CATEGORIAS

Artigos de Couro: como limpar?

Acessórios de couro, como calçados, bolsas e cintos, são excelentes investimentos porque duram muito, permanecendo em perfeito estado por um longo período. Porém, há um detalhe importante: para atingir esse resultado é essencial limpá-los regularmente.

Mas, afinal, como limpar artigos de couro? Se você comprou alguma peça de couro, independente se ela é um item de vestuário, uma carteira ou uma bolsa, certamente em algum momento você irá parar para se perguntar como fazer a limpeza e manutenção da sua aquisição.

imagem de uma pessoa limpando umam bolsa de couro

Neste post, solucionamos essa dúvida de uma vez por todas. Continue a leitura e saiba como limpar couro de forma segura, sem danificar a peça, preservando-a por um longo período!

Dicas para limpar artigos de couro

É muito importante antes de realizar qualquer procedimento em artigos de couro observar as instruções do fabricante, o que ajudará a adotar os procedimentos adequados, minimizando a possibilidade de dano à peça.

Mas, de maneira geral, existem algumas regras que se aplicam a todas as limpezas de peças de couro. A seguir, apresentamos o que fazer! Aproveite para conferir as dicas e colocá-las em prática:

Utilize produtos próprios para limpeza de couro

Uma forma segura de limpar bolsa de couro ou qualquer outra peça feita com esse material é utilizar um produto próprio para esse fim, uma vez que não é abrasivo e preserva o material, além de remover a sujeira com eficiência.

Dá para encontrar e comprar produtos para limpeza de couro em lojas especializadas, bem como em supermercados, normalmente por preços acessíveis, compensando o investimento porque preservam o acessório, além de durarem bastante.

Passe um pano macio para remover sujeiras simples

Utilize um pano macio e seco para remover sujeiras simples e secas, como poeira. Caso estejam acumuladas em cantos de difícil acesso, use uma escova de cerdas macias para removê-las.

O pano ou escova pode ser passado, sempre com delicadeza, no couro e em detalhes de metal da peça, conseguindo remover sujeiras de maneira simples e rapidamente.

Faça limpezas profundas ao menos uma vez por mês

É importante fazer uma limpeza profunda do acessório pelo menos uma vez por mês, para evitar que a sujeira se acumule em cantos e seja mais difícil removê-las.

Mas, como efetuar esse tipo de limpeza? Simples: para uma limpeza mais profunda você pode utilizar um pano úmido. Inicie o processo retirando, com cuidado, qualquer partícula de poeira e outros detritos que possam ser vistos a olho nu.

Isso pode ser feito com o auxílio de um pano ou escova macia. Outra opção é passar um aspirador no acessório, utilizando o bocal para materiais delicados, o que reduzirá o risco de danificar o couro.

Esse processo é muito importante porque até mesmo as mais ínfimas partículas de poeira podem acabar agredindo o couro no momento que você der andamento à limpeza.

Então, umedeça um pano macio em água e passe pelo couro, principalmente em locais com manchas. Faça movimentos suaves, para não danificar o material e mantê-lo em perfeito estado.

Tenha cuidado na remoção de manchas

Se a mancha não sair somente com um pano umedecido em água, há outras dicas para removê-las. Caso seja uma peça de couro clara (branca ou bege, por exemplo), existe a possibilidade de passar um algodão embebido em acetona, sempre com cuidado para evitar que a mancha aumente.

Passe o algodão levemente umedecido, sem muito produto, pontualmente no local da mancha, sem esfregá-lo, o que evitará que a mancha se expanda e comprometa ainda mais o material.

Sua peça tem couro texturizado, como o de crocodilo? Então, esqueça a acetona, uma vez ela pode danificar a textura do material. Neste caso, recomenda-se fazer uma mistura de óleo de abacate e água oxigenada para limpar e dar brilho ao material.

Limpe a peça internamente

Não é somente o lado externo que merece sua atenção na hora da limpeza, mas também o interno, dica que é importante para bolsas e calçados, por exemplo.

De maneira geral, recomenda-se remover pó e demais detritos com um pano macio ou aspirador. Deixe a peça arejando, principalmente se for um calçado, para evitar o armazenamento com resquícios de umidade ou suor. Em situações assim, há um grande risco de desenvolvimento de mofo, o que pode danificar o material seriamente.

Hidrate e lustre o couro

imagem de duas bolsas de couro

Com o tempo, o couro pode ficar ressecado, o que compromete sua beleza e durabilidade. Dá para evitar isso ao hidratar e lustrar o couro, o que deixará o material com cara de novo.

Mas, como hidratar e lustrar o couro? Uma forma simples é investir em produtos próprios para esse fim. Caso esteja com o orçamento apertado no momento, dá para utilizar alternativas como o óleo de amêndoas ou vaselina.

Em ambos os casos, basta passar uma pequena quantidade no acessório, evitando excessos. Finalize passando um pano seco sobre o couro, como se estivesse lustrando o material.

Procure repetir esse processo sempre que identificar que o couro está sem brilho, o que ajudará a dar outra cara para o material, deixando-o como se estivesse novo.

Cuidados extras com artigos de couro

Agora que você já sabe como limpar bolsa de couro, jaqueta, bota, carteira, entre outras peças com esse material, que tal conferir outras dicas de preservação? A seguir, listamos as principais para manter seus acessórios em perfeitas condições:

Leia também:
>>>
Saiba como não errar no look com cinto de couro

Fuja do sol

Evite manter o couro no sol, porque os raios solares ressecam o material, que pode acabar rachando e se deteriorando antes do esperado. Por isso, deixe a peça sempre à sombra.

Não use abrasivos na limpeza

Não limpe o couro com materiais abrasivos, pois eles removem os óleos naturais usados para preservar o couro. Para limpar o seu artigo de couro utilize um pano macio (preferência de algodão) ou uma escova com cerdas mais suaves.

Seque bem antes de guardar

É fundamental aguardar que o couro seque totalmente antes de armazenar a peça. Mas, não a deixe no sol ou na secadora, uma vez que o calor danifica o couro, tornando-o quebradiço. Por isso, nesse momento é necessário ter paciência.

Você deve deixar o objeto em um local seco e arejado, longe da incidência solar, e esperar. O processo pode ser um pouco demorado, mas assim você garante que o couro irá durar por muito tempo.

Use materiais específicos para proteger o couro

Se você quiser adicionar uma camada extra de proteção aos seus produtos de couro, uma sugestão é a utilização de sprays a prova d’água específicos para esse tipo de material. Você pode encontrar no mercado produtos exclusivos para a limpeza e proteção do couro.

Tenha cuidado no armazenamento

Recomenda-se guardar artigos de couro apoiados em prateleiras, sem deixá-los pendurados porque isso pode deformar o material, principalmente em médio e longo prazo, o que é algo extremamente difícil de ser revertido.

Além disso, sempre que possível mantenha as peças dentro de sacos de tecido respiráveis, como os que são feitos com TNT. Neste caso, o saco forma uma camada de proteção sobre o couro, evitando o acúmulo de pó, de modo a dispensar limpezas frequentes.

Como é feito com um material respirável, o saco de tecido possibilita uma circulação de ar contínua, minimizando o risco de desenvolvimento de mofo, o que pode contribuir para a deterioração do material.

Comprar artigos de couro

Já sabe como limpar e armazenar artigos de couro, mas não onde comprar online produtos de excelente qualidade? A Cavezzale tem diversos produtos de couro legítimo, abrangendo calçados femininos, bolsa, carteira, entre outros itens, todos conectados nas principais tendências do mundo fashion.

São calçados femininos de couro legítimo, bem como acessórios perfeitos para o dia a dia, todos de ótima qualidade, durabilidade e em ampla cartela de cores, apresentando alternativas com preços atrativos e justos.

Aproveite para conhecer toda a seleção de produtos de couro legítimo da Cavezzale e para comprar online os seus favoritos, de maneira segura, tendo a praticidade de receber em sua casa!

Leia também:
>>
4 motivos para não aposentar a pasta de couro executiva
>>
Como limpar a mala de viagem?

POSTS RELACIONADOS

  • Amigo secreto

    5 Dicas de presente para o Amigo Secreto

    leia mais
  • pessoas usando máscara

    Como combinar looks com a máscara?

    leia mais
  • Milão

    Milão: locais imperdíveis e informações úteis para viajantes!

    leia mais