CATEGORIAS

Bolsas femininas: Símbolo da moda para uma Mulher Independente

Às vezes, muitos objetos a nossa volta possuem histórias fascinantes que ignoramos completamente, como é o caso das bolsas femininas. Elas passaram de um artigo de luxo para um objeto prático e que representou a independência das mulheres.

Conheça um pouco mais sobre a história desse acessório! Mas, para isso, vamos ter que voltar no tempo, lá para o século XVII.

A indústria da moda surgiu muito mais cedo do que poderíamos imaginar: em 1670, há quase três séculos e meio. Nesse período a corte do imperador Luís XIV exigia uma alta qualidade em suas vestimentas. Com isso surge a haute-couture, palavra em francês que representa a sofisticação e o luxoNa mode francesa dessa época, os trajes eram excessivamente caros e feitos sob medida, refletindo o poder econômico de quem os utilizava e influenciando a maneira de vestir de outras pessoas.

Vestido da haute couture utilisado por Maria Antonieta, última Rainha da França antes da Revolução Francesa

Como afirma a doutora em Comunicação e Semiótica Carolina Boari Caraciola, “os trajes elegantes das senhoras ostentavam a condição social elevada de seus maridos. As mulheres eram criaturas frágeis e dependentes, fatos que corroboravam com a percepção de poder e mando de seus cônjuges”.

Mas essa visão iria mudar com a chegada do período entre guerras, e a moda iria evoluir para se adaptar a um contexto em que as mulheres se tornavam cada vez mais independentes.

Mulher, símbolo de independência

No período entre as duas guerras mundiais a sociedade enfrentava uma grande transformação no que diz respeito aos papéis sociais e as relações de gênero. As mulheres precisaram então começar a trabalhar e suas roupas precisavam ser mais práticas, conferindo uma maior liberdade a seus movimentos.

Seria no período entre guerras que as mulheres veriam uma grande emancipação e uma liberdade sem precedente na história. Elas fumavam, saiam desacompanhadas, podiam votar e dirigir carros. E a moda acompanhou esse contexto.

A estilista de maior referência desse período foi Gabrielle Bonheur Chanel, Coco Chanel (1883-1971). Órfã aos 12 anos e recolhida em uma abadia, aos 18 anos Chanel aprende o ofício da costura. Ela abre então sua primeira loja parisiense com a ajuda de um amigo em 1915. Seria a consolidação de um mito no mundo da moda. O sucesso de suas criações, que apresentavam características simples, é imediata.

Gabrielle "Coco" Chanel

Gabrielle “Coco” Chanel em 1928

Chanel deseja liberar as mulheres para que elas possam estar confortáveis na realização de suas atividades. A estilista mistura vestimentas femininas e masculinas e baseia suas criações na praticidade. Suas peças eram consideradas humildes e simples.

Bolsas femininas: artigo prático para uma mulher forte e independente

Foi nesse período também que as bolsas femininas com alças foram criadas. Antes, as bolsas eram um elemento muito mais decorativo do que prático, assemelhando-se quase a obras de arte durante o período dominado pela haute couture.

Agora, com as mulheres desempenhando papeis que antes eram apenas de homens, elas precisam ter as mãos livres para que possam realizar tarefas e carregar uma bolsa ao mesmo tempo.

bolsas femininas

Atualmente, a moda dos acessórios evoluiu mais uma vez para se adaptar ao contexto da mulher contemporânea. Mais independente, elas são plurais e, portanto, cada uma adota o estilo que mais lhe interessa. Assim, surgiram várias categorias de bolsas. Bolsa carteiro, bolsa sacola, bolsa de couro, bolsas de mão, bolsas de ombro são alguns dos tipos.

Na Cavezzale respeitamos o seu estilo. Por isso, você encontra vários tipos de bolsas femininas. Você apenas precisa escolher a que mais se adapta a você. O estilo fica por nossa conta.

 

Referência

CARACIOLA, Carolina Boari. A influência da moda na sociedade contemporânea. IN: Moda Documenta: Museu, Memória e Design. São Paulo, 2015.

 

Você também pode se interessar por…

>> A história das bolsas feminina.

>> 3 modelos de bolsa de couro para usar na balada

>> Como escolher a bolsa de couro feminina para um casamento.

Deixe seu Comentário

POSTS RELACIONADOS

  • 5 destinos turísticos para o dia das crianças que os pequenos vão adorar!

    leia mais
  • aniversário mickey mouse

    Mickey Mouse: 90 anos do camundongo mais amado do mundo

    leia mais
  • Milão

    Milão: locais imperdíveis e informações úteis para viajantes!

    leia mais