CATEGORIAS

Mochila de rodinha ou de costas: qual a melhor para crianças?

Confira aqui como escolher a melhor alternativa de mochila de rodinha para o seu filho e acabar com as dúvidas.

|

A mochila infantil é um dos principais itens da lista de materiais escolares e muitos pais têm dúvida sobre qual modelo comprar, se uma mochila de rodinha ou de costas.

Aqui, esclarecemos essa questão de uma vez por todas. Continue a leitura e confira como escolher entre mochila de rodinha ou de costas, acertando na aquisição!

imagem de um menino com mochila de rodinha nas costas

Mochila de rodinha ou de costas: qual a melhor?

Para definir a melhor mochila para crianças é preciso levar em consideração um fator: o peso carregado no dia a dia. Se for elevado, o ideal é investir em uma mochila de rodinha infantil, porque ela não sobrecarrega as costas.

Esse é um detalhe importante porque na infância os músculos, articulações e ossos ainda estão se formando. Portanto, se carregar um peso maior do que o corpo pode suportar há o risco de lesão.

Agora, se o aluno levar consigo uma pouca quantidade de material escolar, é possível escolher uma mochila feminina ou masculina infantil de costas sem problema algum, já que não há chance de prejudicar a coluna ou postura.

Como escolher de acordo com a idade da criança

Outra dica que pode te ajudar a escolher a mochila escolar perfeita é considerar a idade da criança. Normalmente, libera-se o uso do acessório por crianças a partir de três anos.

Entre os três e os cinco anos de idade, a recomendação geral é que opte por uma mochila com rodinha, para não correr o risco de sobrecarregar as costas e coluna da criança durante o período de desenvolvimento.

Para crianças que têm a partir de seis anos, é possível usar tanto a mochila de rodinha como a de costas. A indicação é que se atente somente ao peso! Caso seja elevado, prefira o modelo com rodinhas, para não sobrecarregar as costas da criança.

Peso máximo na mochila infantil

Até aqui falamos bastante sobre peso na mochila, mas poucos pais sabem o que pode ser considerado um excesso de peso. De acordo com a Sociedade Brasileira de Ortopedia, a carga máxima levada na mochila deve ser de até 10% do peso da criança.

Então, se ela tiver 30 quilos, ela pode levar, no máximo, 3 quilos na mochila. O ideal é que seja sempre menos, para evitar a sobrecarga da coluna, dores e problemas de má formação.

Dicas para escolher a mochila infantil ideal

Além de considerar entre mochilas com rodinhas e de costas, existem outros detalhes que você deve se atentar para escolher o acessório perfeito para voltar às aulas. Confira quais são de acordo com o modelo:

Mochila com rodinhas

Indica-se que o material do acessório seja leve, para não comprometer toda a capacidade de peso que a criança pode transportar. Dê preferência para os sintéticos ou para mochilas de couro, que são materiais que tendem a ser mais leves.

Sempre opte por modelos feitos com materiais de elevada qualidade e resistência a danos, porque essas mochilas para crianças duram por mais tempo, sem necessidade de trocas constantes.

Outro cuidado a se ter é com o puxador do acessório. O ideal é que seja ajustável, o que possibilitará regulá-lo conforme a altura da criança. Portanto, torna a mochila um acessório personalizável.

Sobre o puxador e forma de transporte, recomenda-se que a criança carregue a mochila com o braço esticado, com um ângulo de 30º em relação chão, com o acessório permanecendo inclinado. Durante o transporte, o item deve ser trocado de braço.

Leia também:

>>> Mochila de couro: como é feita?

Mochila de costas

O material também é importante na escolha da mochila de costas! Ele deve ser leve, mas resistente a danos, para que o acessório dure bastante tempo.

Além disso, é importante se atentar ao tamanho da peça. Garanta um modelo com tamanho suficiente para levar todos os itens do aluno, evitando que carregue parte dos materiais nas mãos. Isso lhe garantirá mais praticidade.

Faça a criança provar a mochila e repare em um detalhe: ela deve cobrir as costas, ter a parte superior logo abaixo do pescoço e a inferior na cintura. Se não cumprir essas características, o tamanho está errado.

Recomenda-se que tenha a largura dos ombros e alças largas, acolchoadas e ajustáveis. Ademais, a mochila precisa ficar o mais próxima possível do corpo.

O acolchoamento é um detalhe especial que a mochila de costas deve ter. Além de tornar o transporte mais confortável, ela evita que materiais pontiagudos, como arames e pontas de compassos, machuquem o aluno se perfurarem o acessório.

Vale lembrar que existem mochilas que combinam os dois modelos, podendo ser usadas nas costas ou puxadas. É uma alternativa interessante para crianças que precisam subir escadas na escola, já que o modelo de rodinhas não é tão prático nesse momento.

Além disso, é uma opção para os pais que desejam oferecer um acessório mais versátil para seus filhos, com mais de uma possibilidade de uso.

imagem da Mochila Luxcel Up4you de Poliéster Preto
Foto: Cavezzale

Como organizar a mochila infantil?

Para ter maior praticidade na organização da mochila infantil, é importante garantir um modelo que tenha divisórias / compartimentos internos e externos. Assim, conseguirá dividir os itens em categorias e transportá-los dessa forma.

Materiais mais resistentes e grandes devem ir em compartimentos maiores. Já os pequenos vão em divisórias menores. Em compartimentos do lado de fora, coloque garrafinha de água ou qualquer objeto que queira que a criança encontre rapidamente.

Para evitar que a criança carregue muito peso na mochila, o ideal é que tenha uma merendeira separada. Além disso, evita-se que estrague materiais em caso de vazamento de alimentos ou de líquidos.

Como carregar a mochila infantil

Além de ter o cuidado de escolher corretamente a mochila infantil, também é importante verificar como seu filho irá carregá-la. Se for uma mochila masculina ou feminina de rodinha, indica-se alterná-la entre os braços para não forçar somente um.

Ao ter esse cuidado com as mochilas de rodinha é possível evitar que a criança fique com dores no braço e no ombro, algo que é uma reclamação comum com esse tipo de acessório.

Caso seja uma mochila de costas, deve-se tomar o cuidado de não a apoiar em um ombro só. As alças devem estar nos ombros, para garantir uma melhor distribuição de peso.

Desse modo, é possível evitar não somente a dor nas costas e ombro, mas também deformidades na coluna, contribuindo para que não tenha problemas ortopédicos no futuro.

Como preservar o acessório?

Existem duas formas principais de preservar a mochila! Uma delas é se atentar ao peso que a criança carrega. Quanto maior ele for, maior a possibilidade de dano ao acessório e não somente às costas e coluna da criança.

Se a mochila for confeccionada com um material fraco, é provável que rasgue e não dure muito tempo. Portanto, evite exageros na quantidade de peso e compre um modelo feito com material resistente.

Outro cuidado que se deve ter é com a limpeza da mochila. O ideal é realizá-la regularmente, de preferência uma vez por semana. Assim, é possível evitar o acúmulo de lixo e remover eventuais sujeiras que possam provocar manchas ou comprometer a qualidade do material.

Mas como fazer a limpeza da mochila? Indica-se que siga as orientações do fabricante, o que evitará a possibilidade de dano e garantirá um melhor resultado. Mas, de maneira geral, indica-se o uso de um pano úmido para remoção de sujeiras mais resistentes ou que lave manualmente ou em máquina, se o fabricante liberar.

Caso seu filho já tenha idade suficiente para isso, incentive que ele próprio faça a limpeza. Desse modo, evita-se a sobrecarga de tarefas nos pais, além de estimular o senso de responsabilidade na criança desde cedo.

Onde comprar mochila infantil online

Precisa escolher uma nova mochila para o seu filho? A linha de mochila Cavezzale tem os melhores modelos infantis, todos confeccionados com materiais de qualidade, resistentes e com custo-benefício excelente.

Dê uma olhada em nosso site para ver as opções de mochila infantil com modelos únicos e acabamento impecável que vão fazer a diferença no dia a dia do seu pequeno.

Também temos uma seleção incrível de mochilas para adultos, com alternativas com costura dupla, zíper reforçado, forro resistente, entre outros detalhes. Conheça e aproveite para garantir a sua preferida!

Leia também:

>>> Como escolher a mochila para notebook perfeita?

>>> Mochila para faculdade: como escolher a sua?

POSTS RELACIONADOS

  • imagem de uma mulhere usando calçados de couro

    Calçados de couro legítimo: descubra as vantagens desses produtos!

    leia mais
  • extravio-de-bagagem

    Seguro bagagem: como contratar e o que fazer no caso de extravio da sua mala!

    leia mais
  • Logomania e a Nova Assinatura de Estilo Cavezzale

    leia mais
Open chat
Estamos online!