Fazer um intercâmbio é o sonho de muitas pessoas, e não é para menos. Afinal, passar um período trabalhando ou estudando fora pode ser um salto na vida pessoal e profissional.
Para que a experiência aconteça sem maiores imprevistos, planejar bem e com antecedência é fundamental. O planejamento envolve, claro, a mala: afinal, o que levar na mala para fazer intercâmbio? Em primeiro lugar, invista em uma mala com rodinhas de qualidade e feita de um material leve: elas são práticas e fáceis de carregar pelo aeroporto. Lembre-se que você sempre volta com mais coisas do que partiu, então, vale a pena comprar uma mala com extensor.
Caso tenha a intenção de viajar com empresas low cost enquanto estiver fora, invista em uma mala de bordo. Este tipo de mala para intercâmbio normalmente já tem as dimensões estipuladas por estas empresas. Lembre-se que elas cobram (e caro) para despachar bagagens fora do padrão!
Antes de mais nada, pesquise sobre como as pessoas se vestem no país de destino. Pode ser que isto pareça superficial, mas se vestir de forma diferente pode fazer com que você se sinta (ainda mais) um peixe fora d’água! Após a pesquisa, elabore um check list do que levar em sua mala para intercâmbio. Assim, fica mais difícil você esquecer de alguma coisa.
A regra geral é levar roupas versáteis, que podem ser usadas nas mais diversas ocasiões. Leve apenas um traje social para situações mais formais. Evite roupas que amassem com facilidade (e que terão que ser passadas o tempo todo) ou que têm que ser lavadas à mão: em muitos países, as casas não contam com tanque para isto. Além disso, você não quer perder tempo precioso da sua experiência esfregando roupas, não é mesmo?
Se o seu intercâmbio for em um local com muito frio e neve, ao arrumar a mala dispense as roupas de frio. No Canadá e no nordeste dos EUA, por exemplo, o tempo pode ser muito extremo no inverno, e seus casacos brasileiros não são adequados para isso. Nestes locais geralmente há casacos, cachecóis e toucas que te protegerão adequadamente do frio e da neve a bons preços. De quebra, você tem mais espaço livre na mala de intercâmbio e tem menos chances de pagar por excesso de bagagem.
Para ganhar espaço, coloque as calças abertas no fundo da mala e as demais roupas enroladas por cima. Quando terminar, dobre a parte das calças que está para forma por cima das roupas. Além de aproveitar melhor o espaço, enrolar as roupas faz com que elas cheguem menos amassadas ao seu destino. As roupas mais volumosas vão sempre por baixo e as mais leves, por cima.
Mesmo com cartões de crédito e pré-pagos, levar dinheiro em espécie é importante. Na Europa, há muitos comércios menores que não aceitam cartões, e sacar dinheiro no exterior pode sair caro devido às taxas bancárias. Tente não levar todo o dinheiro em um local só, mas em hipótese nenhuma coloque-o na bagagem despachada: há diversos casos de bagagens violadas sob a responsabilidade da companhia aérea. Vale a pena investir em um porta valores para ter seu dinheiro, passaporte e outros objetos de valor sempre perto de você.
Você também poderá gostar de…
+ O que fazer em caso de bagagem extraviada?
+ Confira as novas normas da ANAC para malas de viagem!