Bagagem de mão: qual o peso e as medidas permitidas pelas companhias aéreas?

 Em Malas de Viagem

Está se preparando para ir viajar e surgiu alguma dúvida em relação a sua bagagem de mão? Então temos um conteúdo feito especialmente para você!

Descubra o que é a bagagem de mão, o que levar (e não) levar nela e também qual é o peso e as dimensões permitidas pelas companhias aéreas.

O que é a bagagem de mão?

A bagagem de mão é aquela que você leva com você na cabine de um avião. O item mais comum da bagagem de mão é a mala de bordo, companheira inseparável de muitos viajantes. Porém, também podem fazer parte da denominação bagagem de mão bolsas, sacolas (principalmente as adquiridas nos duty free), pastas para notebook, entre outros itens.

Em resumo, a bagagem de mão engloba todos os itens que não são despachados em um aeroporto e são transportados por você na cabine do avião.

Porém, devemos nos lembrar de que nem tudo pode ser carregado na bagagem de mão. Itens pontiagudos, como facas, e armas de fogo, mesmo réplicas ou brinquedos, não podem ser carregados junto a você.  Em casos de dúvida se um item pode ou não ser levado na bagagem de mão, contate a companhia aérea com a qual você adquiriu sua passagem.

O que levar na bagagem de mão?

Agora que você já sabe que nem todos os itens podem ser carregados na bagagem de mão, confira abaixo quais são os itens que devem ser carregados com você durante suas viagens de avião.

  • Objetos valiosos, como celulares, computadores e máquinas fotográficas;
  • Uma troca de roupa, para o caso de sua mala despachada acabar extraviada;
  • Kit para higiene pessoal durante a viagem;
  • Travesseiro de bordo, isolador acústico e máscara para dormir (se sua viagem for longa o suficiente e você quiser aproveitá-la para dormir);
  • Fones de ouvido e um bom livro.

Com todos esses itens em sua bagagem de bordo, sua viagem será muito mais tranquila e segura!

Peso e dimensões das bagagens de mão

bagagem de mão

A mala de bordo, item essencial da bagagem de mão, tem seu peso e suas dimensões definidas peça Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e pelas companhias aéreas. No caso do peso, a ANAC regula que elas não podem ultrapassar o valor máximo de 10 quilos. Já as dimensões máximas permitidas ficam a critério das companhias aéreas, podendo haver alterações nos limites de uma para outra.

Como é possível existir uma diferença nas medidas permitidas, realizamos abaixo um apanhado geral com essas informações. Para isso, utilizamos as principais companhias que atuam em solo nacional.

Mala de mão Azul

Para a empresa aérea azul, a mala de bordo deve possuir as dimensões de 35 x 25 x 55 centímetros.

Mala de mão Gol

A bagagem de mão da Gol permite uma mala de bordo com as dimensões máximas de 40 x 25 x 55 centímetros.

Mala de mão Avianca

A Avianca permite uma mala de cabine com as dimensões de 35 x 25 x 55 centímetros.

Mala de mão Latam

Já para a companhia aérea Latam, as dimensões da bagagem de bordo devem ser 35 x 25 x55 centímetros.

Quadro comparativo: dimensões mala de bordo e bagagem adicional

Abaixo, você confere um quadro com o tamanho permitido pelas companhias aéreas e se elas permitem uma bagagem de bordo adicional.

 

Você também poderá se interessar por…

>> 5 LUGARES PARA VIAJAR COM MALA DE VIAGEM DE RODINHA

>>  UMA BREVE HISTÓRIA DA MALA DE VIAGEM

>> COMO LIMPAR A MALA DE VIAGEM?

Cavezzale
A Cavezzale atua há mais de 30 anos no mercado brasileiro desenvolvendo itens elegantes, em couro de qualidade e com preço justo. Ao longo destes anos, a base de nosso crescimento foi o profundo respeito que temos com nossos consumidores. Atualmente, nossos principais produtos são bolsas, calçados femininos, acessórios em couro, malas, acessórios de viagem e produtos executivos.
Postagens Recentes

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar