CATEGORIAS

Tênis de couro: conheça as vantagens deste item

Ter uma peça de couro no guarda roupa é imprescindível, porque nunca sai de moda, além de dar um super toque no look. Uma dica de peça super versátil e bonita, são os tênis de couro. E para te mostrar como é realmente uma peça coringa, vou te mostrar algumas das vantagens dela e situações em que você pode usar.                                                                           

Para começar, existem vários modelos de tênis de couro feminino, dos mais variados tipos, mudando cores, enfeites e o formato. É um universo que quando você entrar, não vai mais querer sair nunca mais.  A Cavezzale é referência quando se fala de calçados femininos e dispõe de inúmeros modelos, um mais lindo do que o outro, além de atenderem todas as vantagens desse post.

tenis de couro

Durabilidade do material

O tênis em couro legítimo* tem uma durabilidade muito grande. Só por esse fator já vale cada centavo que você gastou para comprar um tênis de couro. São flexíveis e não estragam com facilidade e o melhor de tudo, são impermeáveis, ou seja, deixam seu pé sequinho mesmo num dia úmido. É um sapato mais caro, mas que vai ficar com você por muito tempo se você cuidar dele da maneira correta.

* Couro legítimo é aquele que vem da pele cortada dos animais, como bezerro de vitela, potro, vaca, cabra, canguru, búfalo, camelo, porco, carneiro, deerskin e os couros exóticos, por exemplo, cobra, crocodilo, lagarto e avestruz. Cada um deles tem uma resistência diferente, isso por conta da idade dos animais, da espessura da pele e da parte do corpo de que é retirado. Segue a utilidade de alguns couros:

  • Bezerro de vitela: usado para confeccionar botar de alta qualidade.
  • Potro: é encontrado nos sapatos femininos e infantis, assim como na bola de vôlei.
  • Vaca: é muito adequado para o uso em botas e calçados fortes, por ser mais grosso.
  • Cabra: é fino e brilhante, o que o torna perfeito para o uso em mocassins e demais sapatos masculinos e femininos extremamente confortáveis.
  • Canguru: tecido macio e leve, o que o torna ideal para a confecção de tênis esportivos.
  • Búfalo: muito utilizado em sapatos casuais.
  • Carneiro: por não ser um couro resistente, é usado para calçados de frio e chinelinhos em que a lã é usada junto.
  • Deerskin: para calçados de alta qualidade, tanto para homens, quanto para mulheres.
  • Couros exóticos: são muito utilizados em sapatos, botas e decorações.

Conforto do tênis

Ser confortável ou não é um fator diferencial na hora de comprar um novo sapato, não é verdade?

Pois bem, os tênis de couro são extremamente macios e confortáveis, evitando que no final do dia suas costas e seus pés estejam doendo por conta do sapato. Seu material maleável garante que ele se adapte ao formato de seu pé, afinal, ninguém gosta quando compra um sapato maravilhoso que machuca o pé, não é mesmo? E antes que você me pergunte, sim, a Cavezzale tem tênis de couro feminino confortável para você.

Arejamento dos pés

Por mais que couro parece um material meio “sufocante”, é um dos que mais permitem que seus pés fiquem ventilados, evitando suor e problemas causados por ele, como fungos e micoses. Além de um look bonito, prezamos também pela saúde de nossos pezinhos, certo?!

Limpeza do tênis

pessoa limpando calçado

Vai me dizer que você ama limpar sapatos? Eu sei que não! Por esse motivo também, os tênis de couro são a melhor opção para você. Por não ser de tecido, se manchar, é só passar um paninho úmido com detergente que sai, diferente dos outros tênis que para limpar, você deve esfregar, além do fato de eles secam muito mais rápido.

Existem produtos específicos para a limpeza de couro, se você tiver medo de danificar seu sapato ao limpar com qualquer produto, você pode optar por estes itens, eles aumentam a durabilidade do sapato e você não corre o risco de estragá-lo. Salvo que são produtos fáceis de serem encontrados. 

Por conta dessas vantagens vale a pena ter um tênis de couro no armário, isso faz com que ele tenha um bom custo benefício, visto que você está investindo num sapato de qualidade que vai durar por bastante tempo. Mas claro que para você ter acesso a todos esses benefícios, o couro deve ser legítimo e não artificial.

Como cuidar do seu tênis de couro

Para que seus sapatos de couro duram o quanto eles devem durar, você precisa ter alguns cuidados:

  • Guardar ele de qualquer jeito no guarda roupa pode danificá-lo e até alterar seu tamanho, então coloque ele ajeitadinho em um lugar arejado para que não acumule fungos.
  • Para que o calçado não amasse, o ideal é guardá-lo em caixas de plástico que tenham pequenos furos para ventilação.
  • Quando for limpar o sapato, não mergulhe ele em água, passe apenas um pano úmido com algum sabão neutro e coloque-o para secar naturalmente na sombra mesmo. Assim como também não se deve colocá-los na máquina de lavar.
  • Não deixe os sapatos de couro no sol, pois isso pode ressecar o couro e ele se tornará quebradiço.
  • Não utilize o mesmo sapato por mais de dois dias, o excesso de suor diminui a durabilidade do couro.
  • É importante manter o couro sempre hidratado. Existem hidratantes específicos para isso.
  • Passar um creme de limpeza e específicos uma vez ao mês ajuda o tênis a continuar com uma boa aparência e brilhosos.
  • Em hipótese alguma utilizar álcool, solventes sintéticos ou quaisquer produtos agressivos para fazer a limpeza.
  • Se o tênis for de camurça ou de nobuck, por serem materiais mais frágeis, o cuidado deverá ser maior. Para tirar manchas dos sapatos desses materiais, aposte em sprays secos próprios para essa função.

Leia também:
>>> Artigos de Couro: como limpar?

Como usar tênis de couro

Se quiser um look mais sério, calça + blazer + tênis de couro fica super estiloso,

Para uma tarde no shopping com as amigas, o tênis de couro caramelo Cavezzale,  é um super trunfo, usando com calça jeans ou até mesmo com um vestido, vai chamar a atenção de todos a sua volta

Realmente é um tênis que vai com tudo, com shorts e camiseta, calça e até mesmo vestido. Além do fato de terem várias cores e modelos que dão para combinar com todas as ocasiões.

Onde usar tênis de couro

Literalmente, esse tênis vai com tudo. Você pode ir usando um tênis de couro para um café, de tarde com suas amigas, assim como pode ir para uma festa também, é só saber combinar o modelo certo, que vai arrasar

Leia também:
>>> Bolsa de couro feminina para um look inspirado em Amy Winehouse

POSTS RELACIONADOS

  • viagem e saúde mental

    Viagem e Saúde Mental: como viajar pode ajudar seu cérebro?

    leia mais
  • Tênis de tecido

    Tênis de tecido: você já conhece essa tendência?

    leia mais
  • 5 destinos turísticos para o dia das crianças que os pequenos vão adorar!

    leia mais
Open chat
Estamos online!