Você já teve que tirar um visto para poder visitar algum país, como, por exemplo, os Estados Unidos?
Se sim, você já acabou passando por um procedimento que os cidadãos de muitos outros países não precisam.
Mas você sabe o que faz com que um os cidadãos de um país precisam ou não de um visto para entrar em outro país? A resposta está diretamente ligada ao poder do passaporte.
Alguns passaportes são mais poderosos do que outros. Mas, afinal de contas, o que deixa um passaporte poderoso? E qual o passaporte que tem a maior força do mundo? Além disso, qual a força do passaporte brasileiro?
A resposta para todas essas perguntas você pode conferir a seguir!
Tabela de Conteúdos
A força de um passaporte está diretamente relacionada ao número de países que os cidadãos de outro país podem aceder sem a necessidade de um visto.
Ao todo, considera-se que o Sistema Internacional é formado por um total de 193 países, que é o número de estados soberanos que são membros da Organização das Nações Unidas (ONU).
A necessidade ou não visto é algo definido unilateralmente por um país. No caso do Brasil, opta-se pela reciprocidade: os países que exigem visto dos brasileiros também precisam que seus cidadãos passem por um procedimento consular para entrar aqui. Os países que liberam a entrada de brasileiros para turismo têm a entrada de seus cidadãos liberada sem a necessidade de visto.
O passaporte mais poderoso do mundo é o de Cingapura, que conquistou essa posição apenas recentemente, em 2018.
Ao todo, o país asiático tem entrada liberada para 127 países. O Visa on Arrival, que significa solicitar a entrada no país apenas quando já esta em seu solo, é pedido por 39 países. Já o número de países que solicitam um visto da Cingapura é de 32.
A seguir, segue uma lista com os 5 passaportes mais poderosos do mundo depois de Cingapura. É interessante notar que em muitos casos há empates entre os países, o que significa que eles apresentam o mesmo número de países que não solicitam um visto prévio de seus cidadãos.
Número de países que podem ser acedidos sem necessidade de visto: 165.
Número de países que podem ser acedidos sem necessidade de visto: 164
Número de países que podem ser acedidos sem necessidade de visto: 163.
Número de países que podem ser acedidos sem a necessidade de visto: 162.
No ranking mundial o Brasil não ocupa uma posição tão ruim. Temos o 11º passaporte mais poderoso do mundo, posição que compartilhamos com o principado europeu de Mônaco, localizado ao sul da França, e com Chile e Argentina.
O passaporte brasileiro:
É importante destacar que as informações aqui apresentadas não são imutáveis. Ao contrário, as relações bilaterais entre os países estão em constante transformação. Por isso, é normal que haja variações na força dos passaportes dos países. Essa força pode tanto aumentar como diminuir, como no caso de quando ocorrem rompimentos diplomáticos entre países.
Se você quiser ver uma lista atualizada da força dos passaportes dos diversos países do mundo recomendamos que acesse o site Passport Index, de onde tiramos as informações que você pôde conferir nesse texto.
Em caso você tenha ficado curioso, os três passaportes mais fracos do mundo são o do Afeganistão (5 países sem necessidade de visto), do Iraque (7 países sem necessidade de visto) e do Paquistão (8 países sem necessidade de visto).
Você também poderá se interessar por…
>> 10 Erros Comuns que você não deve cometer em aeroportos
>> Bagagem de Mão: qual o peso e as medidas permitidas pelas companhias aéreas?