CATEGORIAS

Calçados de couro legítimo: descubra as vantagens desses produtos!

Os sapatos feitos em couro cada vez entram mais na moda e cada vez mais pessoas se rendem a esse lindo material. Ter um calçado de couro no armário é imprescindível, por serem peças super versáteis, bonitas, duradouras e que trazem um toque especial no seu visual.

Os calçados de couro feminino estão disponíveis nos mais diversos modelos possíveis e imagináveis, é sim um universo que se você adentrar não quer mais sair, são tantas possibilidades de cores, formatos, detalhes, enfeites, tudo tão lindo.

imagem de duas mulheres usando calçados de couro

Entretanto, para que seus calçados de couro permaneçam bonitos, você deve tomar diversos cuidados para que a sua durabilidade seja cumprida. Por essa razão, hoje vamos te dar algumas dicas de como fazer a limpeza de seus calçados, como pode ser feita a conservação deles, como cuidar e o que passar neles para garantir aquele brilho que todo mundo conhece.

Como limpar calçados de couro?

Diferente dos outros calçados feitos em tecido que você deve esfregar para limpar, os sapatos de couro são mais simples de fazer a limpeza, justamente pelo fato de não ser de tecido, portanto, se sujar, passando paninho úmido com detergente já resolve o seu problema e já o deixa limpinho, além do fato de eles secam muito mais rápido.

E para facilitar ainda mais esse processo, foram criados produtos específicos para a limpeza de couro, se você tiver medo de danificar seu sapato ao limpar com qualquer produto, eles vão aumentar a vida útil do sapato

O que passar em calçados de couro?

Uma maneira de deixar eles hidratados, evitando que eles rachem e percam aquela aparência linda que um sapato de couro tem, é indicado passar um creme de limpeza, ao menos específicos uma vez ao mês para que eles continuem inteiros e claro, brilhosos.

Como cuidar de calçados de couro?

Aqui você deve prestar muita atenção, são diversas coisinhas que você deve fazer e de maneira nenhuma fazer para que a vida útil do seu sapato não diminua, principalmente os calçados de couro legitimo feminino que claro exigem um cuidado maior. Preste atenção nos seguintes pontos:

  • Para que o calçado não amasse, o ideal é guardá-lo em caixas de plástico que tenham pequenos furos para ventilação.
  • Jogar seu calçado de qualquer jeito no guarda roupa pode danificá-lo, então para evitar isso coloque ele da maneira correta em um lugar arejado para que não acumule fungos.
  • Não mergulhe ele em água quando for fazer a limpeza do mesmo, apenas um pano úmido com algum sabão neutro já dá conta do recado. E não utilize o mesmo sapato por mais de dois dias, o excesso de suor diminui a durabilidade do couro.
  • Nunca, jamais você pode fazer a utilização de álcool, solventes sintéticos ou quaisquer produtos agressivos para fazer a limpeza de seus calçados.
  • É importante manter o couro sempre hidratado. Existem hidratantes específicos para isso, que inclusive são bem fáceis de serem encontrados.
  • O sol pode ressecar o couro e dessa maneira ele se torna quebradiço, por conta disso, após a lavagem, não deixe ele exposto ao sol. Você pode colocar para secar naturalmente na sombra. E claro, não se pode colocá-los na máquina de lavar para acelerar o processo.

Como você já leu aí, existe o couro legítimo, que é aquele feito com o couro de animais e os não legítimos, ou seja, aqueles que imitam o couro, vamos falar um pouquinho sobre cada um deles.

Leia também:
>>>
Tênis de couro: conheça as vantagens deste item

Couro legítimo:

imagem de um calçado de couro
  • Bezerro de vitela: usado para confeccionar botas de alta qualidade.
  • Potro: é encontrado nos calçados femininos de couro e infantis.
  • Vaca: é muito adequado para o uso em botas e calçados fortes, por ser mais grosso.
  • Cabra: é fino e brilhante, o que o torna perfeito para o uso em mocassins e demais sapatos masculinos e femininos extremamente confortáveis.
  • Canguru: tecido macio e leve, o que o torna ideal para a confecção de tênis esportivos.
  • Búfalo: muito utilizado em sapatos casuais.
  • Carneiro: por não ser um couro resistente, é usado para calçados de frio e chinelinhos em que a lã é usada junto.
  • Deerskin: para calçados de alta qualidade, tanto para homens, quanto para mulheres.
  • Couros exóticos: são muito utilizados em sapatos, botas e decorações.

Por serem feitas de couro natural, a durabilidade é absurda e um ponto muito positivo. É um sapato mais caro, mas que vale cada centavo do investimento, pois não estragam com facilidade e são impermeáveis, ou seja, deixam seu pé sequinho mesmo num dia úmido.

Couro sintético:

  • A opção sintética mais comum é feita de poliuretano. Diferente do couro legítimo, a peça adquirida não durará muito tempo, por ter uma qualidade muito menor, são pouco resistentes e sua impermeabilidade fica a desejar.

Camurça:

  • Assim como o legítimo, ele deriva dos animais, mas ele passa por um processo em que ele fica mais macio e maleável, por conta disso ele é diferente do couro legítimo. É um material que deixa seu calçado muito confortável.

Ecológico:

  • Apesar do nome sugerir uma coisa, não é bem assim. Ao contrário do que muitos pensam, não é uma opção vegana do couro, o couro ecológico também é originário de animais, mas leva esse nome, pois em seu processo de curtimento, a quantidade de metais pesados de sua composição é minimizada.

Em lojas de calçados de couro legítimo você pode adquirir seu sapato e arrasar por aí com um calçado charmoso e que  nunca sai de moda. Ainda mais agora, depois que você aprendeu a maneira de como conservar calçados de couro você não tem mais desculpas para não ter pelo menos um no armário. Todas as vantagens que um calçado de couro tem em questões de durabilidade, conforto, impermeabilidade e estética, vale a pena o investimento que for feito.

E caso você esteja se perguntando onde você poderia usar um sapato feito em couro, a resposta é fácil, em qualquer lugar. É realmente uma peça coringa que vai com tudo e cabe em todas as situações. Agora é só se jogar nesse universo de opções e ver aquele que mais é a sua carinha e sair desfilando por aí.

Leia também:
>>>
3 vantagens em usar mochilas de couro
>>> Necessaire de Couro: o acessório que faltava na sua vida

POSTS RELACIONADOS

  • viagem dos sonhos

    Como tornar a viagem dos sonhos uma realidade? Dicas práticas

    leia mais
  • Tênis de tecido

    Tênis de tecido: você já conhece essa tendência?

    leia mais
  • extravio-de-bagagem

    Seguro bagagem: como contratar e o que fazer no caso de extravio da sua mala!

    leia mais