados).

Leia também:

>>> Mala de viagem de rodinha: a aliada principal em viagens de avião

O que NÃO levar na mala de bordo?

Existem regras gerais sobre o que o passageiro não pode transportar na mala de mão. A seguir, você descobre quais são esses itens para evitá-los ao preparar sua bagagem:

  • Armas de fogo de qualquer tipo, inclusive réplicas e armas de brinquedo;
  • Spray de pimenta;
  • Ferramentas de mão de obra;
  • Isqueiros;
  • Líquidos inflamáveis;
  • Alvejantes;
  • Explosivos;
  • Venenos;
  • Ácidos;
  • Objetos cortantes e perfurantes, como facas, tesouras, canivetes e similares.

Se ainda estiver em dúvida se pode levar um determinado item na mala de mão, consulte as regras da companhia aérea, principalmente no caso de viagens internacionais.

imagem da Mala de Bordo Cavezzale Milano ABS Preto 103551
Foto: Cavezzale

Como levar líquidos na mala de mão?

O transporte de líquidos na bagagem de mão é sempre motivo de preocupação, pois há quem erre e tenha produtos caros jogados fora, como perfumes e cremes.

Em voos nacionais, não há restrição, você pode levar quantos produtos quiser, da forma que preferir, desde que cumpra os requisitos de peso e de volume da companhia aérea.

Já para voos internacionais, os produtos líquidos devem ser armazenados em embalagens de até 100ml, condicionados numa embalagem plástica transparente, com sistema de abertura e fechamento fácil. A quantidade máxima de líquidos é de um litro.

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o passageiro não pode transportar aerossóis e atomizadores na mala viagem de bordo. No entanto, há uma exceção: quando se trata de medicamentos.

Desodorantes, perfumes e espuma de barbear, por exemplo, só podem ser levados na bagagem de mão na quantidade de 4 frascos por passageiro, sendo que cada uma das embalagens deve ter, no máximo, 300ml ou 300g.

Como economizar espaço na mala de bordo

Quer viajar somente com a mala de bordo e está buscando formas de economizar espaço na bagagem? Isto é possível se seguir algumas dicas especiais ao montar sua mala.

Uma delas é evitar excessos! Leve somente o necessário, aquilo que realmente usará durante a viagem. Dê preferência por levar roupas compactas, com tecidos tecnológicos que não amassem com facilidade.

Além disso, vá vestindo as peças mais pesadas e volumosas, como botas, casacos e peças de jeans. Dessa forma, conseguirá reduzir bastante os itens na mala.

Se mais alguém for viajar com você, verifique a possibilidade de essa pessoa levar alguma peça sua, se houver espaço na mala, é claro. E se só você estiver levando a mala de bordo?

As coisas podem ficar um pouco apertadas, mas não se preocupe! Lembre-se que planejar é essencial. Então, não exagere na quantidade de itens e considere levar uma bolsa de mão um pouco maior, como uma shopping bag ou tote bag.

Nesses acessórios, você pode deixar a muda de roupa que citamos anteriormente, os itens de valor, documentos ou alimentos. Assim, otimizar ainda mais o espaço, podendo levar mais itens na mala de viagem.
Pronto! Agora é só sentar e relaxar! Nós da Cavezzale desejamos a você um excelente voo!

banner malas com rodinha 360º

Leia também:

>>> Dicas para conhecer as cidades mais visitadas do mundo
>>> Bolsas femininas: símbolo da moda para uma mulher independente

POSTS RELACIONADOS

  • viagem e saúde mental

    Viagem e Saúde Mental: como viajar pode ajudar seu cérebro?

    leia mais
  • 5 destinos turísticos para o dia das crianças que os pequenos vão adorar!

    leia mais
  • Logomania e a Nova Assinatura de Estilo Cavezzale

    leia mais
Open chat
Estamos online!