CATEGORIAS

Como limpar bolsa de couro manchada de caneta?

|

As bolsas de couro são itens perfeitos para se ter no dia a dia: são funcionais e ainda ajudam a complementar o look em grande estilo. Essas peças, inclusive, têm valor sentimental para algumas mulheres. Por isso, não é de se estranhar que muitas ficam desesperadas quando a bolsa ganha, acidentalmente, manchas de caneta, seja porque ela estourou dentro da peça ou foi riscada, problema que fica ainda mais evidente em versões claras, como a bolsa branca.

Mas, não se preocupe com esse detalhe: existe como limpar bolsa de couro e deixá-la com cara nova! Veja aqui dicas para remover essas manchas!

Bolsa de Couro Manchada

Usando álcool

Uma das formas de limpeza é utilizar álcool, produto que tem maior eficiência se a mancha for fresca / recente. O procedimento é simples:

  • Remova o excesso de tinta com um papel toalha ou pano macio e seco;
  • Passe, com cuidado e auxílio de um algodão, um pouco de álcool sobre a área afetada. Esfregue delicadamente, para não danificar a peça;
  • Repita esse processo até a mancha sair por completo;
  • Seque o local com a ajuda de um secador em baixa temperatura, para o álcool evaporar e não penetrar no couro;
  • Aplique um pouco de vaselina sobre a área e remova o excesso. O produto fará com que a umidade do couro seja restaurada.

Aplicando spray de cabelo

Não tem álcool por perto? Substitua-o pelo spray de cabelo, o famoso laquê, que também é bastante eficaz:

  • Pulverize uma quantidade pequena de laquê sobre a área e deixe o produto agir por cinco minutos;
  • Remova, com um pano macio, o laquê da bolsa. Não esfregue o couro, apenas faça movimentos suaves;
  • Repita o processo quantas vezes for preciso;
  • Tire o laquê da bolsa usando um pano umedecido em água;
  • Passe um pouco de vaselina no local e tire o excesso.

Bolsas de Couro

Utilizando glicerina e álcool

  • Misture uma colher de sopa de glicerina líquida com 2 colheres de sopa de álcool;
  • Esfregue, com o auxílio de um algodão, essa solução na área atingida.
  • Renove o couro passando um pouco de vaselina e removendo o excesso.

Bolsas de couro com camurça: como tirar manchas de caneta?

A shallow focus shot of a male wearing a grey and brown rucksack and holding a camera

Se a mancha de caneta foi feita exatamente na parte de camurça da bolsa, uma dica para removê-la é passar um pouco de vinagre incolor no local, sempre delicadamente e com o auxílio de uma escova própria para limpeza de camurça.

Não possui esse tipo de escova? Sem problemas, dá para utilizar uma escova de dentes, desde que nova e macia. Molhe-a no vinagre e esfregue a mancha suavemente, sempre tomando o cuidado de não a expandir.

A utilização do vinagre incolor é obrigatória, porque o escuro pode manchar ainda mais a bolsa, principalmente se a camurça for clara, resultando em uma marca difícil de ser removida.

Se a mancha for recente, a possibilidade de removê-la é maior. Logo, procure realizar esse procedimento assim que identificar ou fizer a marca, para evitar o dano permanente do acessório.

Hidratação da bolsa de couro

Agora que você já sabe como remover mancha de caneta da bolsa de couro, é importante realizar outro procedimento que contribuirá para manter o acessório sempre impecável, além de aumentar sua vida útil.

Esse procedimento é a hidratação do couro, que melhora sua maleabilidade, além de renovar o brilho e material, garantindo uma aparência mais bonita. Mas, como hidratar o couro?

Essa tarefa é mais simples do que muitos pensam, basta utilizar hidratantes próprios para o couro. Caso tenha dificuldade de encontrá-lo, há uma alternativa de substituição igualmente eficaz e com preço acessível.

Neste caso, você pode utilizar óleo de amêndoas para hidratar o couro. O segredo é umedecer um pano macio e aplicar de duas a três gotas de óleo de amêndoas na superfície do acessório.

Tenha o cuidado de deixar a bolsa secar naturalmente antes de armazená-la. Guardar o acessório ainda úmido aumenta a possibilidade de desenvolvimento de mofo, o que pode comprometer a qualidade do material.

Como conservar a bolsa de couro

Sua bolsa de couro durará muito mais se souber conservá-la adequadamente. Para isso, é preciso adotar algumas dicas de uso, limpeza e armazenamento. Confira, a seguir, quais são elas:

Não pendure a bolsa de couro ao armazená-la

É importante não pendurar a bolsa de couro ao guardá-la, porque com o tempo ela pode ficar deformada. Ao invés de colocá-la em ganchos ou cabides, mantenha o acessório apoiado nas prateleiras do guarda-roupa ou em nichos.

Guarde as bolsas de couro em sacos de tecido

Os sacos de tecido são aliados porque evitam que a bolsa de couro feminina entre em contato direto com outros objetos do guarda-roupa, minimizando a possibilidade de riscos e contribuindo para que o acessório fique sempre em perfeito estado.

Existe a possibilidade de manter a bolsa em sacos de tecido próprios para esse tipo de acessório. Caso não os tenha, uma alternativa acessível é o saco de TNT, que é um tecido respirável, barato e que diminui significativamente a possibilidade de mofo.

Não utilize produtos abrasivos para limpeza do couro

O couro é um material resistente a danos, mas existem alguns produtos que são inimigos do material, uma vez que podem provocar rachaduras e descamações. É o caso dos removedores e alvejantes.

Caso queira preservar sua bolsa de couro ao máximo, o ideal é limpá-la com produtos suaves. Se estiver em dúvida se pode usar o produto para higienização, uma dica infalível é fazer um teste numa área pequena e escondida da bolsa.

Se ao aplicar o produto o material demonstrar qualquer alteração, não o utilize no restante da bolsa, porque a possibilidade de danificá-la irreversivelmente é altíssima.

Tenha um cuidado especial com detalhes de metal

Se sua bolsa de couro tiver detalhes de metal, procure mantê-los secos para evitar que oxidem e fiquem com manchas de ferrugem. Durante a limpeza do acessório, certifique-se de manter os metais limpos e totalmente secos.

Não deixe a bolsa de couro exposta ao sol

A exposição direita ao sol, sobretudo por longos períodos, pode provocar manchas, rachaduras ou descamações no couro. Por isso, procure manter a bolsa longe do sol, principalmente ao armazená-la.

Locais na sombra e ventilados são os mais indicados, porque além de evitar danos também diminui a possibilidade de o acessório ficar com odor desagradável, sobretudo de mofo.

Faça limpezas periódicas na bolsa de couro

A limpeza de bolsa de couro não deve ser feita somente quando tiver manchas de caneta, mas sim periodicamente, para mantê-la sempre limpa e com cara de nova.

Portanto, remova o pó do acessório e outras sujeiras mais superficiais, sempre seguindo orientações do fabricante, o que ajudará a evitar danos à bolsa. Se tiver manchas ou marcas difíceis de serem removidas, encaminhe o acessório a uma empresa especializada para realizar a retirada.

Leve maquiagens e canetas em estojos

Maquiagens e canetas são materiais com alto risco de provocar manchas na bolsa, principalmente quando vazam dentro do acessório. Para evitar esse tipo de problema é só os carregar dentro de estojos.

Se quiser uma alternativa igualmente eficaz e bonita, dá para usar o nécessaire, acessório disponível em versões lisas e estampadas, com ou sem compartimentos internos.

O diferencial do estojo e do nécessaire é que são opções perfeitas para manter sua bolsa sempre organizada, podendo encontrar rapidamente quaisquer itens.

O melhor? Esses acessórios possuem preços acessíveis, portanto, dá para comprá-los e aproveitar seus benefícios de organização e proteção da bolsa de couro sem deixar seu orçamento no vermelho.

Onde comprar bolsa de couro legítimo

As bolsas de couro são excelentes investimentos porque possibilitam transportar itens pessoais com muito mais facilidade no dia a dia, duram por um longo período e ainda ajudam a montar looks cheios de estilo, não importa qual seja a ocasião.

Quer comprar bolsas de couro legítimo, mas não sabe onde encontrá-las? A Cavezalle tem uma seleção com modelos incríveis, todos de excelente qualidade e conectados nas principais tendências da moda!

Além dos bolsas de couro, você também encontra modelos de estojo e nécessaire para transportar canetas e maquiagens com muito mais segurança, evitando manchas pelos acessórios. Confira e compre online de forma segura com a Cavezalle!

Você também poderá gostar de…

>> 6 Receitas para tirar mancha de jeans da bolsa de couro!
>> Veja como limpar sua mala de viagem!

3 Comentários

POSTS RELACIONADOS

  • como montar mala para o carnaval

    Como montar sua mala para o Carnaval

    leia mais
  • Amigo secreto

    5 Dicas de presente para o Amigo Secreto

    leia mais
  • Logomania e a Nova Assinatura de Estilo Cavezzale

    leia mais
Open chat
Estamos online!