CATEGORIAS

Pasta ou Mochila Executiva: qual escolher?

Veja aqui dicas que vão te ajudar a escolher o acessório!

| |

Precisa ter itens importantes consigo no trabalho, não importa aonde vá? Então, investir em uma mochila ou pasta executiva faz toda a diferença. Não é para menos, afinal, conseguirá transportar itens com muito mais praticidade e segurança.

Hoje, homens e mulheres têm optado por esses acessórios no dia a dia e existem inúmeras possibilidades, modelos e materiais com que eles são feitos e que tornam a escolha um pouco difícil.

A boa notícia é que há alguns cuidados e dicas que podem ser seguidos e que vão te ajudar a escolher com sabedoria sua mochila, para que ela seja um investimento e não um trambolho inútil nas suas coisas. Confira, a seguir, dicas para acertar na escolha e aquisição!

mochila executiva

O que é uma pasta executiva?

Trata-se de um dos acessórios mais tradicionais do mercado. A pasta executiva é uma excelente opção para quem deseja transportar papéis e documentos, bem como eletrônicos como notebook e tablet, com maior facilidade e segurança.

A pasta executiva costuma ter amplo espaço interno, conseguindo transportar no acessório uma boa quantidade de itens. Em alguns casos, dá para usar o acessório para viagens rápidas de trabalho, como em um bate e volta.

É possível encontrar três variações: a pasta executiva clássica, carteiro (modelo tiracolo) e com rodinhas. Todos os modelos têm em comum o formato regular, são confeccionados com material mais resistente e estão disponíveis em cores sóbrias.

Esses modelos podem ser usados por profissionais que transitam em ambientes mais formais ou informais, portanto, são muito versáteis. Como são acessórios neutros, combinam com diferentes looks de trabalho.

Os modelos mais despojados são as pastas do tipo carteiro, que ao invés da alça única de mão possuem uma na transversal para ser carregada nos ombros. Apesar de ser mais comum em modelos de lona, há a possibilidade de encontrá-las em outros materiais disponíveis, como o couro.

Já a pasta executiva de rodinha vem em um carrinho retrátil de alumínio, que possibilita arrastar o acessório ao invés de transportá-lo na mão ou junto ao corpo. Por isso, viabiliza a movimentação de mais itens com maior facilidade.

Mochila executiva: o que muda?

Na realidade, o espaço disponível para carregar determinados materiais é o que diferencia uma mochila executiva de uma pasta executiva.

De maneira geral, a mochila tem mais espaço disponível, o que permite transportar uma quantidade maior de itens, de acordo com o tamanho do acessório, é claro.

Além disso, a forma de carregamento também sofre modificações, já que as mochilas possuem duas alças para serem colocadas nas costas, apoiadas os ombros. No entanto, também existem modelos de mochila executiva de rodinhas.

Quando se fala em mochila executiva, esqueça os modelos que remetem à escola. Para o ambiente formal de trabalho, existem modelagens em couro e outros materiais que deixam esse acessório muito mais sóbrio, com aparência adulta.

Assim como a pasta executiva, é uma alternativa interessante para transportar itens no dia a dia, tendo um amplo espaço interno, muitas vezes com divisórias que possibilitam uma melhor organização.

Leia também:

>>> Pasta e mochila: combine sem erros

Pasta ou mochila executiva: como fazer a escolha certa?

Está em dúvida entre a pasta ou mochila executiva, sem saber qual escolher? Ao considerar pontos importantes é mais fácil acertar! Veja, a seguir, o que ter em mente ao definir o acessório ideal:

Quantidade de itens que precisa transportar no dia a dia

Em primeiro lugar, é importante entender qual a sua necessidade. Quanto mais itens carregar no dia a dia, maior deve ser o espaço interno do acessório. Além disso, se transportar objetos volumosos, um tipo com mais espaço será melhor do que um pequeno.

De modo geral, as pastas executivas masculinas e femininas são mais indicadas para transportar papéis e documentos, ajudando a protegê-los contra danos. Também são uma boa alternativa para transporte de tablets, pois esse eletrônico ocupa um espaço menor no acessório.

Para quem precisa transportar muitos itens, inclusive notebook, que tende a ser mais volumoso, indica-se o uso de uma mochila. Com ela, conseguirá transportar tudo com maior segurança. 

Local de uso

Outro ponto que pode influenciar na sua escolha é o local de uso. Ele é formal ou informal? Possui dress code rígido ou você pode se vestir de maneira casual?

A pasta executiva costuma ser uma boa opção para ambientes formais e com dress code rígido, ajudando a passar maior seriedade e profissionalismo ao seu visual.

Caso trabalhe em um lugar criativo, despojado e com dress code informal, suas opções aumentam! Você pode tanto escolher uma pasta executiva como uma mochila, seja numa tonalidade sóbria, colorida ou estampada.

Trabalha em um ambiente um pouco mais formal, que permite o uso de mochilas no dia a dia? Então, nossa sugestão é que você aposte em uma mochila de couro, que costuma ser mais sóbria e elegante.

Praticidade de transporte do acessório

Se você faz questão de ter total praticidade no transporte, mantendo suas duas mãos livres, a pasta executiva a tiracolo e a mochila são bons investimentos, possibilitando isso.

A pasta a tiracolo tem uma alça grande, que viabiliza o transporte do acessório na transversal, junto ao corpo. Já a mochila é colocada nos ombros e fica junto as costas, sem precisar segurá-la.

Caso você transporte muitos itens no dia a dia, deixando a pasta ou mochila pesada, é interessante investir em uma versão desses acessórios com rodinha. Desse modo, conseguirá arrastar o item e não carregar o peso junto ao corpo.

Inclusive, mochilas e pastas executivas de rodinhas são boas alternativas para quem viaja a trabalho com frequência, conseguindo transportar itens com maior facilidade.

Cor do acessório

Se você usa o acessório em ambientes formais, a pasta ou mochila executiva de couro em tons mais sóbrios pode ser exatamente o que você precisa. A dica é escolher tons como o preto, terrosos (marrom, caramelo, entre outros) e azul escuro.

Um dos diferenciais das cores sóbrias e neutras é que elas combinam facilmente com qualquer outra tonalidade. Por isso, dá para montar looks harmônicos com maior facilidade ao usar o acessório.

Caso utilize a pasta ou mochila em ambientes informais de trabalho, dá para ousar mais nas cores. Se quiser, há a possibilidade de investir em um modelo estampado. Nesse caso, opte por cores que você mais gosta, para não correr o risco de enjoar do acessório.

Material da pasta ou mochila

Quando você procura por mochila ou pasta executiva, consegue encontrar com facilidade duas opções: a feita com couro e a de material sintético. É aí que surge uma dúvida: qual escolher?

Sempre que possível, escolha o acessório de couro, porque ele possui mais benefícios. O couro legítimo é resistente a danos, o que possibilita que dure por muito tempo, podendo usar o acessório por anos. Além disso, é um material de fácil manutenção.

Já o material sintético costuma ser um pouco menos resistente a danos e possui manutenção um pouco mais complicada. No entanto, também é uma boa alternativa, principalmente se tiver um orçamento menor para comprar o acessório, pois esse tipo de material tem preço mais acessível.

imagem da Mochila de Couro Cavezzale Café 0100915
Foto: Cavezzale

Como cuidar de sua pasta ou mochila executiva?

Outro detalhe importante para que tem um desses acessórios é saber como cuidar dele. Na realidade, não há muitos segredos! Seu primeiro passo deve ser conferir as informações do fabricante sobre manutenção, para realizar os procedimentos indicados e minimizar o risco de danos. De modo geral, os cuidados costumam ser:

  • Limpar o acessório periodicamente, para evitar manchas difíceis de serem removidas. Inclusive, recomenda-se removê-las assim que as identificar, para ter maior chance de sucesso;
  • Renovar o couro com um hidratante ou produto específico para esse fim, caso tenha um acessório confeccionado com esse material;
  • Não colocar objetos em cima da pasta ou mochila, seja no dia a dia ou no armazenamento, para evitar que o acessório se deforme com o passar do tempo;
  • Guardar o item de forma correta, em um local arejado, de preferência em um saco de tecido respirável, como o TNT ou algodão;
  • Não usar qualquer tipo de solvente ou abrasivo para limpar o acessório, pois esses produtos causam danos irreversíveis ao material;
  • Evitar carregar peso demais nos acessórios, porque eles podem se danificar rapidamente, exigindo reparos ou a compra de outra peça.

Pasta e mochila executiva: onde comprar?

Você encontra modelos incríveis de mochila e pasta executiva na Cavezzale, que conta com peças com amplo espaço interno, divisórias e versões confeccionadas com couro ou material sintético.

Nossa seleção possui pastas de mão, tiracolo e com rodinhas, bem como mochilas tradicionais e com rodinhas, todas de qualidade superior por um excelente custo-benefício.

Há alternativas em várias cores e acabamentos, com design clássico ou atual, por isso é mais fácil encontrar uma pasta ou mochila que combine perfeitamente com seu estilo.

Aproveite para conhecer as pastas e mochilas executivas Cavezzale, inclusive para comprar online seu modelo preferido, com praticidade e segurança.

banner bolsa de couro

Leia também:

>>> Mochila para notebook: Qual opção preserva mais o equipamento?

>>> Mochila de couro: como é feita?

POSTS RELACIONADOS

  • A imagem mostra dois tipos de malas de viagem.

    Comprar mala de viagem online: confira como não errar na escolha

    leia mais
  • imagem de uma mulhere usando calçados de couro

    Calçados de couro legítimo: descubra as vantagens desses produtos!

    leia mais
  • pessoa lendo um livro em um local calmo

    Turismo em tempos de pandemia: tudo o que você precisa saber!

    leia mais
Open chat
Estamos online!