Ao viajar de avião, é comum surgirem dúvidas sobre a bagagem de mão, afinal, nem tudo é permitido. A mala levada na cabine deve estar de acordo com as regras da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Confira quais são e as nossas dicas para viajar sem imprevistos!
Tabela de Conteúdos
O peso da bagagem de mão e suas dimensões não podem passar respectivamente dos 5kg e 115 cm. A ANAC propôs novas regras de franquia de bagagem. Caso aprovadas, o passageiro terá direito até 10kg em vôos nacionais e internacionais.
As regras de inspeção de malas mudaram em 2016. Os aeroportos podem fazer revista aleatória de bagagens de mão, inclusive de crianças. O critério de seleção para revista é sigiloso e passageiros que se negarem serão impedidos de entrar na área de embarque.
Além disso, todas as bagagens de mão passam pelo raio X. De acordo com a nova norma, laptops devem ser retirados durante este processo, já que dificultam a visualização dos demais objetos. Caso a mala contenha algo fora do que é permitido, o objeto terá que ser deixado com as autoridades do aeroporto. Em caso de detecção de objeto suspeito, o passageiro será encaminhado à Polícia Federal.
Por segurança, a normativa da ANAC proíbe uma série de itens na bagagem de mão. Ela não pode conter objetos cortantes, aerossóis (inclusive desodorante), animais, plantas e derivados sem certificação sanitária, armas de fogo e elementos perigosos, como líquidos inflamáveis, alvejantes, explosivos e venenos. Remédios devem ter receita médica.
Com a mudança nas regras de inspeção de malas, os passageiros devem redobrar a atenção com os líquidos transportados na bagagem de mão: eles devem estar em frascos transparentes de no máximo 100ml. Os frascos, por sua vez, devem estar embalados em uma sacola de plástico transparente e vedado (zip-log). Cada passageiro tem direito uma sacola.
Devido às restrições da ANAC, o passageiro deve levar uma bolsa ou mochila não muito grande ou uma bagagem de mão com rodinhas pequena. Caso você transporte objetos valiosos, vale a pena investir em um porta valores (uma espécie de pochete pequena e discreta que pode ser usada sob a roupa). Por segurança, eletrônicos (como câmeras e tablets) devem ser levados na cabine. Lembre-se: há inúmeros casos de malas violadas sob a custódia da companhia aérea.
Caso você tenha bagagem despachada, leve uma muda de roupa e itens de primeira necessidade na bagagem de mão. Caso sua outra mala seja extraviada, você terá o básico à disposição até que os volumes despachados sejam localizados e enviados até você.
Em caso de viagem internacional, verifique as regras de bagagem de mão do seu destino: elas podem variar de um país a outro. Em caso de dúvida, consulte sua companhia aérea, que te orientará em caso de dúvida quanto a itens específicos.
Você também poderá gostar de…
+ 4 Ideias para presentear as mamães que viajam!
+ Conheça as novas normas de bagagem segundo a ANAC