O avanço da vacinação contra covid-19, a redução do número de casos no Brasil e a reabertura de fronteiras de vários países a brasileiros fez com que muitas pessoas sentissem novamente vontade de viajar novamente.
Mas, uma dúvida é comum entre muitos: há como viajar com segurança mesmo com a pandemia? Tenha em mente que não há 100% de segurança de que não se contaminará com covid-19, mas dá para adotar medidas que reduzem significativamente essa possibilidade. Aqui, você confere quais são elas!
Tabela de Conteúdos
Ainda que o cenário da pandemia covid-19 tenha mudado por conta da redução de casos e número de mortes, ainda é preciso tomar cuidados e seguir todos os protocolos contra a doença.
Lembre-se que a vacina contra covid-19 é eficaz, mas não lhe dá um passe livre para parar, por exemplo, de usar máscara ou para aglomerar. Imunizados com esquema vacinal completo ainda podem contrair a doença, na maioria das vezes de maneira branda, e transmiti-la para outras pessoas.
Se decidir viajar, considere que a cidade ou país ao qual você irá pode ter protocolos de segurança contra covid específicos. Antes de fechar o destino, verifique quais são esses protocolos para segui-los fielmente, minimizando complicações e o risco de contrair a doença.
Mas, afinal, como viajar com segurança na pandemia? Há algumas medidas que você pode adotar antes, durante e após a viagem. Descubra quais são elas:
Inicie pesquisando informações sobre seu destino, principalmente no que se refere aos protocolos de segurança contra covid-19. Busque informações sobre restrições e pontos turísticos abertos, para evitar surpresas desagradáveis como a impossibilidade de fazer algo que queria muito.
O ideal é consultar sites oficiais de turismo da região. Se não encontrar informações, consulte o consulado ou embaixada. No entanto, tenha em mente que as regras podem mudar a qualquer momento, portanto, é um risco que se corre ao viajar na pandemia.
O turismo do isolamento é uma alternativa para quem deseja viajar e reduzir muito a possibilidade de contaminação por covid-19.
Trata-se de uma modalidade dedicada a destinos na natureza, com atividades realizadas ao ar livre, num lugar remoto e sem chance de aglomeração. Vale, por exemplo, alugar uma casa numa praia sem muito movimento ou um chalé na serra.
– Leia também:
>>> Viagem de fim de semana? Como montar as malas para viagem
Ao fechar passagens, hotéis e passeios, sempre prefira as empresas que permitem o reagendamento ou cancelamento com reembolso total, sem pagamento de multas.
Esse é um ponto muito importante porque se precisar cancelar tudo de última hora não sairá no prejuízo. Portanto, é uma alternativa com melhor custo-benefício.
Outro detalhe que faz toda a diferença é contratar um seguro que tenha cobertura para covid-19, mesmo que viaje pelo Brasil. Isso lhe dará maior tranquilidade em caso de contaminação e uso de serviço médico, minimizando suas despesas.
Ao viajar, utilize serviços digitais disponibilizados por empresas, como o check-in online. Se possível, evite despachar bagagens e faça sua viagem com malas de bordo.
Assim, você evitará contato com várias pessoas no embarque, minimizando ainda mais a possibilidade de contágio.
O teste PCR negativo não é obrigatório para alguns países (há aqueles que exigem somente o comprovante de vacinação), mas a recomendação é de que faça o exame em até 72 horas antes da partida.
Essa orientação também é válida para quem vai viajar dentro do Brasil. O motivo disso é simples: assim, dá para saber de antemão se está com a doença, conseguindo evitar o contágio de pessoas no destino. É uma alternativa muito mais responsável socialmente.
O uso de máscara é obrigatório em locais fechados e abertos em vários países. Logo, use a sua. Prefira a N95, que oferece uma proteção maior do que outras máscaras, mas se não for possível garanta a cirurgia tradicional ou KN95. A máscara deve cobrir por completo seu nariz e boca.
Em locais com várias pessoas, como no aeroporto, além de usar sua máscara também é fundamental manter um distanciamento mínimo, evitando aglomerações.
O selo Safe Travels, do Conselho Mundial de Viagens e Turismo, indica que o estabelecimento segue protocolos de higienização para evitar contaminações por covid-19. Portanto, dê preferência a eles.
Se quiser fazer passeios, o ideal são os privativos e ao ar livre. Eles normalmente são um pouco mais caros, mas são mais seguros, porque não há aglomeração com pessoas desconhecidas.
Caso queira utilizar algum equipamento de lazer, como o snorkel, evite fazer empréstimos. O ideal é comprar o seu antes da viagem ou no próprio local.
O álcool em gel é um aliado na prevenção da covid-19 e outras doenças. Por isso, tenha-o sempre consigo durante toda a viagem. Caso prefira, utilize lenços descartáveis para higienização de superfícies.
Caso viaje para o exterior, deve-se preencher a Declaração de Saúde do Viajante, no site da Anvisa, e apresentar um teste de PCR negativo, que deve ser feito nas últimas 72 horas antes do embarque.
Agora que você já sabe como viajar com segurança na pandemia, quer aproveitar para comprar malas de bordo para começar a se organizar para seu próximo destino?
A Cavezzale tem uma seleção de malas de bordo de qualidade superior, confeccionadas com materiais de excelência. Há alternativas de malas rígidas que são resistentes a danos e permanecem em bom estado durante um longo período, compensando o investimento.
Quer uma alternativa econômica? Você também encontra mala de bordo de poliéster, um material sintético durável e com custo acessível. Todas as malas possuem medidas padronizadas, seguindo recomendações de tamanho para bagagem de mão
Conheça toda a seleção de malas de bordo da Cavezzale e aproveite para comprar online, com praticidade e segurança, bagagens para suas próximas viagens.
– Leia também:
>>> Turismo em tempos de pandemia: tudo o que você precisa saber!
>>> Como ganhar espaço na mala de viagem?