CATEGORIAS

Cadeado TSA: o que é e para que serve?

|

 

Se você viajava frequentemente já deve ter ouvido falar nos cadeados para mala de viagem tipo TSA. Mas, afinal de contas, o que são esses cadeados e para que servem? Há algum benefício em utilizar um cadeado TSA?

A Cavezzale vai esclarecer esse tema tão importante para você. Afinal de contas, fechar sua mala apropriadamente é muito importante, pois está ligado com a segurança de que seus itens estarão bem protegidos, principalmente em ambientes que apresentam uma grande circulação de pessoas, como é o caso dos aeroportos.

cadeado TSA para aeroportos

Mas, antes de descobrir o que são os cadeados TSA precisamos esclarecer algo: o que significa TSA?

 

Transport Security Administration (TSA)

A TSA é uma organização dos Estados Unidos que tem como objetivo fortalecer a segurança nos aeroportos dos Estados Unidos.

O órgão foi estabelecido após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001. Nessa data, quase 3.000 pessoas morreram em uma série de ataques coordenados em Nova York, Pensilvânia e Virginia.

Face ao maior ataque terrorista da história dos estados unidos, a TSA foi criada para evitar que ataques similares ocorressem no futuro, tentando evitar que passageiros embarquem com objetos suspeitos.

 

Cadeados TSA

Uma das prerrogativas da organização é inspecionar o conteúdo das malas quando surge a necessidade. Porém, como sabemos, muitos viajantes sentem a necessidade de trancar a mala de viagem com um cadeado para proteger os itens pessoais.

Nesses casos, a TSA não ignora essas bagagens e apenas abre as que estão sem um cadeado. O que a organização faz é estourar o cadeado das malas.

Mas, é claro, você não precisa levar vários cadeados para trancar sua mala de viagem caso ela seja inspecionada pela TSA. Por essa razão, e para facilitar a vida dos viajantes, foram criados os cadeados TSA.

Cadeado TSA

Esses cadeados apresentam uma combinação numérica de três números e um pequeno espaço para a inserção de uma chave mestra que possibilita a abertura o cadeado sem que ele seja danificado.

Dessa maneira, os agentes da TSA podem abrir os cadeados das malas com a chave mestra e, após realizar a inspeção, voltar a colocar o cadeado no lugar. Assim, caso sua mala seja inspecionada pelo órgão seu cadeado não se tornará inutilizável.

Mais interessante, a única maneira de você saber que sua mala foi inspecionada pela TSA será por meio de uma nota que eles colocam dentro dela afirmando que a bagagem teve seu conteúdo inspecionado.

 

Como funciona a inspeção de mala?

Quando você utiliza cadeados simples na mala, os funcionários do TSA arrombam todos para poder inspecionar a bagagem. Dentro da mala, colocam uma notificação para indicar que o conteúdo foi inspecionado.

O grande problema disso é que sua mala se torna suscetível a roubos durante a viagem, porque não terá mais o cadeado para dificultar a abertura. É justamente aí que o cadeado para malas TSA faz a diferença!

Com uma chave mestra, os funcionários do TSA no aeroporto conseguem abrir a mala sem danificar o cadeado. Depois da inspeção, colocam a notificação no interior da bagagem e fecham normalmente, mantendo o cadeado intacto e em pleno funcionamento.

Dessa forma, a bagagem segue para seu destino totalmente lacrada, protegendo seus pertences corretamente até o local. Por isso, se quiser evitar prejuízos, invista em um cadeado seguro para malas em sua próxima viagem ao exterior, principalmente se for aos Estados Unidos, onde a inspeção é mais frequente.

 

Cadeado TSA: como funciona?

O cadeado TSA pode ser comprado separadamente (o que é uma boa alternativa para mochileiros ou malas mais antigas). Também há malas que já vêm com essa opção de segurança, o que simplifica seu trabalho porque não há necessidade de procurar o acessório para adquiri-lo paralelamente.

No primeiro uso do cadeado, o dono da mala precisa gravar uma senha de três a quatro números, dependendo do modelo. Caso se esqueça da senha, será preciso resetá-la para acessar o conteúdo da bagagem sem arrombar ou danificar o cadeado.

Existem duas formas de resetar: por meio de um código que é uma combinação numérica fornecida pelo fabricante do cadeado ou usando um objeto pontiagudo para pressionar o botão de reset que o acessório possui.

Durante o processo, será preciso criar uma senha nova para abertura da mala. Utilize uma que não seja tão óbvia (por exemplo, evite sua data de aniversário), para dificultar a possibilidade de acesso ao conteúdo da bagagem por terceiros.

Se comprar os cadeados separadamente, é importante ter pelo menos mais de um, porque se tiver problema com esse acessório durante a viagem basta trocá-lo para garantir que a mala esteja sempre fechada, com o conteúdo seguro.

 

Dicas para evitar a inspeção da bagagem

Existem algumas dicas que podem ser colocadas em prática para reduzir a possibilidade de inspeção da bagagem durante suas viagens. Mas, é importante mencionar que ao adotá-las não é possível evitar completamente a abertura da mala, somente se reduz a possibilidade de passar pela inspeção. Veja o que você pode fazer:

 

Evite excessos

Sempre verifique quais são as medidas das malas autorizadas pela companhia aérea, bem como o peso, e evite excessos. Se a bagagem tiver muitos itens, há um grande risco de os agentes do aeroporto não conseguirem visualizar todo o conteúdo pelo raio-x.

Há, ainda, outro detalhe: quanto maior o número de irregularidades, mais elevadas são as chances de sua bagagem passar pela inspeção. Por isso, procure montar uma mala que siga as recomendações da companhia aérea, tanto no conteúdo como nas medidas.

 

Cuidado com os itens que coloca na mala

Existem alguns itens que não podem estar na mala de mão ou na despachada. Se a equipe do aeroporto identificar algo que não poderia estar na bagagem, ela será aberta para remoção desse item.

Para tentar evitar a inspeção, não despache itens eletrônicos, como smartphones, computadores e tablets. Há outro motivo para evitar despachá-los: eles são mais visados por criminosos.

Produtos como perfumes e demais que contenham líquido precisam sempre estar fechados e identificados, para facilitar que o agente do aeroporto reconheça do que se trata. Aerossóis só são liberados na bagagem despachada.

Também não transporte comida ou embrulhe itens, porque eles serão abertos e, dependendo do caso, jogados fora se não atenderem as normas de transporte da companhia aérea.

Outro cuidado essencial é em hipótese alguma viajar com materiais cortantes e perfurantes sem a devida identificação. Itens como canivetes podem ser transportados somente na mala despachada, sem fácil acesso durante o voo.

Se tais objetivos estiverem em sua mala de mão, será preciso abrir a bagagem e jogá-los fora, desperdiçando dinheiro.

 

Guarde papéis e livros corretamente

Itens volumosos, como papéis e livros, costumam dificultar a visualização do conteúdo da mala no raio-x. Por isso, o ideal é guardá-los em somente um canto da bagagem, para reduzir a possibilidade de bloqueio da visão do que está na mala.

 

É seguro viajar sem cadeado TSA?

Você pode viajar sem ter cadeado para mala de viagem TSA, mas essa não é uma alternativa interessante porque possibilita que sua bagagem seja abertura por qualquer pessoa, inclusive funcionários mal-intencionados do aeroporto.

Logo, se quiser transportar suas bagagens em segurança, considere comprar cadeado TSA para suas malas. Trata-se de uma solução com preço acessível e ajuda a evitar prejuízos, de modo a compensar cada centavo gasto.

Um detalhe importante: há quem pense em somente envelopar a bagagem em uma tentativa de protegê-la, mas essa opção não é tão segura quanto o cadeado, já que o plástico do envelopamento pode ser removido com facilidade.

Além disso, o envelopamento não impede que os agentes de segurança do aeroporto façam a inspeção, que é um procedimento padrão. Se sua mala for selecionada, ela terá o envelopamento totalmente retirado para análise do conteúdo.

Logo, a solução mais eficaz de segurança de mala ainda continua sendo o cadeado no padrão TSA, uma vez que mantém a proteção da bagagem durante todo o trajeto.

 

Comprar cadeados TSA

Felizmente para os viajantes, hoje é muito fácil comprar cadeados TSA. Porém, em alguns casos eles acabam sendo dispensáveis, pois a própria mala de viagem já conta com um cadeado no padrão TSA.

Um exemplo disso são as malas de viagem Verona da Cavezzale. O fecho que permite selar as malas e que funcionam como um cadeado já estão no padrão TSA: combinação numérica e espaço para inserção da chave mestra.

Muito prático, não? Por isso, não deixe de acessar o site da Cavezzale e descobrir todos os modelos das malas de viagem Verona. Com certeza você vai encontrar uma que é sua cara e lhe ajudará a carregar com muito mais facilidade todos os seus itens!

Já possui uma mala em bom estado e quer somente comprar cadeado seguro para bagagens? A Cavezalle tem uma seleção com alternativas das melhores marcas do mercado, Samsonite, Luxcel e Polo King, todas de alta qualidade e durabilidade!

Aproveite para conhecer as opções e comprar cadeado para mala TSA para sua próxima viagem, protegendo sua bagagem ao máximo! Na Cavezalle você compra online com preços justos, formas de pagamento facilitadas, segurança e praticidade.

mala de viagem Cavezzale

Você também poderá se interessar por…

>> Dicas para conhecer as cidades mais visitadas do mundo

>> Mala de Bordo: 5 destinos na América do Sul para uma viagem rápida

>> Bagagem de mão: qual o peso e as medidas permitidas pelas companhias aéreas?

POSTS RELACIONADOS

  • europa central

    Europa Central: dicas de viagem

    leia mais
  • viagem dos sonhos

    Como tornar a viagem dos sonhos uma realidade? Dicas práticas

    leia mais
  • Milão

    Milão: locais imperdíveis e informações úteis para viajantes!

    leia mais