CATEGORIAS

Dicas para viajar só com bagagem de mão

| |

Hoje em dia, viajar com muitas malas não é vantajoso para os passageiros. Além de os preços estarem mais altos, as companhias aéreas estão impondo muitas restrições para o tamanho das malas e seu conteúdo.

Por isso, viemos dar umas dicas muito preciosas para viajar apenas levando bagagem de mão, apenas. Assim, você evita gastos ou o risco de ter de deixar algo importante para trás. Continue a leitura e descubra nossas dicas!

A imagem mostra alguém guardando a bagagem de mão no avião.

Tudo que você precisa saber antes de viajar

Se você tem dúvida se mochila é considerada bagagem de mão, nós trazemos a resposta! Não! Isto é, ela é, sim, uma bagagem de mão, mas não se encaixa nos mesmos parâmetros que a mala de bordo.

Outra dúvida muito comum é se bolsa feminina é considerada bagagem de mão. A resposta também é não! Para ser considerada mala de mão, ela deve cumprir requisitos específicos de tamanho e peso.

Afinal, o que é bagagem de mão?

Também é conhecida como mala de bordo, ou seja, a bagagem que você não despacha na hora do check-in e pode levar seus itens pessoais dentro do avião sem pagar nada, independente da passagem que comprou, se classe econômica ou não.

A imagem mostra uma mala de viagem menor, podendo ser usada como bagagem de mão.

A mala de bordo deve ser acomodada no bagageiro superior ou embaixo da poltrona à sua frente, de acordo com a orientação da companhia área pela qual faça a viagem.

Como deve ser a bagagem de mão em voos nacionais?

Em 2019, as companhias aéreas que fazem voos nacionais padronizaram as regras para as malas de mão, facilitando a vida do passageiro.

A regra é a seguinte: você pode levar uma mala de bordo pesando até 10kg. As medidas da mala indicadas pela Latam, Gol e Azul são 35 x 25 x 55 cm. Essas medidas devem incluir alças, bolsos e rodinhas.

Se quiser usar uma bolsa ou mochila como mala de mão, ela precisa ter medidas de 35 x 20 x 45 cm. Caso ainda permaneça em dúvida sobre as medidas e peso da bagagem, recomenda-se verificar o site da companhia aérea para esclarecê-la.

Para as malas de mão, não há uma pesagem ou medição na porta do avião, assim como acontece com malas de rodinhas. A verificação de tamanho e peso normalmente acontece no check-in.

Inclusive, além da bagagem de mão, você pode também levar uma mochila para viagem. Hoje, nos aeroportos, os embarques são realizados primeiro por quem está levando bagagem de mão e/ou mochila. Então, viaje tranquilo!

Imagem Mochila Feminina de Nylon Cavezzale Preto

Bagagem de mão para voos internacionais

As regras de bagagem de mão para voos internacionais são as mesmas que as nacionais para a Azul, Latam e Gol. Caso faça a viagem por uma companhia estrangeira, recomenda-se conferir as medidas máximas de mala de bordo, pois variam de acordo com a empresa.

Restrições de produtos na bagagem de mão

Outro cuidado que se deve ter é quanto aos líquidos na bagagem de mão, já que companhias aéreas fazem restrições de transporte.

De acordo com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), produtos em forma líquida e pastosa, como xampus, condicionadores, cremes e similares podem ser levados na mala de bordo em voos domésticos (nacionais), mas em internacionais o limite é de 100ml por embalagem.

Se ultrapassar o limite de 100 ml e for flagrado no raio-x, terá de jogar o produto fora, tendo prejuízos, principalmente se for algo caro. Para evitar esse tipo de situação, sempre confira e cumpra as regras da companhia aérea.

Um detalhe importante: muitas vezes, um país ou companhia aérea estrangeira pode estabelecer alguma regra específica sobre transporte de líquidos na mala de mão. Antes de fazer sua mala, confira o site das empresas para saber exatamente o que pode transportar e como isso deve ser feito.

Leia Também:

>>>> Itens essenciais para levar na mala de viagem

O que pode levar na bagagem de mão?

Mas, afinal, o que pode levar na bagagem de mão? Recomenda-se que coloque na mala tudo o que tiver valor alto, para minimizar o risco de furtos. É o caso de eletrônicos como câmeras fotográficas, celulares, notebooks, tablets, joias, relógios, entre outros.

Os documentos pessoais e outros importantes também devem ir na mala de mão, para reduzir a chance de perda e de ter complicações caso precise apresentá-los no destino.

Além disso, o passageiro pode levar quaisquer outros itens permitidos pela companhia aérea, como roupas e produtos de higiene pessoal, lanches e outros alimentos industrializados (somente o necessário para consumo durante o voo).

O que NÃO pode levar na mala de bordo?

Existem materiais e produtos específicos que não podem ir na mala de bordo. Se a companhia aérea os identificar no raio-x, terá de abrir sua mala e jogar cada um fora. E quais são esses itens? A seguir, listamos todos:

  • Objetos cortantes ou perfurantes, como tesouras, canivetes, lâminas de barbear, entre outros itens que podem cortar ou perfurar. Se precisar fazer o transporte, sempre coloque tais objetos dentro da bagagem despachada;
  • Líquidos, géis e substâncias pastosas fora das regras de transporte estabelecidas pela companhia aérea para voos internacionais e nacionais.

Uma observação importante: passageiros com necessidades especiais que utilizam cadeira de rodas completamente desmontável podem levá-la como bagagem de mão, sem transporte até o porão.

Como organizar a bagagem de mão

ganhar espaço na mala de viagem

Agora que você já conhece quais são as dimensões bagagem de mão e regras envolvendo o transporte de líquidos e objetos não permitidos, é importante saber como organizar malas para viajar leve, com somente o que precisa.

Mas como organizar a bagagem de mão para levar somente essa mala e não passar aperto precisando de mais itens durante a viagem? Há algumas dicas que você pode seguir para ter sucesso nessa tarefa. A seguir, indicamos quais são:

Considere a temperatura do local de viagem

Para organizar suas malas de viagem, você tem que levar em consideração o clima do local para onde está viajando. Está calor ou frio? Vamos pensar nos dois cenários. Se for para um lugar quente, essa viagem é mais fácil, pois você levará roupas mais leves. Caso seu destino seja a praia, lembre-se de levar:

  • Biquínis (de dois a três, dependendo da quantidade de dias que ficará);
  • Chinelo;
  • Tênis (a dica é viajar calçado com eles);
  • Remédios básicos;
  • Um short/bermuda e uma calça jeans. Também dá para levar um vestido;
  • Blusas ou camisetas variadas (se for ficar muitos dias, considere levar três camisetas, no mínimo, se puder lavar as peças);
  • Acessórios como bonés e óculos de sol, sempre em pouca quantidade;
  • Roupas íntimas para cada dia de viagem (caso fique fora muito tempo, considere levar o suficiente para uma semana e lavar as peças conforme o uso).

E quem vai viajar para um local com temperatura baixa? No caso da viagem no inverno, criamos um texto com dicas para viajar leveAcesse e confira!

Seja sucinto e evite excessos

A tentação de levar muita roupa pode ser grande, mas resista porque a mala de bordo oferece pouco espaço. Portanto, seja sucinto e evite excessos, levando peças somente para a quantidade de dias que for ficar no lugar. Caso sejam muitos, lembre-se que sempre dá para lavar as roupas para reutilizá-las.

Leve roupas que podem ser combinadas entre si

Se levar roupas que combinam entre si conseguirá montar mais looks durante toda a viagem. Uma dica que ajuda é focar em peças lisas e neutras, pois são mais fáceis de combinar com outras, seja no dia a dia ou numa ocasião especial.

Lembre-se: em uma viagem de férias a ideia é eliminar preocupações. Seja simples e aproveite!

Comprar bagagem de mão

Vai viajar e precisa comprar bagagem de mão? Você encontra modelos incríveis e com excelente custo-benefício na Cavezzale! A seleção de malas de bordo possui modelos em ABS, que são rígidos e duráveis, além de alternativas com rodízios, para facilitar o transporte.

Imagem Mala de Bordo Cavezzale em ABS Capri Preto

As malas estão disponíveis em ampla cartela de cores, são confeccionadas com materiais de excelente qualidade, além de serem seguras, com cadeado com segredo acoplado.

Aproveite para conferir e comprar bagagem de mão online com comodidade e segurança, garantindo uma mala de acordo com padrões de companhias aéreas.

Leia Também:

>>>> Quantos quilos é permitido levar na mala de viagem?

>>>> 6 dicas para arrumar a mala antes de viajar!

POSTS RELACIONADOS

  • A imagem mostra dois tipos de malas de viagem.

    Comprar mala de viagem online: confira como não errar na escolha

    leia mais
  • extravio-de-bagagem

    Seguro bagagem: como contratar e o que fazer no caso de extravio da sua mala!

    leia mais
  • pessoas usando máscara

    Como combinar looks com a máscara?

    leia mais
Open chat
Estamos online!