CATEGORIAS

Mochila de couro: como é feita?

Conheça as vantagens desse material em comparação a outros disponíveis no mercado.

| |

A mochila de couro legítimo é um investimento perfeito para montar looks incríveis sem deixar a funcionalidade de lado. Não é para menos, afinal, ela consegue agregar estilo ao visual e ainda possibilita carregar itens que usa no dia a dia com muito mais facilidade.

Mas, afinal, você sabe como a mochila em couro legítimo é feita? Aqui, você confere detalhes sobre a confecção da peça e descobre quais são os diferenciais desse material. Acompanhe!

Imagem artesão escolhendo couro legítimo

Quais são os diferenciais do couro?

O couro legítimo é um material amplamente utilizado na produção de acessórios, como mochilas femininas e masculinas, porque possuem diferenciais especiais. A seguir, indicamos quais são os principais:

Durabilidade maior

Uma das principais vantagens do couro legítimo é sua durabilidade maior, especialmente em comparação a tecidos. O material possui maior resistência a danos e, se cuidado de forma correta, pode durar por muitos anos, passando entre as gerações da família.

Isso não acontece com o tecido, que pode se desfazer com o passar do tempo e uso contínuo da mochila. Por isso, se você busca um acessório que tenha uma maior vida útil, a mochila de couro legítimo é a melhor opção!

Impermeabilidade

O material também se destaca por ser impermeável. Portanto, se tomar chuva ou cair alguma bebida sobre a mochila de couro feminina ou masculina, não há risco de molhar ou de danificar seus pertences.

Versatilidade

O couro legítimo se destaca por ser um material muito versátil, combinando perfeitamente com quaisquer looks. Por isso, é uma alternativa para quem busca acessórios atemporais e que sejam fáceis de usar em looks do dia a dia.

Facilidade de limpeza

A limpeza do couro é muito mais fácil do que a limpeza do tecido, basta passar um pano umedecido em água e detergente neutro. Se preferir, também é possível usar produtos específicos para couro, que contam com o diferencial de também hidratar o material.

Excelente custo-benefício

A mochila de couro legítimo possui excelente custo-benefício. Isso se deve ao fato de combinar a longa durabilidade, impermeabilidade, versatilidade e facilidade de limpeza, tendo mais vantagens do que outros modelos.


Leia também:
>>>7 vantagens das bolsas femininas de couro

Como a mochila de couro é feita?

Agora que você já conhece quais são os diferenciais do material, chegou o momento de saber como a mochila de couro é feita. Na realidade, depende muito do processo de produção adotado pelo fabricante, que pode ser manual (pequena escala) ou industrial (larga escala).

No entanto, tanto na produção manual como na industrial há etapas que se assemelham. A seguir, indicamos algumas das principais e falamos sobre como funcionam:

Processo criativo

Trata-se da etapa que envolve a criação da peça, com escolha de design da mochila, definição de características externas e internas, compartimentos, alça, material utilizado (cor e tipo de couro), entre outros. Esse trabalho guiará toda a confecção da mochila.

Molde e corte

Toda peça é confeccionada com molde, para garantir que as partes tenham tamanhos certos e se facilite a confecção. Nessa etapa, os moldes e cortes do material são realizados.

É importante citar que o couro legítimo não é como o tecido, que pode ser empilhado em diversas camadas para corte de várias peças. O material tem formatos diferentes e partes menos nobres, que não são utilizadas.

Portanto, o trabalho é mais cuidadoso, para garantir um acessório de qualidade. Outro ponto importante é que o cortador de couro faz seu trabalho sempre visando o menor desperdício de material.

Confecção e acabamento

Etapa em que a peça ganha vida! É nela que a mochila é confeccionada e recebe detalhes de acabamento. As partes da mochila precisam ser coladas antes de costuradas, porque o couro é um material que escorrega e estica. Se não houver esse cuidado, a costura não será perfeita.

Normalmente, aplica-se a cola nos dois lados do material, aguarda-se o tempo de secagem e depois se faz a costura. Este último passo da costura deve ser cuidadoso, pois diferente do tecido, onde dá para desmanchar a costura mal feita, no couro, uma vez feito o furo da agulha, o material é perdido.

Para acabamento, dentro da mochila são usados materiais para dar estrutura e proteção ao couro. É comum utilizar papel, recouro (material 100% composto de fibras de couro), látex e tecidos, por exemplo.

Também se faz furos para regulagem da alça, gravações de logo (se for o caso), costuras manuais em locais de difícil acesso por máquinas, aplicação de zíper e botões, entre outros acabamentos.

Além disso, as mochilas passam por um controle de qualidade, são embaladas e, em alguns casos, preenchidas com enchimentos para manutenção de seu formato.

Imagem Mochila de Couro Cavezzale Soft Canyon
Cavezzale

Couro sintético é igual ao couro legítimo?

A aparência do couro sintético pode até ser semelhante à do couro legítimo, mas os materiais são muito diferentes. A começar pelas características táteis: o couro legítimo é muito mais robusto e tem ranhuras pequenas. Já o couro sintético tem textura lisa, sem ranhuras.

Além disso, a versão sintética tem uma durabilidade menor. Com o passar do tempo, o material começa a descascar e fica com uma aparência feia. Isso não acontece com o couro legítimo, que tem uma vida útil muito maior, mantendo uma boa aparência por um longo período.

Vale lembrar que o couro legítimo tem origem animal e o sintético é produzido por meio de materiais como o plástico, o petróleo e a borracha. Isso também contribui para que se tenha uma durabilidade diferente em ambos os tipos de couro.

Outro ponto essencial é que o couro legítimo é impermeável e o sintético não é. Inclusive, a chance de danos do sintético ao entrar em contato com a água é muito maior, ficando com manchas ou fazendo com que a peça descasque mais rápido.

Comprar mochila de couro legítimo

Depois de conhecer as características do material e como a peça é feita, quer garantir uma mochila de couro legítimo feminina ou masculina para usar no dia a dia?

Você encontra modelos incríveis e com preços justos na Cavezzale! São peças atemporais, versáteis e cheias de estilo! Aproveite para conferir e comprar uma mochila de couro online!

Bolsas de couro em até 10x sem juros!

Leia também:
>>>Mochila para notebook: Qual opção preserva mais o equipamento?
>>>Carteiras de couro duram quanto tempo?

POSTS RELACIONADOS

  • imagem de uma mulhere usando calçados de couro

    Calçados de couro legítimo: descubra as vantagens desses produtos!

    leia mais
  • Logomania e a Nova Assinatura de Estilo Cavezzale

    leia mais
  • Tênis de tecido

    Tênis de tecido: você já conhece essa tendência?

    leia mais
Open chat
Estamos online!