CATEGORIAS

Bolsas femininas: Símbolo da moda para uma Mulher Independente

Confira a evolução das bolsas femininas ao longo da história e como o acessório se relaciona com a independência das mulheres.

|

Às vezes, muitos objetos a nossa volta possuem histórias fascinantes que ignoramos completamente, como é o caso das bolsas femininas. Elas passaram de um artigo de luxo para um objeto prático e que representa a independência das mulheres.

Aqui, você conhece um pouco mais sobre a história desse acessório! Mas, para isso, vamos ter que voltar no tempo, lá para o século XVII. Continue a leitura e embarque nessa viagem pela história e evolução da bolsa feminina!

bolsas femininas

Histórico da moda e da bolsa feminina

A indústria da moda surgiu muito mais cedo do que poderíamos imaginar: em 1670, há quase três séculos e meio. Nesse período, a corte do imperador Luís XIV exigia uma alta qualidade em suas vestimentas.

Com isso surge a haute-couture, palavra em francês que representa a sofisticação e o luxo. Trata-se da alta costura, que na moda francesa dessa época é representada por trajes excessivamente caros e feitos sob medida, refletindo o poder econômico de quem os utilizava e influenciando a maneira de vestir de outras pessoas.

Como afirma a doutora em Comunicação e Semiótica Carolina Boari Caraciola, “os trajes elegantes das senhoras ostentavam a condição social elevada de seus maridos. As mulheres eram criaturas frágeis e dependentes, fatos que corroboravam com a percepção de poder e mando de seus cônjuges”.

Mas essa visão iria mudar com a chegada do período entre guerras, e a moda iria evoluir para se adaptar a um contexto em que as mulheres se tornavam cada vez mais independentes.

Mulher, símbolo de independência

No período entre as duas guerras mundiais, a sociedade enfrentava uma grande transformação no que diz respeito aos papéis sociais e nas relações de gênero. As mulheres precisaram então começar a trabalhar e suas roupas necessitavam ser mais práticas, conferindo uma maior liberdade a seus movimentos.

Seria no período entre guerras que as mulheres veriam uma grande emancipação e uma liberdade sem precedente na história. Elas fumavam, saiam desacompanhadas, podiam votar e dirigir carros. E a moda acompanhou esse contexto.

A estilista de maior referência desse período foi Gabrielle Bonheur Chanel, Coco Chanel (1883-1971). Órfã aos 12 anos e recolhida em uma abadia, aos 18 anos Chanel aprende o ofício da costura.

Ela abre então sua primeira loja parisiense com a ajuda de um amigo em 1915. Seria a consolidação de um mito no mundo da moda. O sucesso de suas criações, que apresentavam características simples, é imediato.

Chanel desejava libertar as mulheres para que elas pudessem estar confortáveis na realização de suas atividades. A estilista mistura vestimentas femininas e masculinas e baseia suas criações na praticidade. Suas peças eram consideradas humildes e simples.

No entanto, com o passar do tempo ganharam status de luxo, com peças que passaram a ser usadas pela camada mais alta da sociedade. Hoje, a Chanel é uma das principais grifes da moda internacional, responsável por ditar tendências em diversos segmentos, inclusive na moda feminina e no de bolsas.

Bolsas femininas: artigo prático para uma mulher forte e independente

Foi nesse período de ganho de independência das mulheres que as bolsas femininas com alças foram criadas. Antes, elas eram um elemento muito mais decorativo do que prático, assemelhando-se quase a obras de arte durante o período dominado pela haute couture.

Agora, com as mulheres desempenhando papéis que antes eram apenas de homens, elas precisam ter as mãos livres para que possam realizar tarefas e carregar uma bolsa ao mesmo tempo.

Atualmente, a moda dos acessórios evoluiu mais uma vez para se adaptar ao contexto da mulher contemporânea. Mais independentes, elas são plurais e, portanto, cada uma adota o estilo que mais lhe interessa. Assim, surgiram várias categorias de bolsas.

Entre as principais, destaque para bolsa carteiro, bolsa sacola, bolsa de couro, bolsas de mão e bolsas de ombro, que são apenas alguns dos tipos.

Na Cavezzale, respeitamos o seu estilo! Por isso, você encontra vários tipos de bolsas femininas em nossas coleções. Você apenas precisa escolher a que mais se adapta a você. O estilo fica por nossa conta!

Leia também:

>>> A história da bolsa feminina

Evolução das bolsas ao longo dos anos

O acessório passou por uma constante atualização até chegar ao que conhecemos hoje: uma grande variedade de modelos, atendendo diferentes estilos e necessidades das mulheres.

A seguir, você confere detalhes sobre como foi essa evolução de acordo com a década e com os modelos de bolsa mais comuns na época:

Década de 1910

Na década de 1910, a bolsa feminina era pequena e delicada. Ela tinha função meramente decorativa e não prática como acontece hoje. Era mais um adorno do que uma peça funcional. Nela, as mulheres levavam espelho, lenço e algum produto de beleza.

Década de 1920

Trata-se da década libertária, principalmente na moda feminina. Esse período também é conhecido como “loucos anos 20” e a bolsa mais comum era a no estilo carteira, que era usada no dia a dia.

Para ocasiões especiais, entravam em cena as bolsas de mão com bordados e pedrarias coloridas. O estilo art déco era um dos mais marcantes, influenciando inclusive o design e estampas dos acessórios.

Década de 1930

Período que sucede a quebra da Bolsa de Nova York, que aconteceu em 1929. O evento também é chamado de Crise de 1929 e de A Grande Depressão, quando a bolsa novaiorquina tinha mais ações do que compradores e os investidores faliram.

Os itens de moda, como as bolsas, passaram a refletir esse período de crise econômica. Isso era visível principalmente no design simples das peças e no material utilizado em sua confecção, que era mais barato.

Nesse período, os acessórios ganharam detalhes de metais, com fechos que eram pequenos, sem caráter ornamental, sobretudo em comparação com as bolsas em alta da década de 1920.

Década de 1940

Trata-se do período da Segunda Guerra Mundial, quando a matéria-prima utilizada na fabricação de roupas e acessórios ficou escassa. Foi nessa época que as bolsas artesanais ganharam força.

Além disso, o acessório passou a ser mais funcional. Na prática, ele ganhou um tamanho um pouco maior e tinha alças que facilitavam o transporte, sem deixar a elegância de lado.

Década de 1950

Época marcada pelo fim da Segunda Guerra Mundial e pelo American Way of Life, ou seja, pelo Estilo de Vida Americano. Esse estilo ditou o comportamento dos norte-americanos, funcionando como uma padronização social.

O American Way of Life estimulava o consumismo, bem como a crença em valores democráticos liberais. Nessa época, a moda foi na contramão do simples e se tornou mais glamourosa.

Os acessórios, principalmente, passaram a ser mais trabalhados, ricos em detalhes. Foi nesse período que surgiu a bolsa box, que vem numa estrutura rígida que parece uma pequena caixa.

Década de 1960

Década em que surgiram vários movimentos, entre eles o hippie, que entraria em seu auge em 1970. Isso causou um impacto diferente na moda, como a valorização de acessórios artesanais.

As bolsas de tricô ganharam popularidade, inclusive as de crochê e bordadas. Os modelos com elementos florais também se tornaram moda, aparecendo em looks de celebridades.

Década de 1970

Foi nessa época que a bolsa ganhou ainda mais funcionalidade e praticidade. Os maiores exemplos disso são as bolsas de couro tiracolo, que são levadas na transversal. Tal modelo é um símbolo do look hippie dos anos 70.

Década de 1980

Versatilidade é a palavra que melhor define o mundo da moda e dos acessórios na década de 80. Nesse período, surgiram movimentos como o punk, gótico, new wave e rap, que influenciaram positivamente a moda.

As mulheres passaram a ser grande parte do mercado de trabalho e queriam bolsas mais práticas para uso no dia a dia. Nessa época, era comum encontrar bolsa que combinava com o sapato.

Década de 1990

Época em que as bolsas deixaram de ter uma relação menos rígida e direta com a roupa. Misturar cores e texturas não era mais estranho e os acessórios ganharam mais compartimentos, para que fossem superfuncionais.

Década de 2000

A partir dos anos 2000, o que se viu no mundo da moda foi uma retomada de modelos de bolsas de décadas anteriores, mas repaginados, com design mais atual, sem deixar a praticidade de lado.

Surgiu uma grande variedade de modelos, atendendo diferentes gostos. Passou a ser fácil encontrar desde uma bolsa pequena para carregar somente o celular até outras grandes, para ter consigo desde material de estudo até documentos de trabalho.

imagem da Bolsa Personnalite Cavezzale Chocolate/Castanho
Foto: Cavezzale

Principais modelos de bolsa feminina

Hoje, há uma grande variedade de modelos de bolsa, um para cada ocasião. Para uso no dia a dia, por exemplo, a bolsa feminina grande e a média são as melhores opções.

Há alternativas como o modelo tiracolo, que é levado na transversal. Algumas bolsas nesse estilo também vêm com alça de mão, oferecendo mais de uma forma de transporte.

Ainda nesse estilo, há bolsa tote bag, além da shopping bag, que são grandes e possibilitam transportar uma quantidade maior de itens. A tote bag é perfeita para um look de trabalho, enquanto a shopping bag é ideal para compras.

De modo geral, os modelos grandes e médios são indicados para uso no dia a dia, para estudos e trabalho ou simplesmente quando você precisa carregar mais itens. Se for para compor um look de festa, a bolsa feminina pequena é a mais indicada.

Ela se destaca por ser mais formal e possibilitar ter consigo somente o necessário, como a chave de casa, cartões, documentos e celular.
Você encontra esses e outros modelos de bolsas incríveis em nossa coleção. Aproveite para conhecer as bolsas Cavezzale, inclusive para comprar online a sua favorita!

banner acessórios

Leia também:

>>> 3 modelos de bolsa de couro para usar na balada

>>> Como escolher a bolsa de couro feminina para um casamento

POSTS RELACIONADOS

  • Descubra quais serão os Feriados de 2018 e programe suas viagens!

    leia mais
  • Amigo secreto

    5 Dicas de presente para o Amigo Secreto

    leia mais
  • Milão

    Milão: locais imperdíveis e informações úteis para viajantes!

    leia mais
Open chat
Estamos online!