É muito comum que só de ler o título desse post você arrumou os ombros e se encostou na cadeira de forma mais ereta, não é mesmo? Não usar mochilas corretamente pode causar problemas como ombros caídos e até mesmo aquela dor nas costas que insiste em aparecer vez ou outra. Alguns dizem que isso é coisa de velho, porém diferente do que se pensa sobre o assunto, os problemas de coluna e até mesmo lesões na região são resultados de problemas posturais.
A maioria dos estudos feitos sobre o assunto focam no desenvolvimento desses problemas em crianças e adolescentes, e não é para menos. De acordo com os pesquisadores, as alterações na postura quando criança são um dos fatores que predispõem condições degenerativas da coluna nos adultos.
O foco de atenção costuma estar no peso das mochilas usadas pelas crianças em idade escolar, já que este não pode passar de 15% do peso corporal do indivíduo. Por exemplo, se a pessoa pesa 50kg sua mochila deve pesar no máximo 5kg. Caso o peso transportado seja superior a isso, há uma predisposição de um desequilíbrio músculo esquelético no centro de massa corporal.
De maneira geral, quando uma pessoa se posiciona de forma incorreta há uma descompensação no corpo. Quando isso acontece, nosso organismo automaticamente busca voltar ao equilíbrio e desenvolve compensações e assimetrias posturais, bem como mudanças na base de apoio e na pressão arterial.
Os estudos apontam que as crianças que transportam uma mochila pesada de forma habitual têm mais chances de apresentarem um impacto cumulativo na postura se comparadas com outras que carregam o peso adequado. É claro que a vilã não são as mochilas e existem muitos outros pontos de atenção que precisam ser levados em conta no dia a dia para evitar problemas de postura.
Sentar corretamente na cadeira, se posicionar com a coluna ereta na hora de levantar e transportar objetos mais pesados, entre outras atividades do dia a dia são pontos de atenção também. Além disso, trabalhar a prevenção é sempre o melhor caminho antes do problema se instalar de vez.
Como dissemos anteriormente, a mochila não é o vilão dos problemas de postura e, sim, a forma como as pessoas costumam usá-la. Nas crianças, quando os pais não ficam atentos em relação ao peso que os filhos estão carregando o aparecimento de alterações na coluna podem se agravar com o tempo.
Para corrigir a postura e evitar alguma disfunção é necessário posicionar corretamente a coluna, fortalecer os músculos nas costas e da região abdominal. Quando eles estão fracos há uma tendência maior para os ombros ficarem caídos e voltados para frente, proporcionando a hipercifose, conhecida como “corcunda”.
Outras atividades que você pode fazer para evitar lesões na coluna são:
Além disso, quando usar mochilas pesadas, estas devem ser apoiadas sobre os dois ombros para que o peso seja equilibrado e não haja danos à coluna. As alças também devem estar apertadas de forma que fiquem ajustadas às costas e, claro, não carregar mais que 10% do seu peso corporal. No caso de usar bolsas, opte pelos modelos com alça transversal.
Com os devidos cuidados, usar mochilas não será um motivo para sua postura corporal ficar prejudicada. Sempre busque modelos com materiais de qualidade e que sejam confortáveis. Está precisando de uma mochila? Confira em nosso site os modelos que temos disponíveis.